Buscar

atividades 3 - fundamentos de Administração e Operações e Logística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Quando se fala em burocracia, as pessoas já pensam na grande vilã das empresas, entretanto a burocracia é fundamental para a administração de empresas e necessária para organizar as atividades dentro de uma organização. Várias práticas das organizações públicas e privadas contemplam uma herança dos principais preceitos da teoria da burocracia. Por exemplo, a escolha baseada na meritocracia e competência técnica, sem interferências baseadas na pessoalidade.
No setor público, todos os anos são milhares de vagas tanto no âmbito estadual, municipal ou federal. Nesse sentido, observando os principais preceitos da teoria da burocracia e sua aplicação nos dias atuais, aponte os pontos fortes e pontos fracos da sua aplicabilidade nos dias atuais.
Achei muito pertinente o material abaixo e extraí e resumí algumas partes do link abaixo : https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/burocracia-max-weber-e-o-significado-de-burocracia.htm
Sistema Eficiente : A divisão e distribuição de funções, a seleção de pessoal especializado, os regulamentos e a disciplina hierárquica são fatores que fazem da burocracia moderna o modo mais eficiente de administração, tanto na esfera privada quanto na administração pública. O leigo, em geral, costuma criticar o aparelho burocrático, devido à sua rigidez administrativa, inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos. Estes aspectos produzem resultados contrários aos esperados, como, por exemplo, a lentidão dos processos. De fato, a crescente racionalidade do sistema burocrático tende a gerar efeitos negativos, que podem diminuir drasticamente a eficiência de uma organização ou sociedade. Em contrapartida, novos modelos de estruturas burocráticas, alternativos ao modelo weberiano, têm sido experimentados
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas. Para Weber, a burocracia e a burocratização são processos inexoráveis, ou seja, inevitáveis e crescentes, presentes em qualquer tipo de organização, seja ela de natureza pública ou privada. A organização burocrática é condição sine qua non ("sem o qual não pode existir") para o desenvolvimento de uma nação, por ser indispensável ao funcionamento do Estado, gestor dos serviços públicos, e de todas as atividades econômicas particulares. 
ATIVIDADE 3 – OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
SCOR (Supply Chain Operantions Reference) é uma metodologia muito utilizada pelas Organizações para avaliar o seu desempenho na cadeia de suprimentos.  Na avaliação são adotados critérios de desempenho que são: confiabilidade, responsabilidade, agilidade, custo e gestão de ativos.  Estes critérios são essenciais no processo avaliativo pois indicam qual o real desempenho em relação com as outras organizações inseridas em cadeias de suprimento por meio do uso da base de benchmarking.  
Descreva quais são benefícios, vantagens, ações práticas, escopos utilizados na aplicação da ferramenta SCOR
Fiz um pequeno resumo do material disponibilizado no Link https://pt.slideshare.net/Comunidade_Lean_Thinking/o-modelo-scor-73987584, que achei bastante útil e completo, segue abaixo: 
O modelo SCOR identifica os processos necessários na cadeia de fornecimento de forma a garantir o cumprimento dos pedidos dos clientes, tendo por base os seis processos de gestão primários: 
 Plan (planeamento), / Source (fornecimento), Make (execução), Deliver (entrega), Return (devolução) e Enable (facilitador) 
Tendo por base estes processos, o modelo abrange a totalidade da cadeia de fornecimento, desde o fornecedor ao cliente, sejam internos ou externos. Devo referir, que são considerados os diferentes fluxos de materiais, informação, capital e trabalho. Abrangência do SCOR.
Pontes fortes do modelo O Modelo SCOR é a estrutura líder da cadeia de fornecimento do mundo, ligando processos de negócios, métricas de desempenho, práticas e habilidades de pessoas em uma estrutura unificada. O modelo é focado na eficiência e tudo gira em torno da movimentação dos materiais e dos produtos produzidos, seja para frente ou para trás. O ponto-chave é a redução de custos e o ganho da eficiência de seus ativos. Alguns dos pontos fortes do modelo são: Avaliação efetiva de seus processos próprios; Aumenta a velocidade das implementações no sistema; Compara sua performance com outras empresas; Procura especificar a vantagem competitiva; Usa informações de benchmarking e melhores práticas para aperfeiçoar suas atividades; Apoia objetivos de aprendizagem organizacional; Quantifica os benefícios na implementação de mudanças e; Identifica as melhores ferramentas de software para prover suas necessidades específicas. Os Projetos SCOR são frequentemente formulados com as seguintes medidas em mente: Melhorar o valor de mercado do estoque de uma empresa; Aumentar os lucros e margens; Aumento de recursos financeiros através de implementação de investimentos; Redução de custos; Otimização do Sistema Integrado de Gestão – ERP

Outros materiais