Buscar

GRAMATICA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabemos que a visão interacionista prega o uso do texto como centro das práticas que envolvem o estudo e aprendizado da linguagem. Isso requer uma mudança na visão do professor quanto aos métodos e práticas adotados por ele na sala de aula. Abaixo você tem um trecho de um texto das autoras Hiliana Alves dos Santos e Soraya Pedrosa B. B. da Silveira. Elas abordam a importância da utilizado do texto:
 “Segundo as orientações apresentadas pelos PCN, todo professor, independente da sua área de formação, deve ter o texto como instrumento de trabalho. Este, por sua vez, deveria ocupar lugar de destaque no cotidiano escolar, pois, através do trabalho orientado para leitura, o aluno deveria conseguir apreender conceitos, apresentar informações novas, comparar pontos de vista, argumentar, etc. Dessa forma, o aluno poderá caminhar adiante na conquista de sua autonomia no processo de aprendizado. No entanto, o que se observa é que construir habilidades e competências que envolvam a leitura e a produção textual é papel atribuído apenas e tão somente aos professores de língua, limitando o espaço do texto na escola.”
Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm
Com base nas leituras realizadas acerca do tema interacionismo, e do uso do texto em sala de aula, aborde de que forma a escola, de maneira geral, pode contribuir para a construção de competências e habilidades na produção de textos dos seus alunos?
De acordo com os PCNs e, atualmente, com a Base Nacional Comum Curricular, o ensino da Língua Portuguesa deve dar ênfase ao estudo dos gêneros textuais inseridos em suas esferas de interação. Os professores devem, assim, orientar suas práticas a partir da leitura e da produção de textos que circulem nos campos de atuação aos quais os alunos estão diariamente expostos. Dessa maneira os discentes poderão se apropriar da língua em uso, utilizando-se de textos orais e escritos que sejam adequados à situação comunicativa. As propostas de produção textual devem resgatar situações reais de comunicação, a fim de que seja explicita a importância da língua como meio de interação.
Seu texto será avaliado a partir dos seguintes critérios:
• Sua questão deverá conter no mínimo 5 linhas e no máximo 10 linhas. 
• Análise leva em conta, de forma correta, os conceitos teóricos expostos no conteúdo referencial;
• Análise explora os conceitos teóricos a partir da situação apresentada para estudo;
• A resposta está redigida de forma coesa e coerente, com boa organização de parágrafo;
• A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa.
AVISO IMPORTANTE: “É importante que saiba: sua resposta deve ser original, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base na sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão”.

Outros materiais

Perguntas Recentes