Buscar

QUESTÃO JUDAICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Professor: Jaime Jose Zitkoski
Alunas: Amanda Oliveira, Ana Paula Brum Sena Saldanha, Elisabete Bloss ,Franciele Menger Melo, Maristela Inês Weber Viera, Tania Maria Nunes Sousa E Silva
Faculdade de Educação
 
Edu01050-Filosofia da Educação II: Problemas Filosóficos
*
*
Em 1842 foi obrigado a sair da Alemanha, foi para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de idéias e publicações.
Karl Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895)
KARL MARX (1818-1883 )
VIDA E OBRAS 
Filósofo alemão, nascido em Treves, uma província alemã do Reno. 
De uma família judia convertida ao protestantismo, sua obra teve um grande impacto em sua época e na formação do pensamento social e político contemporâneo
*
*
Em 1848, escreveu, com Engels, "O Manifesto Comunista", obra fundadora do "marxismo", enquanto movimento político e social a favor do proletariado.
Com o malogro das revoluções de 1848, Marx mudou-se para Londres onde se dedicou a um grandioso estudo crítico da economia política.
Marx foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional.
Obras principais : A Ideologia Alemã, A Miséria da Filosofia, Contribuição à Crítica da Economia Política, A Luta de Classes na França, O Capital.
Expulso da França em 1845, foi para Bruxelas onde participou da recém fundada Liga dos Comunistas.Foi expulso da Bélgica.
*
*
A questão judaica, englobando os dois ensaios de Karl Marx, foi publicada em 1844 no primeiro e único dos Anais Franco-Alemães, em resposta aos seguintes artigos de Bruno Bauer dedicados ao tema:
“A questão judaica”, publicado nos Anais Franco-Alemães de 17 a 29 de novembro de 1842, e “Sobre a capacidade de judeus e de cristãos atuais ascenderem à liberdade”, publicado nas Vinte e uma folhas de Georg Herwegh, em maio de 1843.
Marx
Bauer
*
*
	Filósofo idealista alemão, um dos mais conhecidos jovens hegelianos, radical burguês, autor de vários trabalhos sobre a história do período inicial do cristianismo; depois de 1866, nacional-liberal e partidário de Bismarck. Realizou trabalho de valor científico em relação à história do cristianismo primitivo.
*
*
		Bauer argumentou que os judeus somente poderiam atingir a emancipação política se renunciassem a sua consciência religiosa particular, uma vez que a emancipação política requer um estado secular, que ele assume não deixar muito "espaço" para identidades sociais como a religião. De acordo com Bauer, as demandas religiosas são incompatíveis com a idéia de "Direitos do Homem”. A emancipação política verdadeira, para Bauer, requer a abolição da religião.
Ideia principal de Bauer sobre a 
questão judaica.
*
*
“ Ao querer a emancipação do Estado cristão, está a pedir ao Estado cristão que abandone o seu preconceito religioso. Renunciará ele, judeu, ao seu preconceito religioso? Terá então o direito de exigir que outro renegue a sua religião?” 
(BAUER apud MARX, p4)
Segundo Marx, Bauer se limita a transformar as questões sociais em questões teológicas e a exigir a emancipação religiosa como condição prévia da emancipação política.
A Questão Judaica -Karl Marx
A Questão Judaica -Karl Marx
*
*
*
*
 “O Estado pode ser um Estado livre sem que o homem seja um homem livre”. (MARX,p10)
Para Marx, o limite da emancipação política:
O Estado é o intermediário entre o homem e a liberdade humana. O homem confia toda sua liberdade ao Estado, através das leis.
*
*
Tem como decorrência mais importante, no que se refere a suposta emancipação religiosa, a separação entre o público e o privado. 
“Vive na comunidade política, cujo seio é considerado como ser comunitário, e na sociedade civil, onde age como simples indivíduo privado, tratando os outros homens como meio e tornando-se joguete de poderes estranhos” (MARX, p.13)
“O homem se emancipa politicamente da religião, ao bani-la do direito público para o direito privado. A religião torna-se o espírito da sociedade civil.[...] Já não constitui a essência da comunidade, mas a essência da diferenciação. (MARX, p.13)
*
*
Constituição Francesa 1793.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1781.
Constituições Norte Americanas.
IGUALDADE-SEGURANÇA-LIBERDADE E PROPRIEDADE
“Segundo Bauer, o homem ver-se forçado a sacrificar o ‘privilégio da fé’ a fim de adquirir os direitos gerais do homem(os direitos do homem); examinemo-los em sua forma autêntica, na forma que possuem entre aqueles que os descobriram, Os Norte Americanos e os Franceses [...]” (MARX, p.22)
*
*
Homem, membro da sociedade civil, 
é a base e o pressuposto do Estado político.
Crítica aos Estado Burguês e Liberal
*
*
“A Emancipação política é a redução do homem, por um lado, a membro da sociedade civil, indivíduo independente e egoísta, e por outro, a cidadão, moral” (MARX, p.30)
“A emancipação humana só será plena quando o homem real e individual tiver em si o cidadão abstrato[...] quando tiver reconhecido e organizado as suas próprias forças como forças sociais, de maneira a nunca separar de si a força social como força política” (MARX, p.30)
*
*
*
*
“O judaísmo, não é utilizado por Marx como sinônimo de capitalismo, é utilizado como ‘religião da necessidade prática’, ele foi generalizado pela sociedade capitalista, pelo capitalismo, não pelos judeus.” (Arlene Clemesha, 2012 )
“Marx está usando a questão judaica para mostrar uma sociedade doente, e que todos devem se emancipar do 	capitalismo.”(Arlene Clemesha, 2012 )
Capitalismo= Judaísmo. Visão de Marx como anti-semita.
*
*
MARX, Karl. A questão judaica. Disponível em <http://www.lusosofia.net/textos/marx_questao_judaica.pdf > Acesso em 05 de abril de 2013.
CLEMESHA, Arlene. Sobre a questão judaica e Sobre o suicídio. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=qkEorztMlmg> Acesso em 07 de abril de 2013.
A Questão Judaica -Karl Marx

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais