Problemas na economia
1 pág.

Problemas na economia


DisciplinaEconomia I21.986 materiais183.198 seguidores
Pré-visualização1 página
Problemas na economia: Recursos ilimitados x Necessidades ilimitadas 
Bens econômicos: Em economia, bem é tudo aquilo que tem utilidade material, prática e valor financeiro. Os bens são classificados como:
- Bens de capital: bens que servem para a produção de outros, esp. de consumo, como máquinas, equipamentos, materiais de construção, instalações industriais etc.; bens de produção.
- Bens intermediários: são bens manufaturados ou matérias-primas empregados na produção de outros bens intermediários ou de produtos finais.
- Bens de consumo: os que atendem diretamente à demanda a médio ou longo prazo (p.ex., um automóvel, um eletrodoméstico).
- Bens substitutos: ou sucedâneo é um bem que possa ser consumido em substituição a outro. Por exemplo, margarina e manteiga são em geral consideradas bens substitutos, uma vez que exercem basicamente a mesma função.
- Bens Complementares: são bens que só quando utilizados em conjunto satisfazem a necessidade inerente. Por exemplo, a gasolina e um automóvel, só em conjunto satisfazem a necessidade de deslocação inerente; o hardware e o software de computador, só em conjunto satisfazem a necessidade de computação inerente, etc.