Buscar

Prova AV1

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0120_AV1_201201334561 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM      
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	Turma: 9003/BB
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 28/04/2015 20:16:09 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 115496)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve
		
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	 
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	 
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 122717)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO:
		
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	 
	a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 113233)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a única alternativa correta:
		
	 
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 114378)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Zelar, nas Instituições de Saúde Brasileiras, pelo cumprimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, normatizada por legislação especifica, é de responsabilidade, em sua respectiva jurisdição, do(a):
		
	
	COFEN
	
	ABEN
	 
	COREN
	
	Delegacia Regional do Trabalho
	
	Sindicato de Enfermagem
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 186455)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem.Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida. Sobre o Segredo Profissional assinale a opção correta.
		
	
	O segredo profissional deve ser mantido apenas pelo enfermeiro responsável pela equipe.
	 
	O segredo profissional está regulamentado no Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos que não estão previstos na Lei
	
	O segredo profissional deve ser mantido no local de trabalho, podendo ser compartilhado fora da atividade profissional
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos previstos na Lei
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 187935)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os fundamentos do sigilo profissional assentam no fato do enfermeiro de haver informação pertencente a um indivíduo de que os profissionais tomam conhecimento durante o exercício da sua profissão. Um indivíduo tem direito a que todas as informações que lhe pertencem sejam mantidas em segredo, em confidencialidade, assegurando assim os seus interesses. O privilégio do segredo é concedido pela lei, segundo a qual a violação do segredo profissional é considerada um ato punível. No entanto, o sigilo não é sempre um absoluto ético, nem mesmo prevalente em relação a outros bens e direitos fundamentais do Homem. Como profissionais é importante que enfrentemos os complexos dilemas que se colocam na atualidade tanto a nível pessoal, como institucional e social. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, referente ao segredo profissional.
		
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente no segredo profissional.
	 
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Dar, quando presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa família e numa comunidade, para a sua confidencialidade do segredo profissional.
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente , revelando assim, o segredo profissional.
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, não responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, ão assume o dever de: Dar, quando não presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa comunidade ou família e numa instituição hospitalar onde se deve revelar o segredo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 114363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro:
		
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituiçõesconveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS);
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem;
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família;
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 113735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	
	prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
	 
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 114283)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	 
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	 
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 114349)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Enfermeiro é chamado ao COREN para responder processo administrativo por ter se desligado do cargo de chefia do seu serviço e não ter comunicado ao COREN em tempo hábil. Qual é o prazo estabelecido para que o Enfermeiro comunique ao COREN seu afastamento da chefia do serviço.
		
	 
	15 dias
	
	45 dias
	
	75 dias
	 
	30 dias
	
	60 dias

Continue navegando