Buscar

atv 3 projeto integrador planejamento estratégico

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A grande vantagem dos números em relação às palavras em termos de comunicação é serem universais. Outro ponto favorável deles é a capacidade de lógica e não deixarem qualquer possiblidade de dúvida. Por isso, os controles de processos se utilizam de indicadores de desempenho com a formatação em números, seguindo padrões de unidade de medida, como m 2 , faturamento/mês, índice de desperdício, % de retenção etc.
 
Com base no exposto e no conteúdo de nosso material de estudo, analise as afirmações a seguir a respeito da importância das unidades de medidas.
 
I.                    São fundamentais para interpretação nas várias unidades de negócio da empresa, quer sejam no país ou fora dele.
II.                 Quando algumas empresas possuem dezenas de indicadores, não é possível aplicar o padrão de unidade de medidas devido ao volume de indicadores não-financeiros.
III.              Quando usamos unidades de medida padrão é possível integrar todas as plataformas de dados (informatizadas) em um único sistema de gestão integrado (ERP).
IV.              O processo de medida inclui sua capacidade de medir ocorrência, tendência e dados em tempo real.
V.                Unidades padrões de medidas facilitam o cruzamento de dados, principalmente quando apresentados em planilhas eletrônicas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! As unidades de medidas não têm limites para sua criação. Elas devem ser capazes de medir qualquer tipo de ação e que dela resulte em indicadores financeiros ou não financeiros.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para ordenar e controlar as ações em um processo sistêmico, Deming desenvolveu o método de PDCA, o qual se baseia na interação e repetição do ciclo até se atingirem os resultados esperados. É um ciclo virtuoso que nunca se esgota. Ele foi criado para a empresa atingir a excelência na qualidade. Quando não existe um prazo definido, o PDCA é uma excelente ferramenta, mas para controles de projetos (planejamentos que possuem prazos definidos), Kaplan e Norton fizeram adaptações nesse ciclo em uma nova sequência: formular, comunicar, planejar e avaliar.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) Formular – Inclui alocar recursos e definir os marcos.
(  ) Comunicar – Educar os participantes e vincular recompensas pelos desempenhos satisfatórios.
(  ) Planejar – Nesse ciclo, procura-se clarear a visão e obter um consenso.
(   ) Avaliar – Dar retorno sobre o realizado.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A adaptação feita por Kaplan e Norton da ferramenta de PDCA contempla as tarefas de formular, comunicar, planejar e avaliar. Estas constituem em um importante instrumento na construção do ciclo de planejamento e no suporte da gestão dele, e cada uma implica algumas características que lhes são próprias com vistas a garantir o pleno funcionamento do BSC.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O único recurso que não se pode recuperar quando perdido é o tempo. Deixar de controlar um plano ou avaliar seu desempenho somente no final é correr o risco de não ter tempo para qualquer ajuste, e com isso todos os meses de preparação e execução (em média dois a cinco anos) estão perdidos. Uma coisa é fato: o que não é possível medir, não é possível gerenciar, e quando não há gestão sobre o planejamento, o plano deixa de fazer sentido para virar um relatório inerte que serviu apenas para consumir recursos na sua elaboração.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) As mudanças de cenários existem e devem ser uma variável a ser considerada no plano.
(  ) Todo planejamento deve ter um plano de contingência.
(  ) Ações postergadas não prejudicam a relação de causa e efeito.
(   ) Os planos, depois de aprovados para a execução, devem considerar certa dose de flexibilidade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A única certeza que temos na execução de um plano são as mudanças. Os tempos são longos, e ficamos sujeitos a diversas variáveis. Portanto, os planos devem ser flexíveis e considerar as possibilidades de erros nas suas programações.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Nenhuma das atividades de uma empresa deveria ficar sem controle e avaliação. Pode ser uma atividade-fim (ligada diretamente ao negócio, como vendas) ou atividade-meio (atividades de suportes, como contabilidade), todas fazem parte do processo de produzir bens e serviços aos clientes direta ou indiretamente. Portanto, níveis baixos de produtividade, qualidade, prazos, etc. interferem no produto final. O planejamento empresarial (projeto e execução) também deve seguir o mesmo princípio sob o risco de não produzir efeito algum.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) Os controles de um planejamento identificam falhas que talvez passassem despercebidas nos processos de gestão.
(  ) Os planos de ação bem planejados não sofrem nenhum desvio ou expõem a empresa a riscos.
(  ) O conceito de BSC está associado a uma ferramenta alinhada com os princípios de controle e avaliação.
(  ) Todas as estratégias têm como foco o lucro, portanto avaliações e controles de itens não financeiros são um desperdício de tempo e dinheiro.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Não é possível fazer o gerenciamento de uma empresa (independentemente do planejamento) sem mecanismos de controle e avaliação constantes. Não se gerencia o que não se mede, por isso o BSC considera as quatro perspectivas (financeira, clientes, RH e processos internos).
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O grande diferencial do BSC ( Balanced Scorecard) sobre os demais modelos de controle é a capacidade de monitorar as quatro áreas mais significativas das empresas, ou melhor, sob a ótica de quatro perspectivas. Além disso, o BSC torna possível gerenciar os indicadores do presente, observar os do passado e proporcionar uma visão das tendências, possibilitando aos gestores tomarem melhores decisões. Não há limites de indicadores para uma empresa; quanto mais refinados os controles, maior será a precisão nas tomadas de decisão.
 
A partir dessa informação e de nossos estudos sobre BSC, associe cada perspectiva a seguir com o respectivo exemplo de indicador.
 
I. Financeira
II. Clientes
III. Processos internos
IV. Crescimento / aprendizagem
 
(  ) Distribuição de dividendos 
(   ) Refugo (%)
(  ) Taxa de retenção
(  ) Rotatividade (%)
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III, II, IV.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Os indicadores financeiros privilegiam a remuneração do capital dos investidores, não obstante medir tudo o que está ligado à formação dos lucros. Uma preocupação dos processos internos é reduzir os desperdícios na produção (refugos); na área comercial, reter clientes é fundamental, assim como é importante reter talentos para a área de RH.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Metas são importantespara impor limites de tempo, e nenhuma ação deve ficar ao prazer do executor, bem como na sua velocidade, já que todas as ações estão amarradas. “É fundamental iniciar pelo estabelecimento de metas de longo prazo. As metas de prazos menores devem ser estabelecidas depois das metas de longo prazo. A lógica de causação é: o longo prazo determina o curto prazo. O curto prazo é uma imposição do que se quer no longo prazo” (COSTA, 2008).
 
COSTA, A. P. P. da. Balanced Scorecard : conceitos e guia de implementação. Rio de Janeiro: Atlas, 2008, p. 41. 
 
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As metas existem para impor limites de tempo, mas não importa se serão medidas de curto, médio ou longo prazo.
	Resposta Correta:
	 
As metas existem para impor limites de tempo, mas não importa se serão medidas de curto, médio ou longo prazo.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A função da meta é justamente gerenciar o tempo, e está ligado diretamente ao objetivo do plano, que poderá exigir ou condicionar o seu alcance a prazos longos (geralmente maiores que cinco anos). Gerenciar tempo é diferente de impor prazos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Balanced Scorecard é seguramente uma ferramenta de gestão. Existe para garantir que a empresa atinja seus objetivos. Isso só é possível pelas mãos dos colaboradores, visto que são eles que executam o plano. Portanto, é natural que não conheçam todo o plano, bem como que participem de todas as fases do projeto e sua execução. Para isso é fundamental ouvi-los.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas referentes às técnicas de colher as informações dos stakeholders nessas fases iniciais do plano.
 
( ) Usar todos os momentos de contato para colher o máximo possível de informações.
( ) Pesquisa de satisfação não é apropriada devido ao tempo de preparação e execução ser muito longo.
(  ) Reuniões de brainstorming são excelentes para produzir ideias criativas e produzir ações inovadoras.
( ) É importante para o planejamento da empresa ouvir também representantes da comunidade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Todos os momentos de encontro com os stakeholders – como funcionários, comunidade etc. – são excelentes oportunidades para colher informações que serão úteis na formatação do plano.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Orientadas pela necessidade de decisões, não necessariamente estratégicas ou ligadas ao negócio, algumas políticas administrativas são fundamentais à gestão, visto que interferem diretamente nos resultados e operações da empresa. Geralmente acontecem no nível intermediário da organização e são ligadas às práticas de gestão. Dentro do campo da política empresarial, devem ficar alinhadas com as diretrizes e recomendações dos níveis superiores para não causar insegurança nas tomadas de decisão.
 
De acordo com esse texto e com o nosso material de estudo, entre as inúmeras práticas administrativas, algumas ficam dentro do alcance da alta direção – até mesmo do conselho de acionistas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo dessa prática administrativa.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
P&D – Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.
	Resposta Correta:
	 
P&D – Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta!  Pesquisa & Desenvolvimento está mais no campo da política de valores (filosofia empresarial). Essa política administrativa geralmente é decidida pelo conselho de acionistas de uma empresa com capital aberto ou por sua diretoria em empresa de capital limitado.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para ser bem-sucedida, não basta a uma empresa ser apenas eficiente e também não basta ser apenas eficaz. Ela deve ser considerada sob o ponto de vista de eficiência e de eficácia simultaneamente. As políticas empresariais tratam de assuntos que focam trazer a organização no ponto de equilíbrio de eficiente e eficaz. Ela é eficiente quando faz tudo certo dentro de normas, regras, leis e diretrizes; e é eficaz quando faz as coisas certas e proporciona resultados. Portanto, não adianta ser eficiente e não gerar resultados.
 
A partir dessa afirmação teórica, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Eficácia de uma empresa refere-se à capacidade de satisfazer a uma necessidade da sociedade por meio de produtos e serviços; já eficiência é ter o reconhecimento da sociedade em relação a produtos ou serviços.
  
PORQUE 
  
II.                 Para a aceitação da sociedade, as políticas empresariais são o guia do comportamento que darão as diretrizes com vistas ao reconhecimento. 
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Quando estudamos a lógica empresarial, percebemos a razão entre esforço e resultado. E o resultado é a satisfação do público-alvo, e sem essa condição que está ligada à simultaneidade de eficiência e eficácia a própria razão de existir da empresa desaparece.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Uma política é um guia genérico para a ação. Ela delimita a ação, mas não especifica o tempo. É uma definição de propósitos comuns de uma empresa e estabelece linhas de orientação e limites para a ação dos indivíduos responsáveis pela implementação dos planos”.
 
OLIVEIRA, D. P. R. de. Planejamento estratégico : conceito, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2015, p. 240.
 
É importante que as empresas estabeleçam suas políticas para nortear os comportamentos e decisões dos colaboradores. É por meio delas que a organização posiciona sua imagem perante a comunidade e público-alvo.
 
Nesse contexto, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(   ) As políticas empresariais constituem instruções que lidam com problemas recorrentes e para os quais não existe uma solução rotineira.
(   ) Uma política estabelece linhas mestras e limites dentro dos quais as decisões deverão ser tomadas.
(   ) Embora suas afirmações sejam genéricas, seu propósito não é o de obter absoluta uniformidade nas ações, mas de guiar pessoas. 
(   ) Políticas não são flexíveis como no mapa estratégico e não permitem intervenções pessoais, caso contrário deixam de ser política.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A função da política é constituir um guia para tomada de decisões em qualquer nível da organização. Faz parte da cultura organizacional e vira prática recorrente, sempre flexível.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes