Buscar

Avaliação de Desempenho e Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
 Definição de competência:
Chiavenato diz que na avaliação de desempenho, sua principal finalidade é o reconhecimento do desempenho individual de cada colaborador, tendo em vista melhora-lo para obter os melhores resultados para a organização. 
Rabaglio define como analisar para poder rever processor, podendo assim aperfeiçoar comportamentos e técnicas. Assim será possível achar uma forma diferente de fazer as tarefas com o objetivo de buscar resultados. 
Para Lucena avaliar é verificar formalmente os resultados que foram alcançados fazendo uma comparação com os padrões de desempenho.
 Desempenho, para ela significa a atuação do empregado no seu posto de trabalho, ou seja, as tarefas, atividades e/ou projetos que lhe foram atribuídos, assim como o resultado que se espera dele, conforme os padrões de desempenho. 
Werther e Davis definiram a avaliação de desempenho como uma atividade crítica da administração pessoal, para eles a meta era proporcionar um quadro exato do desempenho do passado e do futuro do empregado.
Tanke explica como um sistema que oferece possibilidades de ver o grau de progresso dos funcionários, tanto no desenvolvimento individual quanto organizacional.
Bergamini define como uma técnica que tem como principal característica os aspectos particulares de determinada empresa, esses aspectos atendem tanto as pessoas que estão envolvidas quanto os requisitos que são básicos dos grupos de cargos.
Boas e Carvalho diz que serve para fazer uma estimativa das qualidades, valores, etc. de uma pessoa, além da forma como contribui para o desenvolvimento da organização. 
Competência Essencial: 
Resumindo da forma mais clara e objetiva, a competência essencial é tudo aquilo que você faz e que mais ninguém faz igual. Esse diferencial é além de muito positivo, muito importante, pois, é ele que te coloca a frente no mercado e diante dos concorrentes, podendo ser uma organização ou um profissional. Ou seja, é um conjunto de habilidades e tecnologias que da o poder para a organização de oferecer um determinado beneficio aos clientes. A competência essencial pode ser identificada quando acaba gerando um valor que é percebido pelo cliente, pois assim haverá uma diferença dos de mais concorrentes. 
Questão B
Para poder resolver esse problema é preciso que seja mudado quase tudo no método utilizado, começando pelo fato dos gerentes fazerem o retrospecto do desempenho passado de cada funcionário, além deles serem vistos como “juiz supremo”.
 É necessário que os gerentes definam juntamente com seus funcionários o desempenho que é esperado, especificando o que compõe a responsabilidade profissional do subordinado, além disso, analisar a qualificação dele, pois só assim ele terá condição básica de realizar o trabalho. 
É de extrema importância que se mude essa postura autocrática dos gerentes, não se pode ter uma avaliação pessoal do funcionário inquestionável, é preciso fazer com que o funcionário se auto avalie, isso é muito importante para se certificar dos requisitos que foram avaliados pelo gerente, havendo então um consenso em ambas às partes.
 
Para que se mantenha segura a continuidade desse processo, é de extrema importância que haja reuniões entre (nesse caso) o gerente e o subordinado, dessa forma será possível analisar o andamento dos trabalhos e quais foram os resultados obtidos até o momento.
 Por ultimo é quando seu desempenho de fato será avaliado, assim podendo ser determinado as necessidades de treinamentos, perspectivas de desenvolvimento e de remuneração. 
 É muito importante que haja um comprometimento de fato com o treinamento, desenvolvimento e a remuneração, quando um desses for o objetivo, pois quando se é prometido algo e não se cumpre, ao invés de motivar irá desmotivar o colaborador.
 Essa de fato é a melhor forma de se avaliar o desempenho do colaborador, orientando, treinando e desenvolvendo.

Outros materiais