Buscar

Ativ_3_Adm Materiais e Logistica

Prévia do material em texto

1ª QUESTÃO
	Os números comprovam aquilo que muitas pessoas, inclusive, os empreendedores digitais já sabem, as vendas pela internet crescem a cada ano. Isso se deve a inúmeros fatores, como o crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet, o que se deu, em grande parte, pelo aumento nas vendas de smartphones nos últimos anos. Em função disto, a logística possui muitos desafios neste novo cenário tecnológico, os quais destacam-se:
 
I - Menor e confiável tempo de entrega.
II - Pontualidade nas entregas.
III - Mínimas avarias.
IV - Menor flexibilidade.
V - Exclusividade para entregas internacionais.
 
Neste contexto, avalie as afirmativas acima e assinale a alternativa correta: 
​
	ALTERNATIVAS pág 186
		
	I e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	IV e V, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	2ª QUESTÃO
	O objetivo central do CPFR é o de obter, por meio de um planejamento compartilhado, uma maior precisão nas previsões de vendas e nos planos de ressuprimento. Em decorrência, torna-se possível a diminuição dos estoques ao longo da cadeia de suprimentos e a obtenção de altos níveis de serviço, o que por sua vez tende a resultar em um aumento nas vendas
Fonte: <http://www.ilos.com.br/web/cpfr-planejamento-colaborativo-busca-da-reducao-de-custos-e-aumento-do-nivel-de-servico/>. Acesso em: 24 nov. 2017 (adaptado).
Em relação aos passos da execução do processo de planejamento da demanda do CPFR, assinale a alternativa correta que indica a fase na qual devem ser alinhados os objetivos, as táticas e as estratégias que serão implementadas, produtos envolvidos e também questões relacionadas aos parâmetros do modelo:
 
	ALTERNATIVAS pág 182
		
	Fase 1 - Elaboração do Acordo.
	
	Fase 2 - Definição de um plano de negócios conjunto.
	
	Fase 3 - Desenvolvimento das previsões de vendas individuais de cada empresa.
	
	Fase 4 - Identificação de exceções.
	
	Fase 5 - As exceções identificadas são analisadas conjuntamente.
	3ª QUESTÃO
	O S&OP é uma ferramenta adotada por boa parte das empresas de médio e grande porte no Brasil. Essa ferramenta auxilia como um apoio na hora da tomada de decisão. Neste contexto, em qual das fases de implantação do S&OP ocorre sistematicamente as decisões? Assinale a alternativa correta.
 
 
	ALTERNATIVAS pág 145
		
	Execução dos Relatórios das Previsões de Vendas.
	
	Fase do Planejamento da Demanda.
	
	Fase do Planejamento de Capacidades de Produção e Materiais.
	
	Reunião Pré-S&OP.
	
	Reunião do S&OP Executivo.
	4ª QUESTÃO
	O Supply Chain Management (SCM) pode ser entendido como o conceito de integração da empresa com todas as firmas da cadeia de suprimentos. Estão entre os principais objetivos do Supply Chain Management, também denominado como a Gestão da Cadeia de Suprimentos:
 
I – Mínima obsolescência (perda do valor).
II – Aumento da participação de mercado.
III – Aumento da lucratividade.
IV – Redução dos custos.
Analise as afirmações acima propostas e assinale a alternativa correta:
	ALTERNATIVAS pág 171
		
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	5ª QUESTÃO
	O CPFR pode ser definido como um conjunto de normas e procedimentos amparado pelo The Voluntary Interindustry Commerce Standarts (VICS), um comitê fundado em 1986 e formado por representantes de diversas empresas, com o objetivo de aumentar a eficiência das Cadeias de Suprimentos, particularmente no setor de varejo, por meio do estabelecimento de padrões que facilitem os fluxos físicos e de informações.
Fonte: <http://www.ilos.com.br/web/cpfr-planejamento-colaborativo-busca-da-reducao-de-custos-e-aumento-do-nivel-de-servico/>. Acesso em: 24 nov. 2017 (adaptado). 
O CPFR tem como premissas importantes a implantação de atividades de colaboração relacionadas à previsão de vendas, ressuprimentos de materiais e identificação das restrições para a sua correta aplicação, as quais apresentam-se:
 
I - Elaboração conjunta da previsão de vendas (cliente e fornecedor).
II - Planejamento conjunto do ressuprimento (cliente e fornecedor).
III - Identificação das restrições de cada organização (cliente e fornecedor).
 
Nesse contexto, avalie as afirmativas acima propostas e assinale o que for correto: 
	ALTERNATIVAS pág 178
		
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I, II e III.
	6ª QUESTÃO pág 168
	Quando tratamos de Supply Chain Management, é necessário um relacionamento de muita confiança entre os parceiros na cadeia de suprimentos. São considerados como fundamentais o gerenciamento interno e externo da sua cadeia de suprimentos e, nos âmbitos externos da empresa, existe a necessidade de desenvolvimento de relacionamentos e parcerias colaborativas mais profundas:
 
I - Com os Fornecedores de materiais e serviços.
II - Com os Intermediários (atacadistas, distribuidores etc.).
III - Com os Operadores Logísticos.
IV - Com os Clientes (varejistas, indústrias, montadoras etc.).
V - Com o Consumidor.
Neste contexto, avalie as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
 
	ALTERNATIVAS
		
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	IV e V, apenas.
	
	I, II, III e IV, apenas.
	
	I, II, III, IV e V.
	7ª QUESTÃO 
	A integração logística de fato é um dos principais desafios das organizações, por compor um esquema complexo de movimentação e armazenagem, alinhado aos serviços logísticos e custos logísticos. Então, qual seria a maior motivação das empresas em realizar o movimento de integração da sua logística? Assinale a alternativa correta.
	ALTERNATIVAS pág 130
		
	 A maior motivação é atender aos objetivos dos clientes, porém, a integração pouco importa neste processo.
	
	O processo de integração facilitará a aquisição de tecnologia de ponta, a fim de motivar os gestores a buscarem um sistema mais complexo de logística reversa.
	
	A logística reversa é o ponto crucial da logística moderna e o principal motivo da integração vertical e horizontal de uma organização.
	
	Obter resultados que as coloquem em um patamar competitivo, tornando-as em um símbolo das melhores práticas de logística empresarial.
	
	Reduzir os custos logísticos, porém, sem minimizar os gargalos ou desperdícios logísticos.
	8ª QUESTÃO
	A tecnologia da informação vem modificando o cenário competitivo entre empresas há muito tempo, isso tem possibilitado agregar valor aos produtos e serviços, reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços que são prestados. Neste sentido, em relação a gestão da Tecnologia da Informação aplicada ao aumento da performance do gerenciamento da cadeia de suprimentos, leia as alternativas e assinale a correta.
	ALTERNATIVAS pág 177
		
	A gestão da tecnologia da informação melhora o fluxo de materiais e potencializa os relacionamentos na cadeia de suprimentos.
	
	A tecnologia da informação possibilita somente que o cliente possa acompanhar seus pedidos em tempo real.
	
	A tecnologia da informação permite a coleta e a distribuição das informações internamente, apenas.
	
	A tecnologia da informação é muito utilizada somente para a tomada de decisão em nível estratégico.
	
	As decisões compartilhadas por meio de sistemas avançados possibilitam somente a melhoria contínua dos trabalhos dos operários.
	9ª QUESTÃO pág 170
	É fato que o Supply Chain Management, ou gestão da cadeia de suprimentos como ele é mais conhecido, mudou completamente os relacionamentos na cadeia de suprimentos, modificando a forma de administrar o sistema logístico integrado da empresa, ou seja, utilizando de forma massiva a tecnologia da informação. Em relação ao Supply ChainManagement, assinale a alternativa correta.
	ALTERNATIVAS
		
	Existe um enfoque muito importante com relação ao compartilhamento das informações entre os participantes da cadeia de suprimentos.
	
	Uma cadeia de suprimentos pautada no Supply Chain deve ser totalmente estática e voltada apenas para a própria organização.
	
	As empresas que implantarem o Supply Chain devem proporcionar uma cadeia projetada somente para a ampla utilização dos modais de transportes.
	
	Pode-se ver que, em nível estratégico, o planejamento do Supply Chain é realizado em curto prazo.
	
	Uma boa representação do Supply Chain é a relação entre os níveis de planejamento somente no ambiente interno da organização.
	10ª QUESTÃO
	Segundo Ballou (2006), na rede logística, as decisões são pautadas seguindo alguns aspectos, entre eles: o dimensionamento e localização das instalações, o transporte – escolha dos modais e o nível de serviço ao cliente. No momento do planejamento da rede, alguns fatores devem ser avaliados na escolha da localização das unidades e, de acordo com Correa (2010), são os seguintes:
 
I - Proximidade de fontes de suprimento: a escolha de unidades fabris que estejam próximas de fornecedores.
II - Proximidade de fontes de mão de obra: as empresas estudam montar suas unidades em locais que exista um alto grau de profissionais.
III - Proximidades com clientes: algumas empresas optam por estabelecer suas unidades próximas do pontos consumidores.
IV - Considerações referentes ao ambiente físico: é um fator a ser considerado em relação aos serviços ofertados para os colaboradores.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
​
	ALTERNATIVAS pág 150
		
	Estão corretas somente as afirmativas I, II e III.
	
	Estão corretas somente as afirmativas I e II.
	
	Está correta somente a afirmativa I.
	
	Está correta somente a afirmativa IV.
	
	Estão corretas somente as afirmativas III e IV.

Outros materiais