Buscar

Prova AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0120_AV2_201201334561 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM      
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	Turma: 9003/BB
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2015 19:44:11 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 205914)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Código de Ética do Profissional de Enfermagem (Resolução COFEN n. 311/2007) reúne princípios, direitos, responsabilidades, deveres, proibições epenalidades pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem. Leva em consideração a necessidade e o direito da população de assistência em enfermagem, os interesses do profissional e de sua organização centrados na pessoa, na família e na coletividade. Descreva de forma sucinta, o que é verdadeiro para o desenvolvimento da profissão de enfermagem, em seu exercício ético e legal ?
		
	
Resposta: O desenvolvimento da profissão de enfermagem depende da capacitação das equipes para a realização de um trabalho de excelência. Cabe a cada curso, universidade, e instituições empregatícias, realizarem atividades de atualização e aperfeiçoamento, educação continuada, e cabe também a cada profissional a conscientização de sua responsabilidade para com a vida do paciente, comprometendo - se a se atualizar e prestar os cuidados a comunidade sem faltas de imperícia, imprudência ou negligência.
	
Gabarito: O profissional de enfermagem deve exercer sua profissão com autonomia, respeitando os limites estabelecidos pelos preceitos legais da enfermagem. O profissional de enfermagem deve se responsabilizar por falta cometida em atividades desua profissão, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe. É dever do profissional de enfermagem aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos e culturais, em benefício da pessoa, da família, da coletividade e do desenvolvimento da profissão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 115510)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo a resolução do COFEN-225/2000 no cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, com que ações/praticas é vedado o Profissional de Enfermagem.
		
	
Resposta: É vedado ao profissional de enfermagem realizar a administração de medicamentos sem que este esteja devidamente prescrito e assinado pelo médico responsável, salvo os casos em que há risco de vida ou morte.
	
Gabarito: As ações e/ou praticas podem ser que o Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 614302)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Desde então, passou a designar os preceitos doutrinários relativos às diversas profissões ou situações sociais. Modernamente, fala-se em deontologias particularizadas, conforme o campo profissional que se aplica, especificamente, a um conjunto de normas de conduta. A palavra deontologia foi usada pela primeira vez por:
		
	
	Jeremy Morgam, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1833.
	
	John Benthan, em seu livro Deontology or Science of Studant, em 1834.
	
	Eduartd Benthan, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1837.
	 
	Jeremy Benthan, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1834.
	
	livro Deontology or Science of Studant, em 1834. Sebastian Ruts
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 114357)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O exercício legal de profissionais de enfermagem somente é reconhecido se houver registro no:
		
	
	na Federação Nacional dos Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
	 
	no Conselho Regional de Enfermagem.
	
	na Associação Brasileira de Enfermagem, em âmbito regional.
	
	no Sindicato Nacional dos Trabalhadores.
	
	na Cooperativa Nacional dos Trabalhadores de Enfermagem
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 113771)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tomando por base o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, é correto afirmar que:
		
	
	o enfermeiro não pode ser responsabilizado, durante o seu plantão, por negligência ou imperícia cometida por auxiliar de enfermagem do seu setor;
	
	o enfermeiro deve conter um adulto enfartado que se recusa a ser submetido a um cateterismo cardíaco, desde que o médico tenha prescrito o procedimento e decidido realizá-lo mesmo sem o consentimento do paciente.
	
	o enfermeiro deve desligar o respirador, antecipando a morte de uma paciente em estágio terminal de câncer, visando evitar um sofrimento inútil;
	 
	o enfermeiro deve evitar falta cometida por imperícia, imprudência ou negligência;
	
	o enfermeiro exerce a profissão com relativa autonomia,reconhecendo que deve se subordinar às decisões médicas, conforme legislação recentemente aprovada;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 623683)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pai cruel, ao receber o boletim de seu filho (de 10 anos) e constatar o seu baixo aproveitamento escolar, com o propósito de corrigi-lo, agride a criança com um cabo de vassoura, abusando do exercício do direito de correção, resultando-lhe lesão corporal de natureza leve. A hipótese caracteriza o crime de:
		
	 
	Maus-tratos
	
	Abuso de autoridade
	
	Constrangimento ilegal.
	 
	Lesão corporal de natureza leve.
	
	Tortura
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 114283)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	 
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	 
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 634169)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	
	Exceto por radio, telefone, celular ou meios eletrônicos.
	
	Somente por telefone ou celular
	
	Exceto por Meio eletrônico ou radio.
	 
	Através de radio, telefone, celular ou meios eletrônicos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 186664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Luís, a enfermgem é uma profissão que atua em vários setores do hospital. O mesmo teve dúvidas sobre as especialidades de abragência do profissional enfermeiro e consultou o código de ética dos Profissionais de Enfermagem. Na Resolução 290/2004, que Fixa as Especialidades de Enfermagem,(algumas delas) que São:
		
	
	Especialidades materno-infantil ,assistência de enfermagem a criança e ao adolescente , Cirurgia do joelho e CirurgiaPeriodontal.
	 
	Aeroespacial. Assistência ao Adolescente, Atendimento Pré-Hospitalar, Banco de Leite Humano Cardiovascular, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem, Doenças Infecciosas, Educação em enfermagem, Ética e Bioética e Emergência
	
	Diagnóstico por Imagem, Doenças Infecciosas, Educação em enfermagem, Ética e Bioética , Emergência e Microbiologia
	
	Aeroespacial. Assistência ao Adolescente, Atendimento Pré-Hospitalar, Banco de Leite Humano Cardiovascular, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica e disfunção da articulação temporomandibular.
	
	Especialidades adulto e idoso, saúde do homem ,assistência de enfermagem a criança e ao adolescente , Cirurgia do joelho e Cirurgia da articulação mandibular.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 634177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o consentimento livre esclarecido marque a afirmativa incorreta. .
		
	
	Deve-se ainda destacar os resultados em que a pesquisa foi conduzida e direcionada para a prática da assistência em Enfermagem.
	
	Necessário apresentar a pesquisa a todos os participantes para verificar o interesse na participação.
	
	Eles devem ser informados quanto a seu pleno direito de desistir do estudo
	 
	Não é necessário falar da pesquisa. Importante é somente esclarecer os riscos que os sujeitos poderão sofrer.

Outros materiais