Buscar

resumo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando se ouve a palavra equilíbrio, você imagine algo relacionado com harmonia, estabilidade, assim como uma gangorra que está perfeitamente contrabalanceada. Pois é isso que mesmo, o equilíbrio de mercado também é estarem em harmonia, em estabilidade, quando temos o equilíbrio do mercado, as decisões entre compradores e vendedores ocorrerá quando forem satisfatórios para os dois lados, estando ambos harmoniosos entre si. Desta forma, um dos passos para chegarmos ao equilíbrio do mercado será entendermos a demanda. 
Demanda significa: procura; quantidade de um bem ou de um serviço que o mercado ou um conjunto de consumidores quer comprar, por oposição à oferta. Para irmos ao trabalho ou estudar, precisamos de roupas, calçados e nos alimentar, precisamos também de um meio de transporte que nos auxilie para irmos até o local de destino, precisamos também de equipamentos e materiais para desenvolver nossas atividades, seja ele um trabalho ou um estudo e ao final do dia ou dos afazeres do cotidiano precisamos novamente de um meio de transporte para regressarmos às nossas casas, ah e em nossas casas precisamos de água para tomar um bom banho, dessa forma os seres humanos são insaciáveis, estando sempre necessitando de algo, ou seja, o ser humano é demandante.
Devido a esta demanda, as empresas mobilizam-se para atendê-la, ofertando seus produtos e serviços, ao se mensurar o quanto os agentes econômicos procuram por um determinado bem, obtemos a quantidade demandada desse bem, a qual é determinada, diretamente, pelo preço do bem. Para esta relação que envolve o preço do bem e a sua quantidade demandada, chamamos de lei da demanda.
A relação entre demanda e preço aplica-se à grande maioria dos produtos e serviços existentes no mercado, pois se o preço de um bem aumenta a demanda por este bem tende a diminuir, mas, se o preço deste mesmo bem diminui a demanda por ele aumentará, Isto é bastante perceptível quando, ocorre com um bem do cotidiano onde o preço sobe o consumo reduz, pois este bem tende a ser consumido com maior cautela ou até mesmo substituído. 
Para a variação da quantidade demandada, conforme se altera o preço de uma mercadoria, temos uma escala de demanda, que forma a Curva da Demanda, à medida que o preço se eleva, a quantidade demandada, isto é, a procura pelo produto sofre uma redução na quantidade. Nos casos mais extremos, se um bem fosse oferecido gratuitamente, a quantidade demandada seria de dez, enquanto, ao contrário, quando preço atingisse um valor exorbitante, ninguém estaria interessado em comprar, ou seja, as alterações no preço de uma mercadoria geram deslocamentos ao longo da mesma Curva de Demanda, na pratica esta escala pode sofrer mudanças, caso existam fatores externos que vão influenciar no comportamento do consumidor: como o aumento na renda, ou uma ampliação na área de atuação, atingindo uma população maior, outra variável que pode influenciar é o aumento dos preços dos concorrentes, ações pontuais como campanhas de marketing podem tem reflexo na demanda, desde que influencie de modo positivo o publico alvo, hoje com a tecnologia disseminada e o boom das redes sociais, mensagens eletrônicas divulgando os bens e seus respectivos preços e dandando ao receptor a sensação de satisfação que ele busca no consumo também são ferramentas que estão disponíveis para a ampliação da demanda, por fim podemos incluir também que uma mudança no hábito de consumo da população, ou seja, nas preferências do consumidor poderia trazer um aumento de demanda, por exemplo, uma reportagem mostrando que o consumo de determinado bem pode ser benéfico à saúde ao organismo, em resumo tudo aquilo que eleva a demanda por uma mercadoria, sem que o preço dela tenha sido reduzido, desloca a Curva da Demanda para a direita.
Por outro lado, o mesmo pode ocorrer no sentido contrario, da mesma forma existem fatores que diminuem a demanda sem que, para isso, tenha ocorrido um aumento no seu preço, como por exemplo, redução da população que compra aquele bem, redução na renda causada pelo desemprego, redução do preço de um bem substituto; uma campanha de marketing fracassada, mudança de hábito ou preferência de consumo, ou seja, tudo aquilo que diminui a demanda por uma mercadoria, sem que o preço dela tenha sido ampliado, desloca a Curva da Demanda para a esquerda.
EXCEDENTE DO CONSUMIDOR:Quando estamos dispostos a pagar um valor máximo por um bem e pagamos menos do que esperávamos.
DESLOCAMENTO DA CURVA DE DEMANDA: Indica que, devido à elevação ou retração da demanda de um bem, a curva de demanda moveu se, sem que o preço da mercadoria tenha sido alterado. 
DESLOCAMENTO AO LONGO DA MESMA CURVA DE DEMANDA: indica que um bem sofreu uma elevação ou redução em seu preço, o que fez com que a demanda dele sofresse uma redução/elevação, conforme a variação do preço. 
BENS SUBSTITUTOS: mercadorias diferentes que servem para a mesma finalidade. Exemplos: trufa e chocolate; etanol e gasolina (para automóveis flex); suco e refrigerante (para alguns consumidores); manteiga e margarina etc.
Embora a sociedade tenha um comportamento insaciável, não significa que se pode demandar tudo o que se deseja. Lembre-se de que de existe a escassez; e isto é um impeditivo para que toda a demanda por bens e serviços seja sanada.
OFERTA: o conceito de oferta que abordaremos não se trata da redução do preço de venda de uma mercadoria, e sim, da à intenção de produção de um bem ou serviço, a oferta pode ser influenciada por fatores como: o preço da mercadoria produzida, a tecnologia incrementada, os preços de outras mercadorias que poderiam ser produzidas e os custos de produção. 
CURVA DA OFERTA: tem a sua origem da esquerda para a direita, e de baixo para cima. Ao a parte mais baixa da curva de oferta indica que a um preço baixo, o ofertante não está incentivado a dispor uma quantidade elevada do seu produto ou serviço, pois nesta condição a recompensa pelo trabalho é baixo; quando temos um preço maior e vemos que o ofertante está disposto a ofertar mais estes produtos ou serviços, pois com este preço o esforço do seu trabalho seria mais bem recompensado.
Observamos que os agentes econômicos quando ofertam no mercado: com preço alto, a empresa está interessada em produzir mais, isto é, uma quantidade maior, já com preço baixo, a intenção de produção é menor, ou seja, a produção será mais baixa. 
LEI DA OFERTA: é a essa relação entre o preço e a quantidade ofertada, pois tudo mantido de forma inalterada, na visão da oferta, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada deste bem também aumenta, pois o empresário sente-se mais estimulado a produzir com preços maiores. Por outro lado, se o preço de um bem cai, a quantidade que o empresário estará interessado em oferecer será menor, devido aos preços baixos desestimularem esta produção, ou seja, as alterações provocadas nos preços de venda dos produtos provocam os deslocamentos ao longo da mesma Curva de Oferta, para o mesmo sentido.
Tal como vimos na curva de demanda, a curva da oferta também pode sofrer influência de outros fatores quanto ao seu deslocamento, por exemplo, determinado produto tem seu preço reduzido. , isto tornará o custo mais barato, se o ofertante mantiver o preço de venda de forma, inalterada, ele ficará interessado em produzir mais, deslocando a Curva de Oferta para a direita, já que haverá um aumento da oferta do produto, a um mesmo preço de venda. O contrário também pode acontecer, caso ocorra à elevação do preço de custo, assim, a um mesmo preço de venda, mas com custos maiores, o empresário terá uma intenção de oferecer uma menor quantidade do bem, o que desloca a Curva da Oferta para a esquerda.
EXCEDENTE DO PRODUTOR: ocorre quando há um valor excedente ao mínimo que uma empresa aceitaria receber para produzir um bem ou oferecer um serviço, ou seja, o valor que o cliente apresentou é superior ao valor mínimo aceitaria cobrar para desenvolver um serviços ou adquirir um bem.

Outros materiais