Buscar

Vacinas Gestante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vacinas da Gestante- SMI
A vacina das gestantes tem três situações: aquelas vacinas que são indicadas pra todas as gestantes, aquelas que só vai indicar em situações de risco (norma do Ministério da Saúde que autoriza fazer), e aquelas que não faz (contra-indicadas).
Hepatite B: faz-se para a gestante que não tem as três doses, não tem reforço de Hepatite B. O esquema vacinal são três doses: 0/1/6 meses. A gestante que não tiver o esquema completo deve-se completar, de preferência após o primeiro trimestre. Aquela que não sabe se tomou ou não, faz o esquema completo. 
dT: uma vacina para erradicação do tétano neonatal. Gestante com esquema incompleto, não recomeça, e sim completa. Reforço do adulto normal é de 10/10 anos e na gestante esse tempo reduz para 5 anos , o intervalo mínimo de segurança é de 30 dias. A mão deve ter no mínimo duas doses para proteger a criança do tétano neonatal (se não der tempo de dar as três na gestação), começou de forma tardia o intervalo que deve ser respeitado é o de 30 dias, tem que colocar uma alerta no cartão da gestante que não deu tempo de tomar as 3 doses. O esquema vacinal normal para a gestante não vacinada: quando for precoce (0/30-60dias/180dias), tardia (0/60dias/60dias).
dTpa: toda e qualquer gestante, mesmo que o cartão esteja em dia, tem que tomar uma dose da dTpa (para proteger a criança da coqueluche), o ideal é que essa gestante tome 20 dias antes do parto para ter tempo de transmitir anticorpos para o bebê. Deve ser tomada acima de 20 semanas. Ideal de 27 a 36 semanas.
Na gestante não vacinada, se chegou precoce pra fazer o pré-natal, faz uma dose de dT, outra de dTpa e a ultima de dT. Quando ela chega muito mais tarde, faz uma dose de dTpa primeiro. 
Influenza: toma em qualquer idade gestacional, uma dose.
Vacinas em situações de risco: (tomada de decisão se toma ou não através do risco-beneficio)
-Anti-rabica
-Antipneumocócica
-Antimeningocócica (surtos de meningite, procura não fazer no primeiro trimestre)
-FAM 
-Hepatite A
-Vírus inativado contra a poliomielite
Vacinas contra-indicadas (toda vacina de vírus atenuado ou bactéria viva devem ser realizadas pelo menos um mês antes da gestação). O melhor seria aguardar 3 meses para engravidar.
São elas: -Sarampo -Rubéola
	 -Caxumba -Varicela -BCG

Outros materiais