Buscar

aula_13

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO AMINISTRATIVO II
SEMANA 13
Servidores Públicos – Parte II. Organização Funcional. Regime Constitucional.
 
 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
EMENTA DA AULA: – Servidores Públicos – Parte II. Organização Funcional. Regime Constitucional.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
Caso Concreto
(OAB-FGV) O PODER PÚBLICO ESTADUAL, com o escopo de promover a reestruturação orgânica de seus quadros funcionais, com a modificação dos níveis de referências das carreiras para realizar correções setoriais, promulga lei que altera a nomenclatura, as classes e as referências do quadro da Fazenda, de modo a promover reclassificação de cargos na escala funcional.
Determinado grupo de funcionários sentiu-se prejudicado pelo fato de terem sido posicionados em nível inferior, na classe F-1 (apesar de continuar percebendo vencimento equivalente ao anterior), quando deveriam ter sido mantidos na última referência e, em consequência, enquadrados na classe F-5. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
Caso Concreto – Cont.
Sustentam que a implantação de nova estrutura administrativa, ao reposicionar os níveis funcionais de uma carreira, deve preservar as referências em que os servidores encontravam-se enquadrados, sob pena de violação do direito adquirido, bem como de afronta ao artigo 40, § 4º da CRFB e do artigo 20 do ADCT.
Estudada a hipótese, responda fundamentadamente:
a) É lícito à Administração Pública proceder à reestruturação orgânica de seus quadros funcionais?
b) Em caso afirmativo, há no ordenamento jurídico algum limite a essa mudança?
c) Qual a natureza do regime jurídico entre o servidor público e a Administração? 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
Questão Objetiva
(OAB/FGV) Servidores aprovados em concurso público para provimento efetivo, em vez de serem nomeados para esses cargos, são contratados temporariamente, a título precário, contratações essas que são prorrogadas por várias vezes. Este posicionamento pode ser considerado correto?
			 
a)Não, sob o aspecto de que a autoridade administrativa estaria incidindo em desvio de finalidade, por não proceder à nomeação em situação que não se trata de necessidade temporária. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
Questão Objetiva – Cont.
b)Sim, porque a Constituição Federal permite a contratação temporária, a qualquer tempo, e o administrador estaria obedecendo ao princípio da eficiência, postergando as consequências pecuniárias do direito à estabilidade no serviço público. 
c)Nunca, porque na contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público não se permite a contratação de servidor efetivo. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 13
Questão Objetiva – Cont.
d)Sim, visto que se trata de provimento em comissão, em que há discricionariedade do administrador na contratação e na exoneração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais