Buscar

Observações para entregar

Prévia do material em texto

Práticas Sociais e Subjetividade – 2018/2
Registro de Observação
Nome: Karen Laís da Silva Gomes RA: C51848-4
Tema do Grupo: Diferenciação, social, cultural e exclusão.
Data: 22/09/2018 Local: Escola de Dança
Horário de Início: 08h30min Horário de Término: 9h30min
Total de horas nesta data: 1hr
Comecei a observação após uma cena onde, uma senhora que aparentava ter seus 50 anos tentava fazer inscrição para aula de dança numa escola bem renomeada na cidade. O que chamou a atenção foi o fato de uma placa estar escrito: “Dança faz bem para todas as almas”, porém o discurso da atendente transmitia não ter turma para acolher a senhora.
A senhora se alterou questionando o porquê não poderia participar com os adultos e a secretária respondia não ter ninguém com a idade dela na fase de iniciante e que ela não conseguiria acompanhar, principalmente porque o grupo estava em processo de preparação para apresentação.
	A briga se estendeu após a senhora tentar convencer de que ela não era iniciante, pois já fazia dança na antiga cidade onde morava e que só queria poder voltar, a secretária mesmo gaguejando, disse que não era só isso que interferiria, mas também seu peso e idade, pois o grupo estava avançado em determinados passos que ela não poderia acompanhar, e finalizou pedindo para ela convidar mais gente com o perfil dela para montar um grupo.
Todos que lá estavam esperando para começar a aula ficaram chocados pela forma que a secretária respondia e negava a participação da senhora no grupo e como também a conduta dela com olhar de desprezo. 
	A senhora pediu para falar com a dona do estabelecimento, mas foi negado e dito que a informação seria a mesma, e depois disso ela desistiu e disse que estava decepcionada com aquela escola de dança, que havia escutado que era muito boa, mas que não era um lugar de tão alto nível como diziam, pois eles não tinham caráter nem dignidade para aceitação das pessoas e assim saiu muito com o rosto triste e zangado.
Práticas Sociais e Subjetividade – 2018/2
Registro de Observação
Nome: Karen Laís da Silva Gomes RA: C51848-4
Tema do Grupo: Diferenciação, social, cultural e exclusão.
Data: 25/09/2018 Local: Biblioteca
Horário de Início: 09h15min Horário de Término: 10h15min
Total de horas nesta data: 1hr
O local de observação se faz numa biblioteca, onde um grupo demostra estar falando sobre trabalhos escolares, definições e distribuição de tarefas para a elaboração do trabalho. Estavam participando na conversa oito jovens, seis do grupo eram meninas e dois meninos aparentemente homossexuais, as meninas pareciam estar bem envolvidas, com relacionamento bem vinculado, outros dois pareciam não fazer parte do grupo, um dos meninos mal expressava sua opinião, logo já era cortado, outro nem insistia em se se pronunciar.
Durante a conversa havia muitos risos, brincadeiras engraçadas, menos com os dois integrantes que permaneciam em silêncio após algumas tentativas de expor suas opiniões. A reunião aconteceu por uma hora sem a interação daqueles dois jovens excluídos.
Houve momentos em que foram feito comentários e perguntaram sobre o que cada um pensava a respeito de determinado assunto, duas das integrantes cortavam e ignoravam quando especificamente chegava o momento dos dois únicos integrantes masculinos. Era bem claro o desconforto destas atitudes pelas outras meninas, mas elas não chegaram a intervir no momento.
Foi encerrada a discussão, os dois levantaram sem dizer nada e saíram de cabeça baixa e conversando um com o outro, demostrando insatisfação e tristeza pelo ocorrido, as meninas começaram questionar as duas meninas pelo comportamento delas, mas negaram estar tratando os meninos com diferença e assim se exaltaram e sairão dizendo que não fazia sentido as meninas chamarem sua atenção. 
Práticas Sociais e Subjetividade – 2018/2
Registro de Observação
Nome: Karen Laís da Silva Gomes RA: C51848-4
Tema do Grupo: Diferenciação, social, cultural e exclusão.
Data: 26/09/2018 Local: Pátio
Horário de Início: 20h30min Horário de Término: 21h30min
Total de horas nesta data: 1hr
O pátio é um local com cinco cantinas, um local para fazer impressões, bem movimentado, barulhento, onde pude ver aproximadamente quinhentos estudantes, em meio a muitas conversas, cantoria, alguns escrevendo, jogando truco, comendo, conversando, em filas e dentro de tantas outras atividades. 
Podem-se observar diversas culturas, grupos, estilos totalmente diferente um do outro, mas um grupo de homossexuais me chamou muito a atenção, onde eles mexiam muito no cabelo, e isso deu a entender que era algo comum entre eles. Tinha mais ou menos dez pessoas nesse grupo, quatro jogavam truco e outros acompanhavam em volta conversando.
Eles riam alto, faziam algumas cenas obscenas, e quando um das duplas ganhava eles escolhiam outros dois para beijar, e os mesmo jogavam contra eles e assim sucessivamente. 
Isso acabava chamando a atenção de todos e demostravam ser este mesmo o objetivo, chamar a atenção com muitos gritos, falatório alto, cenas fortes no meio a tantas outras culturas em sua volta.
Mesmo não querendo prestar atenção, era impossível não ouvir, enquanto eles jogavam, aconteceu um fato como se tivessem empatado, então, os quatro que jogavam, levantaram e começaram a beijar todos os outros que estavam em volta. Isso fez com que o pátio silenciasse por alguns segundos, outros aplaudiram, alguns fizeram cara de enojados, outros saíram de perto, e eles riam muito com tudo isso. 
Encerrei minha observação, prestando atenção em quatro jovens que com toda esta agitação causada pelo comportamento dos homo afetivos, por algum motivo especifico deu a elas também o desejo de começar a se beijar, favorecendo todo o acontecimento.
Práticas Sociais e Subjetividade – 2018/2
Registro de Observação
Nome: Karen Laís da Silva Gomes RA: C51848-4
Tema do Grupo: Diferenciação, social, cultural e exclusão.
Data: 29/09/2018 Local: Quadra de Futebol
Horário de Início: 15h30min Horário de Término: 17h30min
Total de horas nesta data: 2hr
Estava em uma praça movimentada do bairro, onde tem uma quadra de futebol, estive a observar seis meninos, que aparentavam ter seus seis ou sete anos de idade, após uma leve discussão de qual brincadeira escolheriam, decidiram jogar futebol, assim se organizaram e montaram dois times de três cada. Um de cada time ficou no gol e dois estiveram se movimentando na quadra. 
	Estava tudo bem tranquilo, alguns meninos acabaram se debatendo e caindo no chão, deram risada e já voltavam a jogar novamente. Algumas pessoas passaram por lá, observaram por alguns minutos e foram embora. 
Até que dois rapazes de aproximadamente dezoito anos que estavam na praça soltando pipa ao lado da quadra, interviram na brincadeira das crianças e tentaram expulsa-los da quadra, os mesmos estavam soltando pipa na quadra de baixo e após perderem as pipas para outros rapazes da rua, se aproximaram e para provocar os meninos, pegaram a bola e correram pela quadra, onde se deu a entender que o objetivo era atrapalhar o divertimento das crianças. 
 	Aparentemente os rapazes não tinham nenhum vinculo familiar com os meninos que jogavam bola e quando os pais que estavam na frente perceberam o que estava acontecendo, de quatro pais que observavam dois vieram de imediato atrás dos rapazes para pegar a bola, deram algumas voltas pela quadra correndo atrás deles e quando conseguiram pega-los, deram-lhes alguns tapas e socos e pegaram a bola de volta.
	Os rapazes deixaram a bola e correram rapidamente para fugir das agressões e os meninos demonstraram estar commedo daquela situação e o pai de uma das crianças começou a brincar com eles.

Outros materiais