Buscar

Aula nº 15 Transtornos da Memória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula nº 15 Transtornos da Memória
Não existe uma única memória. Memórias simples e complexas. Memórias visuais, auditivas, cinestésicas, olfativas, emocionais, etc 
Cada memória para uma das funções corticais.
Mito:usamos apenas uma porção da nossa capacidade cerebral. Não e´verdade.
Para o bom funcionamento da memória é importante que esqueçamos algumas informações. Mito: o mede determos que esquecer as coisas.
Segundo Izquierdo(2002): Memória é um evento divisível em três fases: a) aquisição b)consolidação e c) evocação das informações. Só fica gravado o que foi aprendido.
Memória relacionada com outros processos mentais: 1)memória e aprendizagem; 2)memória e atenção; 3) memória e motivação 4)memória e ansiedade.
Quanto à duração dois grandes grupos: memórias de curta duração e as de longa duração.Estas são importantes para o aprendizado. As de curta duração são importantes para o aprendizado da linguagem oral e escrita.
	Transtornos da memória e aprendizagem 
 Transtorno da aquisição - transtorno da consolidação - transtorno da evocação das memórias.
Amnésia corresponde à ausência total de memória. Traumatismos craniencefálicos. 
Amnésia global transitória Distúrbios da memória poderiam ser dismnésias não há perda total, apenas um distúrbio
Transtorno da memória de aquisição podem decorrer de várias causas. Dois grandes grupos: os transtornos da aquisição das memórias declarativas com forte influência dos eventos sensitivos, e os da aquisição das memórias de procedimentos com maior contingente de eventos motores.
Criança com dificuldade de aprendizado é importante saber se a criança ouve e enxerga 
Transtorno da consolidação da memória de curta duração e de longa duração. Sem esse momento as informações seriam perdidas.
Transtorno de evocação da memória é importante e também interdependente das demais. Houve a aquisição e a fixação das memórias é importante a possibilidade de resgatá-las e reavivá-las sempre que necessário. Isso é importante no processo de aprendizagem na escola. A criança pode ser mal avaliada e interpretada.

Outros materiais