Buscar

Lista de exercícios final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema de Drenagem Pluvial e Esgoto
Lista de Exercícios
1a) Dimensionar um canal de terra de seção trapezoidal de máxima eficiência para transportar uma vazão de pico de 10 m3/s.
2a) Se o canal do exercício anterior for revestido com concreto com acabamento, qual será a sua capacidade de suporte? 
3a) Dimensionar um canal de seção composta para transportar durante o período de estiagem uma vazão de 5 m3/s e no período da cheia uma vazão de 20 m3/s para um período de retorno de 10 anos. O canal menor deverá ter um formato triangular e o maior retangular. O canal será revestido com concreto com bom acabamento.
4a) Dimensionar um canal de seção trapezoidal para transportar uma vazão de cheia de 10 m3/s, sabendo-se que seu fundo será revestido com pedras sem revestimento e as faces laterais do canal com gabião.
5a) Em um canal de seção e rugosidade composta, determine as vazões que escoam o referido canal, nos períodos de estiagem e de cheia, sabendo-se que a declividade longitudinal do canal deverá ser 0,03%. O canal menor terá seção trapezoidal, revestido em gabião com talude de 1:1,5; largura de base de 3,0 m e profundidade de 2,0 m. O canal superior também será trapezoidal, revestido com grama com talude de 1:2,0; largura de base de 15,0 m e profundidade de 5,0 m.
 6a) Para o canal do exercício 2, verificar a sobrelevação lateral do nível d´água.
7a) Em um canal retangular com 2,0 m de base e profundidade de 1,0 m, escoa uma vazão de 6,9 m3/s, verificar a sobrelevação, sabendo-se que o canal é revestido com concreto.
8a) Um canal natural que transborda no período da cheia em que a vazão de pico é de 25 m3/s, cuja declividade do trecho que apresenta trajeto sinuoso é 0,005 m/km. O canal será retificado com a finalidade de se evitar o alagamento de suas planícies. Para tal o canal terá uma seção transversal trapezoidal com talude de 1:2,5 e 10 m de base menor e sua declividade imposta deverá ser de 0,03 m/km. Dimensionar a seção do canal retificado e verificar se a velocidade média de escoamento é compatível para o canal de terra. Caso contrário, redimensione o canal usando revestimento de suas paredes em gabião.
9a) Dimensionar uma estrutura em degrau em um canal retangular com de B = 6,0m, Q = 15,0 m3/s , profundidade à montante do degrau = 0,8 m e altura do degrau igual a 1,0m. 
10a) Caracterizar o regime de escoamento em uma estrutura com degraus para um canal retangular de 3 m de largura que transporta uma vazão de 1,5 m3/s, sabendo-se que a altura dos degraus será de 0,6 m e seu comprimento de 1,8 m sendo o desnível do canal onde será construída a estrutura em cascata é de 4 m.

Outros materiais