Buscar

AV2 GESTAO DE PROJETO TECNOLOGICO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202392501)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No gerenciamento de projetos, os stakeholders, ou pessoas-chave, são os indivíduos ou organizações envolvidos no programa ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela implantação do programa. Podem exercer influência sobre o projeto e seus resultados. Ao se definir os fluxos de informações entre os envolvidos no projeto, é necessário realizar mapeamento dos stakeholders, ou seja, levantar quais as pessoas interessadas no projeto e/ou afetadas por ele. Cite três exemplos de stakeholders em um projeto de engenharia.
		
	
Resposta: os stakeholders podem ser: Acionistas, empresas que podem patrocinar o projeto e o consumidor final que poderá avaliar o projeto, todos influenciando de uma forma direta ou não o projeto.
	
Gabarito: Resposta típica: : clientes, fornecedores, patrocinadores, acionistas, órgãos governamentais e ambientais e equipe do projeto.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202342774)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você foi designado para um projeto que permitirá que os candidatos a empregos preencham seus formulários e os enviem pelo website da empresa. Além de estar subordinado ao vice presidente de Recursos Humanos, você é o responsável pela seleção dos candidatos para a divisão de tecnologia da informação e pela marcação de entrevistas. O coordenador do projeto solicitou a versão mais recente das modificações efetuadas na página do formulário on line para ele avaliar. Com base na situação exposta pode-ser afirmar que: I. Você trabalha numa estrutura Matricial Fraca; II. Você trabalha numa estrutura organizacional Funcional; III. Você trabalha numa estrutura organizacional por Projetos. Está (ão) corretas as afirmativa (s)
		
	
	III, apenas.
	 
	II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	 
	I, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202731587)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Num projeto existem muitas variáveis importantes e conceitos distintos, uma delas está relacionada a Operações cuja característica também atende a projetos como à indústria, porém de formas diferentes. Segundo sua aplicação em projetos, assinale a verdadeira opção e sua definição.
		
	
	Objetiva produzir os mesmos resultados de forma continuada.
	
	Gerencia a manutenção do produto e são vitais para a continuidade e a sustentação do negócio
	 
	É um conjunto de ações cujo resultado, em um dado período, contribui para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional da organização.
	
	É uma ação muito repetitiva onde o mesmo processo é realizado diversas vezes.
	
	Tudo aquilo que não é rotineiro, tendo ou não fim, desta forma não se caracteriza como um projeto, mas sim como operação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202271740)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em qual tipo de estrutura organizacional o gerente de projetos tem mais alto nível de autoridade?
		
	
	Matriz forte
	
	Composta
	
	Matriz Fraca
	 
	Projetizada
	
	Funcional
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202736461)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Supondo que você está analisando uma área de conhecimento do projeto denominada "Comunicação", justifique porque um método de comunicação eficiente utilizado com a sua equipe de projetos esteja sempre com as informações necessárias, no momento correto, para que não ocorram problemas nos deliverables do projeto?
		
	
Resposta: a comunicação falha em uma estrutura de projetos pode evidenciar uma fraqueza quanto a consolidação da equipe incluída nesse projeto, possibilitando assim falhas e diferenças entreo escopo e o produto entre outros problemas. já quando uma comunicação é eficiente, há retorno positivo quanto as atividades desenvolvidas e não há desentendimento ou dúvidas quanto a quem faz o que, como, onde e os feedbacks também são bem feitos e produzem resultado positivo.
	
Gabarito: Os métodos de comunicação bem aplicados colaboram na formação de equipes mais produtivas e eficientes, na redução de conflitos e na criação de um ambiente harmônico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202339559)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual o grupo de processos reconhece um projeto ou fase que deveria começar com a autorização para agir?
		
	
	Planejamento
	 
	Execução
	
	Controle
	 
	Iniciação
	
	Encerramento
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202339569)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O projeto da infraestrutura de atendimento do serviço móvel celular no Carnaval deve ser entregue obrigatoriamente no dia 15 de fevereiro pois no dia 27 será o início do evento festivo. Isto é um exemplo de:
		
	
	Requisito técnico.
	
	Desejo de um stakeholder.
	 
	Restrição
	
	Risco
	 
	Premissa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202736451)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Gerente do projeto Ômega, necessita montar uma nova equipe para cuidar do sub-projeto hidráulico de um dado setor, porém sua principal preocupação, é primeiramente contratar um gerente com habilidades específicas da área. Pela análise dos 4 currículos recebidos, segundo a aula estudada, quais serão as "Competências Profissionais" que terá mais pontos positivos ajudando na avaliação dos candidatos?
		
	
	Motivação, habilidade, pouca experiência em gestão, dificuldade de comunicação
	
	Atitude, motivação, habilidade técnica em outra área de conhecimento
	
	Todas as anteriores
	 
	Conhecimento, habilidade, atitude e motivação
	
	Conhecimento, gosta de trabalhar sozinho, extrovertido
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202406631)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao elaborar um projeto de engenharia, nos processos de planejamento do escopo, existem alguns passos para que os deliverables (entregáveis -produto/serviço) estejam de acordo com o esperado pelo cliente. Das asserções abaixo quais contemplam os passos corretos?
		
	
	definir o gerente, a equipe e os patrocinadores do projeto.
	 
	coletar requisitos, definir o escopo, criar a EAP do projeto e do produto.
	
	iniciar, planejar, executar, monitorar e finalizar o projeto
	
	finalizar o projeto, monitorar e controlar a execução do projeto
	
	negociar prazos maiores com o cliente, definir as fases do projeto.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202272050)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando você quer verificar se o projeto produziu a entrega esperada, qual dos itens abaixo descreve o procedimento correto?
		
	 
	Comparar a entrega com a documentação do projeto
	
	Comparar a entrega com as expectativas atuais dos stakeholders
	
	Comparar a entrega com os resultados de projetos anteriores
	
	Comparar a entrega com a expectativa atual do patrocinador
	
	Não há necessidade de qualquer comparação, apenas se verifica a satisfação do cliente

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes