Buscar

AV Arquitetura de Sistemas Distribuídos (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 02/06/2014 08:24:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201101476162)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um Sistema Distribuído deve ser confiável, e para isso deve atender quatro requisitos: Disponibilidade, Confiabilidade, Segurança e Capacidade de Manutenção. Explique cada um desses requisitos.
		
	
Resposta: Disponibilidade: é a probabilidade de que o sistema esteja disponível (em funcionamento, pronto para ser utilizado) em um dado instante; em outras palavras, um sistema de alta disponibilidade garante que estará disponível na maioria das vezes em que um usuário precisar utilizá-lo. Confiabilidade: é a garantia de que o sistema estará funcionando sem interrupções dentro de um intervalo de tempo. Geralmente é medido pelo tempo médio entre falhas: por exemplo, um sistema que para de funcionar por 1 segundo a cada duas semanas tem confiabilidade muito mais alta do que um sistema que para de funcionar por 1 segundo a cada hora. Segurança: é a garantia de que o sistema será utilizado pelos usuários corretos (autorizados e autenticados), e de que esses usuários realizarão atividades adequadas dentro do sistema. Nessa definição, também está implícita a necessidade de controle e registro de acesso, incluindo a criação de logs de todas as atividades realizadas, proporcionando auditabilidade (interna e externa). Portanto, mesmo se, por acaso, um usuário autorizado e autenticado realizar atividades indevidas (por exemplo, roubo de informações confidenciais), será possível analisar os logs dos servidores do sistema para investigar a situação. Capacidade de Manutenção: refere-se à capacidade de realizar manutenções sem impactar negativamente no uso do sistema. Por exemplo, se houver queda do sistema, pode ser inaceitável que os usuários tenham que esperar 1 hora até que a manutenção seja finalizada e o sistema volte a funcionar. Da mesma forma, o sistema também precisa ser projetado e implementado de forma a facilitar manutenções preventivas e corretivas, ou inclusive a adição de novas funcionalidades.
	
Gabarito: Disponibilidade: Característica que indica quanto tempo o sistema funcionará ininterruptamente sem ser afetado por falhas, manutenção preventiva ou corretiva, etc. Confiabilidade: Característica do sistema que dá maior ou menor certeza de que vai funcionar a contento. Segurança: Garantia de o sistema fazer, de maneira correta e para os usuários corretos, aquilo para o qual foi projetado. Capacidade de Manutenção: Consiste na facilidade com que um sistema que falhou pode ser con-sertado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101400752)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais as principais diferenças entre uma aplicação peer-to-peer (P2P) e outra cliente/servidor?
		
	
Resposta: As aplicações cliente/servidor são formadas essencialmente por duas camadas (dois papéis): Cliente, que utiliza serviços fornecidos por um Servidor; e Servidor, que escuta e responde às solicitações dos Clientes. Os Clientes são processos que enviam requisições a um Servidor, e os Servidores são processos (localizados em um IP e uma porta específicos) que esperam passivamente pela requisição de algum Cliente. Portanto, tipicamente, no cliente/servidor, o processamento mais intenso ocorre no Servidor, enquanto o Cliente não precisa do mesmo poder de processamento. Além disso, o Servidor tipicamente necessita de uma plataforma de hardware com muita capacidade de armazenamento (por exemplo, para armazenar bancos de dados). Nas aplicações P2P, não existe essa distinção clara entre cliente e servidor: os processos são peers (pares), o que significa que cada um exerce tanto a função de cliente quanto a de servidor. No P2P, que geralmente é utilizado para compartilhamento de arquivos, cada peer pode enviar arquivos (servidor) ou receber arquivos (cliente), e, idealmente, procura-se balancear a carga entre os peers em uma rede P2P. Por exemplo, no BitTorrent, cada peer pode enviar chunks (pedaços de um arquivo) ou receber chunks. Portanto, ao contrário do que ocorre no cliente/servidor, o processamento e o armazenamento, em vez de estarem concentrados em um processo servidor, estão distribuídos entre todos os pares, de modo que nenhum par realiza "todo" o processamento ou armazene "todo" o conteúdo. Uma vantagem do P2P sobre o cliente/servidor é que evita gargalos: como cada peer age como cliente e servidor, então, se algum peer cair, a rede P2P inteira provavelmente não parará de funcionar ou perderá desempenho. É por isso que o P2P é adequado para compartilhamento de arquivos: por evitar o uso de servidores de arquivos centralizados, evita gargalos, proporcionando maior disponibilidade que o cliente/servidor. Já no cliente/servidor, se um servidor central falhar, isso provavelmente tornará o sistema indisponível (ou prejudicará o desempenho) até que o servidor em questão seja restaurado. Por outro lado, a falta de centralização que caracteriza o P2P gera a desvantagem de dificultar o controle de conteúdo e de segurança. Em sistemas cliente/servidor, onde os processos servidor detêm o controle sobre o conteúdo armazenado pelos clientes, é possível um controle centralizado de conteúdo e de segurança. Por outro lado, em redes P2P sem a utilização de algum servidor central, esse tipo de controle é impossível: assim, o cuidado com o conteúdo e com a segurança fica a cargo dos usuários.
	
Gabarito: Na comunicação P2P, in¬divíduos que constituem um grupo livre podem se comunicar com outros participantes do grupo. Em princípio, toda pessoa pode se comunicar com uma ou mais pessoas; não existe qualquer divisão estrita entre clientes e servidores. Diversos sistemas P2P não possuem qualquer informação centralizada, mas ao contrário, mantém suas informações locais e compartilha uma lista dos peers vizinhos que fazem parte do sistema.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101342964)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a SOA e Web services, assinale a opção correta.
		
	
	Conceitualmente, os scripts de serviços consideram que um provedor de serviço o oferece pela definição de seus dados e pela implementação de sua funcionalidade.
	
	São padrões de Web services o SOAP, o WSDL e o UDDI, todos baseados em HTTP.
	 
	A interface de Web service define os dados disponíveis e como eles podem ser acessados de modo a que o fornecimento de serviços seja independente da aplicação que o utiliza.
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	Os serviços podem ser oferecidos por qualquer cliente de serviços dentro ou fora de determinada organização e tornam públicas as informações sobre o serviço para que usuários autorizados possam utilizá-la.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101418009)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as seguintes afirmações:
I. Um sistema distribuído pode ser classificado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possui memória compartilhada, mas que é visto por seus usuários como um recurso único no qual a comunicação se dá através de um barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente acoplados, isto é, um cluster.
II. A computação em cluster envolve dois ou mais computadores servindo a um sistema como um único recurso. Os computadores que compõem um cluster, denominados nó, devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede.
III. A rede que compõe um cluster deve ser criada de uma forma que permita a interconexão de um número fixo de computadores ou nós. A retirada de um nó interrompe o funcionamento do cluster, até que o nó seja substituído. A principal vantagem do cluster é que qualquer sistema operacional pode ser usado como, por exemplo, Windows, Linux, ou BSD simultaneamente no mesmo cluster. Com isso, as particularidades de um sistema operacional serão compartilhadas entre os demais sistemas operacionais participantes do cluster.
Indique a opção que contém  as afirmativas CORRETAS:I, II e III.
	 
	I e II, apenas.
	
	II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101297057)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A arquitetura de sistemas distribuídos possui um apelo voltado também a TI Verde. Todos os aspectos abaixo estão ligados a este conceito, EXCETO:
		
	
	Diminuição dos resíduos gerados desde a produção até a utilização dos sistemas distribuídos.
	
	Otimização de utilização de recursos
	 
	Redução do uso da Internet
	
	Diminuição do consumo de energia
	
	Climatização do ambiente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101342919)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Desenvolvido pela Sun Microsystems, o Network Information Service - NIS é um serviço para distribuição de informações por uma rede, com as seguintes características: 
I. a informação administrativa que é armazenada no servidor não precisa ser duplicada, tornando possível medir a consistência dos dados, além de aumentar a flexibilidade para os usuários. 
II. fornecer aos usuários um ambiente transparente, facilitando a administração do ambiente, pelo fato de manter uma base de dados centralizada na rede, diminuindo as inconsistências e tornando a manutenção mais fácil. 
III. manter dados importantes, como informações de todas as contas de usuários na rede sincronizadas em todas as máquinas, pois isto permite ao usuário mover-se de um computador para outro sem o inconveniente de ter que se lembrar de diferentes senhas, ou copiar dados de uma máquina para outra. 
O funcionamento do NIS se baseia em um componente, composto fundamentalmente do servidor, que armazena as informações do cliente e que acessa o servidor, além de várias ferramentas administrativas. 
Esse componente é denominado:
		
	 
	Remote Procedure Call - RPC.
	
	Administration Procedure Call - APC.
	
	Manager Procedure Call - MPC.
	
	Network Procedure Call - NPC.
	
	Secure Procedure Call - SPC.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101492155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual das opções abaixo indica o significado de coerência de memórias cache em sistemas multiprocessados?
		
	
	Caches em processadores diferentes nunca compartilham a mesma linha de cache.
	
	Caches em processadores diferentes sempre lêem os mesmos dados ao mesmo tempo.
	
	Caches em processadores diferentes podem possuir dados diferentes associados à mesma linha de cache.
	 
	Caches em processadores diferentes sempre contêm o mesmo dado válido para a mesma linha de cache.
	
	Caches em processadores diferentes nunca interagem entre si.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101342874)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um serviço de voz digitalizada é do tipo "orientado a conexões", denominado serviço de
		
	 
	solicitação/resposta.
	
	fluxo de mensagens confiável.
	
	fluxo de bytes confiável.
	 
	conexão não-confiável.
	
	datagrama não-confiável.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101297046)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um importante processo para que um sistema distribuído tenha sucesso em sua implementação é o tratamento / resolução de falhas. Assinale abaixo qual conceito NÃO está relacionado ao processo.
		
	
	RAID
	
	Fonte, processador, memória redundante
	
	Replicação de componentes.
	 
	Rede de alta velocidade
	
	Mascaramento de falhas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101297054)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas afirmativas abaixo temos características dos sistemas fortemente acoplados. Assinale a característica que NÃO pertence a este tipo de sistema.
		
	
	A troca de mensagens entre os processadores acontece através da troca de ponteiros de memória.
	
	Memória global e única.
	
	Memória distribuída com endereçamento único
	
	Os diversos processadores acessam o conteúdo de variáveis na memória
	 
	Comunicação entre processos exclusivamente através de troca de mensagens.

Outros materiais