Buscar

Ativ_2_Adm Materiais e Logistica

Prévia do material em texto

1ª QUESTÃO
	A logística possui três dimensões: o fluxo de suprimentos distribuição transformação etc.; a dimensão de atividades, que é o processo de gerenciamento logístico; e por fim, a dimensão de domínio, que perpassa pela tomada de decisão acerca dos processos logísticos. Assim, essas dimensões podem ser avaliadas na logística com base em três fatores. Que fatores são esses?
Leia as alternativas e assinale a correta.
	ALTERNATIVAS pág.91
		
	Disponibilidade, custos e estoques.
	
	Modais de transportes, custos e confiabilidade
	
	Disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade.
	
	Desempenho estratégico, Kpis e custo operacional.
	
	Estratégias funcionais, desempenho operacional e confiabilidade.
	2ª QUESTÃO
	É fato que empresas de todo o mundo observaram a necessidade de sair do senso comum ou seja, abandonar o empirismo para potencializar as suas atividades, de forma integrada, no que tange à logística, dentro de uma sistema integralizado, proporcionando muitas vantagens competitivas e ganho de qualidade e eficiência em termos logísticos. Assim, assinale a alternativa que representa uma das razões pelo crescente interesse pela logística no Brasil.
	ALTERNATIVAS pág.81
		
	Para elevar os custos e obter mais qualidade nos processos logísticos.
	
	Mudanças de mercado e canais de distribuição, especialmente para bens de consumo.
	
	Mudanças de hábitos de compras dos consumidores, procurando cada vez mais lojas físicas.
	
	A desconfiança do mundo virtual modificou radicalmente o comércio mundial.
	
	A necessidades de se manter estoques elevados, face ao aumento de poder de compra dos brasileiros.
	3ª QUESTÃO
	Para melhorar o desempenho logístico, é importante utilizar a ferramenta "Kpis" para assegurar que todos os aspectos da cadeia logística sejam de fato eficientes, evitando que haja gargalos que não contribuem para os objetivos desejados na logística. Sobre as fases de implantação dos Kpis, avalie as afirmativas abaixo.
 
I- Definição do Escopo do KPI: no escopo, deverá ser definido o que será monitorado e controlado.
II- Motivação para desenvolver o KPI: responder nesta fase qual é a motivação para monitorar e controlar o indicador de performance. Melhorar os serviços logísticos? Obter custos logísticos competitivos? Reduzir as avarias? Qual é a motivação?
III- Ferramentas de medição do KPI: definir nesta fase como será medido o indicador, quais serão as fontes de informação (relatórios gerenciais, por exemplo) e como será realizado o cálculo do KPI (por exemplo, se for um indicador de custo médio por tonelada de distribuição, o cálculo deveria ser o custo total do período analisado dividido pelo volume total em toneladas transportado no mesmo período).
IV- Meta do KPI: definição da meta a ser alcançada, e aqui vale uma regra muito importante: a meta tem que ser factível, ou seja, ter a possibilidade de ser alcançada, mas tem que ser uma meta desafiadora, ou seja, que não seja alcançada naturalmente pela equipe sem muito esforço.
Está correto o que se afirma em:
​
	ALTERNATIVAS pág. 106
		
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	4ª QUESTÃO
	O sistema logístico busca melhorar o seu desempenho. Todos os negócios devem estabelecer objetivos de melhorias e trabalhar para alcançá-los. Para a logística, agregar valor aos seus produtos e serviços e conseguir alcançar uma situação de baixo custo deve ser o objetivo principal. Neste sentido, tem-se os Kpis e relatórios gerenciais. Sobre os Kpis e relatórios gerenciais, assinale a alternativa correta.
	ALTERNATIVAS pág. 105
		
	Os Kpis medem somente os custos da cadeia logística.
	
	Os Kpis da Logística devem ser desenvolvidos com o fim de influenciar positivamente os resultados corporativos.
	
	Os relatórios gerenciais devem obrigatoriamente ter metas alcançáveis.
	
	Os Kpis contemplam somente um banco de dados com informações e dados.
	
	Os relatórios gerenciais devem obrigatoriamente contemplar metas e objetivos.
	5ª QUESTÃO
	O processo de colaboração entre os parceiros que fazem parte da rede logística tem sido um grande passo para o amadurecimento das empresas em busca de maior competitividade, afinal, empresas de todo o mundo estão preocupadas com seus resultados obtidos. Neste sentido, tem-se a Rede logística, e sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
​
	ALTERNATIVAS pág. 134
		
	No Projeto de Rede, o número, o tamanho e as relações entre instalações utilizadas para executar as operações logísticas afetam diretamente o custo e a capacidade de prestação de serviços aos clientes.
	
	É necessário implantar um sistema colaborativo com os principais concorrentes da empresa.
	
	Compartilhar as informações acerca da quantidade de estoques de produtos acabados, semi acabados e estoques com os fornecedores.
	
	O forte relacionamento entre a empresa e seus clientes permitem estabelecer uma forte rede de relacionamento logístico.
	
	Consiste somente na massiva utilização da tecnologia da informação para dar todo o suporte necessário para aprofundar os relacionamentos na cadeia de abastecimento.
	6ª QUESTÃO
	Por meio da integração da logística, é possível otimizar todo o sistema existente, ou seja, aprofundar os relacionamentos existentes e aumentar a rapidez e confiabilidade no sistema de comunicação, reduzindo gargalos e os custos logísticos. Sobre a logística integrada, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
	ALTERNATIVAS
		
	Contempla um processo de departamentalização e profissionalização da área da logística.
	
	Compartilha as responsabilidades de controle logístico com a área de produção.
	
	Possibilita a integração com outras áreas funcionais da organização, compartilhando informações em tempo real.
	
	Possibilita o aumento do ciclo de produção com pouca flexibilidade.
	
	A logística integrada possibilita a integração somente interna, desconsiderando os parceiros.
	7ª QUESTÃO
	O recebimento é uma das primeiras etapas da Logística, e para que isso ocorra, é necessário combinar ao menos cinco elementos principais: espaço físico, recursos de informática, equipamentos de carga e descarga, pessoas e procedimentos. Após esse procedimento ser realizado, será necessário realizar a estocagem inicial. Sobre a estocagem, avalie as afirmativas abaixo.
I - Estocagem planejada: A estocagem planejada é usada na estocagem periódica dos estoques de ciclo, sujeitos à reposição. A estocagem planejada deve proporcionar estoque suficiente para suprir o sistema logístico.
II - Estocagem Estendida: A estocagem estendida é o termo, um tanto impróprio, que significa estocagem dos volumes que excedem o estoque planejado para a operação normal.
III - Estocagem eventual: Quando ocorre em um período sazonal,  por exemplo, a Páscoa, é necessário estocar produtos eventualmente para atender as necessidades momentâneas de mercado.
Está correto o que se afirma em:
​
	ALTERNATIVAS pág. 100
		
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	8ª QUESTÃO pág. 130
	A logística é responsável por todo o planejamento, operação e controle do fluxo de mercadorias, informação desde o momento que sai do fornecedor até o cliente final. Assim, pode-se considerar a logística como o atendimento das necessidades do clientes, afinal a logística começa a partir do desejo de compra do consumidor. Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta o grande desafio da logística.
	ALTERNATIVAS
		
	Somente diminuir os custos e agregar valor aos produtos.
	
	Entregar produtos, sem que haja a preocupação com os custos logísticos.
	
	Quem busca qualidade não deve se preocupar com custos, assim, custos não fazem parte da preocupação logística.
	
	Entregar serviços logísticos com qualidadee que os clientes tenham interesse.
	
	Aumentar a eficiência dos serviços logísticos, sem que necessariamente o cliente seja uma preocupação.
	9ª QUESTÃO
	Imaginemos a seguinte situação hipotética: É necessário transportar 40 mil barris de suco de laranja da cidade de Maringá-Paraná até o Porto de Paranaguá. Considerando as características do produto e quantidade, qual será o modal mais indicado para realizar tal operação logística?
Assinale a alternativa correta.
	ALTERNATIVAS pág. 97
		
	Rodoviário.
	
	Ferroviário.
	
	Aéreo.
	
	Duto viário.
	
	Marítimo.
	10ª QUESTÃO
	Cada vez mais é comum ouvir a expressão competitividade em função do tempo, isto é, a velocidade de resposta aos desejos dos consumidores, tornando-se um fator decisivo e competitivo entre as organizações. Desta forma, pode-se utilizar a logística reversa como um fator competitivo. Sobre a logística reversa, assinale a alternativa correta.
​
	ALTERNATIVAS pág. 108
		
	O processo de logística reversa proporciona somente uma redução nos custos.
	
	A logística reversa existe para atender à demanda legal.
	
	Os clientes estão cada vez mais exigentes e antenados ao que as empresas estão fazendo com o meio ambiente.
	
	A logística reversa proporciona somente o atendimento das necessidades locais das comunidades em que a empresa está inserida.
	
	O retorno dos materiais recicláveis não devem ser um foco de preocupação dos gestores logísticos.

Outros materiais

Perguntas Recentes