Buscar

ESTUDO DIRIGIDO UNIDADES I II E III PPAP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TEÓFILO OTONI – MG marcos.valerio@ufvjm.edu.br PLANEJAEMNTO E PROGRAMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO E APRENDIZAGEM UNIDADES I, II e III Questão 01. Identifique a partir dos enunciados, assinalando com um “x” para: Fluxos, Acumulações e Regras na Produção Social em Saúde. ENUNCIADO REGRAS ACUMULAÇÕES FLUXOS Produção agrícola Capacidade de produção agrícola Peso da associação de criadores de gado Nenhuma propriedade privada bem explorada pode ser desapropriada. Não haverá pagamento da dividia externa sem previa negociação. A distribuição de renda piorou A população cresce 3% a.a. A população é de 40 milhões de habitantes Questão 02. Vitório tem um problema de pesca: Vitório quer pescar trutas e levar para casa 12 peixes para seus convidados. Ele quer impressionar Norma e suas amigas, mas tem pouca experiência e pouca paciência. Seu equipamento de pesca é emprestado de Pedro, que é especialista em pescar peixes de grande tamanho. Vitório nunca pescou trutas, mas tem lido muitos livros sobre o tema e descobriu que elas tendem a se concentrar, no início da madrugada, nas vizinhanças da cascata onde a lagoa deságua no rio. Quando Vitório chega à lagoa, percebe que ali está sendo realizado o Campeonato Nacional de Pesca de Truta entre os 12 melhores pescadores do país. Agora responda às questões a seguir: a) Qual é o triângulo de governo para Vitório? Projeto de Governo Capacidade de Governo Governabilidade b) O objetivo de Vitório está claro ou existem ambiguidades? Caso existam, quais? 
c) É razoável que Vitório alcance seu objetivo? 
d) O que ele pode fazer caso não pesque nenhuma truta? 
e) Discuta a ideia de oportunidade. Como você relaciona a oportunidade com o caso de Vitório? 
f) A capacidade de governo de Vitório é um dado invariável ou pode vir a se modificar? 
g) A governabilidade é um dado invariável para Vitório? 
Questão 03. Governança e governabilidade são constructos que regem a construção e a operação do estado contemporâneo, mas se diferenciam em aspectos fundamentais. Governança e governabilidade estão relacionadas, respectivamente a: 
a) reforma do aparelho de Estado e Reforma do Estado. b) parcerias público-privadas e accountability. c) prestação de contas e empowerment. d) governo físico e governo eletrônico. e) efetividade e eficiência. Questão 04. Assinale a alternativa que apresenta o critério da Gestão Pública que examina a governança e a governabilidade da organização, incluindo os aspectos relativos à transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. 
a) Estratégias e planos. b) Liderança. c) Cidadãos. d) Sociedade. e) Informações e conhecimento. 
x-----------------X _________________________________xxx
x
x
 x
 x
xJESSICA APARECIDA ANDRADE - POLO TURMALINA----- RESPOSTA NO FINAL ----
 
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TEÓFILO OTONI – MG marcos.valerio@ufvjm.edu.br Questão 05. Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais: 
a) a definição dos atores sociais envolvidos na ação; a seleção dos problemas; a definição dos resultados esperados com as ações implementadas. b) a seleção dos problemas; a seleção dos meios políticos, econômicos, cognitivos e organizacionais para enfrentar os problemas; a busca dos resultados como consequência do uso dos meios para enfrentar os problemas. c) a seleção dos objetivos estratégicos; a definição das operações, ações e projetos necessários para realizá–los; a definição dos indicadores de monitoramento e avaliação. d) a definição dos resultados a serem alcançados; a seleção dos indicadores de monitoramento e avaliação; a identificação dos atores responsáveis pelas ações. e) a definição dos cenários prospectivos; a seleção dos objetivos estratégicos; a identificação das alternativas de ação para cada cenário e objetivo. Questão 06. Considere as seguintes definições sobre governança e governabilidade: 
I.Governabilidade refere-se ao poder político em si e consiste na capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. II.Governança pública pode envolver a forma como o Estado se organiza para prestar serviços à sociedade e é instrumental em relação à governabilidade. III.Governabilidade é a capacidade de decidir e de implementar políticas públicas, relacionando-se exclusivamente à competência técnica da máquina administrativa e condições econômicas vigentes. IV.Governança corresponde aos mecanismos de avaliação das políticas públicas vinculada ao correspondente planejamento estratégico. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) II, III e IV. b) I, II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) I e II. Questão 07. Relacione o planejamento financeiro no âmbito governamental aos níveis de planejamento tradicionalmente conhecidos na administração geral. Planejamento financeiro 1. Lei de Diretrizes Orçamentárias. 2. Plano Diretor. 3. Plano Plurianual. 
Níveis de planejamento ( ) Planejamento Estratégico. ( ) Planejamento Operacional. ( ) Planejamento Tático ou Gerencial. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) 1 - 2 - 3 b) 1 - 3 - 2 c) 2 - 3 - 1 
d) 3 - 1 - 2 e) 3 - 2 - 1
 Questão 08. Assinale a opção que cita um importante instrumento de planejamento estratégico, o qual visa orientar os diversos níveis decisórios do poder público na adoção de políticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Este instrumento dispõe de um mecanismo integrado de diagnóstico sobre o meio natural, da socioeconomia e organização jurídico-institucional. a) Zoneamento Agrícola. b) Diagnóstico das áreas suscetíveis aos processos de desertificação. c) Diagnóstico socioeconômico. d) Zoneamento Ecológico-Econômico. 
x-----------X _______3
1
2
Xx_________________________
 
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TEÓFILO OTONI – MG marcos.valerio@ufvjm.edu.br Questão 09. As fases do gerenciamento de projeto — iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento — determinam que atividades devem ser executadas em sequência ou em paralelo, do início ao término do projeto. 
a) Certo b) Errado
 Questão 10. Por visar atender o interesse público, a administração pública tem de alinhar suas ações e resultados às necessidades e expectativas dos cidadãos, mediante a assunção do compromisso de fazer o melhor no cumprimento da sua missão. 
a) Certo b) Errado
Questão 11. A gestão estratégica acompanha e avalia a execução sistemática e continuada do planejamento na administração pública a fim de atingir desígnios predeterminados. 
a) Certo b) Errado 
 Questão 12. O Governo, ao estabelecer, dentro de seus mecanismos de gestão, seus principais objetivos e metas, garante a sua execução de uma forma: a) Aleatória b) Fiscalizada c) Planejada d) Autoritária e) Operacionalizada Questão 13. Sobre a gestão de resultados na Administração pública, é correto afirmar: 
a) O estabelecimento de metas no setor público e no setor privado são semelhantes, na medida em que é orientado pelo cumprimento de procedimentos e normas. b) A legalidade e a impessoalidade são características da administração burocrática e, consequentemente, orientam a elaboração de metas e o seu alcance. c) A contratualização de resultados é um instrumento daadministração burocrática e consiste no estabelecimento de parcerias público-privadas. d) A hierarquia é essencial para o estabelecimento de um contrato de gestão, pois essa característica assegura o próprio cumprimento do contrato. e) O controle por resultados é um instrumento da administração gerencial e pode envolver a contratualização de resultados e contratos de gestão. Questão 14. A estratégia é um fator que influencia na escolha da estrutura organizacional; por exemplo, as estratégias de inovação e crescimento exigem organizações por projeto. 
a) Certo b) Errado Bons estudos. 
x--------x _______x ______ x ____X ________X

Outros materiais