Buscar

aula_1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO AMINISTRATIVO II
SEMANA 1 
Apresentação do Professor
Responsabilidade Civil do Estado. Tipos de Responsabilidade. Aplicação da Responsabilidade Civil. Atos Legislativos e Judiciais. Direito de Regresso.
 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Apresentação do Prof. José M. P. Madeira
 
Procurador do Legislativo (aposentado). Mestre em Direito do Estado, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Doutor Honoris Causa em Ciência Política e Administração Pública pela Emíll Brunner University e Pós-Graduado no Exterior. Pós-Doutorado pela Cambridge International University (Inglaterra). Integrou diversas bancas de Concurso Público. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso de Delegado do Rio Janeiro. Membro Integrante da Banca Examinadora de Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Membro da Banca do DETRAN, do IBAMA e da Agência Nacional de Saúde. Membro de diversas associações de cultura jurídica, no Brasil e no Exterior. Professor Emérito da Universidade da Filadélfia. Professor-palestrante da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro - EMERJ. Professor Coordenador de Direito Administrativo da Universidade Estado de Sá. Professor da Fundação Getúlio Vargas. Professor integrante do Corpo Docente do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo da Universidade Cândido Mendes, da Universidade Gama Filho e da Universidade Federal Fluminense. Membro Titular do
 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Instituto Ibero-Americano de Direito Público. Membro Efetivo do Instituto Internacional de Direito Administrativo. Presidente da Academia Nacional de Juristas e Doutrinadores.
É autor dos livros Administração Pública - Tomo I (11a edição); Administração Pública - Tomo II (11ª edição); Servidor Público na Atualidade (8a edição); Comentários à Lei de Licitação e Contratos Administrativos Interpretados Pelos Tribunais; A questão jurídico-social da propriedade e de sua perda pela desapropriação (esgotado); Casos Concretos de Direito Administrativo; Estatuto da Cidade - Lei n° 10.257/01 - Comentários; Comentários à Lei de Improbidade Administrativa (esgotado); Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal (esgotado); 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Desapropriação, institutos afins (esgotado); Exame de Ordem - Segunda Fase - Direito Administrativo (4ª edição).
Colaborador das seguintes publicações jurídicas: Revista Pró-Ciência, Revista Ibero-Americana de Direito Público, Revista Forense, Revista Fórum, Revista da EMERJ, ADV Advocacia Dinâmica, e Revista de Informação Legislativa.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
 
 
EMENTA DA AULA: – Responsabilidade Civil do Estado. Tipos de Responsabilidade. Aplicação da Responsabilidade Civil. Atos Legislativos e Judiciais. Direito de Regresso.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Caso Concreto 
(OAB-FGV) José, enquanto caminhava pela rua, sofre graves sequelas físicas ao ser atingido por um choque elétrico oriundo de uma rede de transmissão de uma empresa privada que presta serviço de distribuição de energia elétrica. Na ação judicial movida por José, não ficou constatada nenhuma falha no sistema que teria causado o choque, tampouco se verificou a culpa por parte do funcionário responsável pela manutenção dessa rede elétrica local. No entanto, restou comprovado que o choque, realmente, foi produzido pela rede elétrica da empresa de distribuição de energia, conforme relatado no processo. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Caso Concreto – cont.
Diante do caso em questão, discorra sobre a possível responsabilização da empresa privada que presta serviço de distribuição de energia elétrica, bem como um possível direito de regresso contra o funcionário responsável pela manutenção da rede elétrica. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Questão Objetiva
(OAB/Exame Unificado-2010.3) Um policial militar, de nome Norberto, no dia de folga, quando estava na frente da sua casa, de bermuda e sem camisa, discute com um transeunte e acaba desferindo tiros de uma arma antiga, que seu avô lhe dera. Com base no relatado acima, é correto afirmar que o Estado 
(A) será responsabilizado, com base na teoria do risco integral. 
(B) será responsabilizado, pois Norberto é agente público pertencente a seus quadros. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 1
Questão Objetiva – Cont.
(C) não será responsabilizado, pois Norberto, apesar de ser agente público, não atuou nessa qualidade; sua conduta não pode, pois, ser imputada ao ente público.
(D) somente será responsabilizado de forma subsidi­ária, ou seja, caso Norberto não tenha condições financeiras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais