Buscar

Exercício Revisão Experimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Revisão – Psicologia Experimental
O Behaviorismo Radical de Skinner traz uma visão de homem diferente do resto da psicologia e do próprio Behaviorismo Metodológico de Watson. Enquanto a visão geral da psicologia é Dualista, a visão Behaviorista Radical é Monista. O que isso significa?
A visão monista recorre a uma explicação reducionista, a personalidade e os pensamentos de uma pessoa são resultados apenas de termos físicos e químicos.
A visão dualista a mente e o corpo são aspectos individuais, havendo interação entre corpo e mente, sendo assim, não sendo explicado somente por termos físicos ou químicos.
Diferencie reforçamento arbitrário de reforçamento natural.
Reforçamento natural: consequências não programadas para que se dê o comportamento desejado. Ex: O aluno que estuda bastante e consegue tirar boas notas.
Reforçamento arbitrário: consequências programadas para que se dê o comportamento desejado. Ex: Quando o pai promete ao filho um prêmio em troca de boas notas.
Compreender as funções dos comportamentos é um passo importante para a compreensão correta dos fatores que influenciam qualquer situação. Analise as três situações comuns abaixo:
É muito barulhento lá fora, assim você liga a televisão para mascarar o ruído. Ligar o rádio diminuiu o ruído desagradável. Isso se repete sempre que há barulho. 
A criança recebe uma surra quando coloca a mão no pote de biscoitos. Para de pegar os biscoitos por isso. 
Uma mãe, ao ver a bagunça que o filho fez na sala, disse que ele não poderia ir acampar com seus amigos. 
Marque a alternativa que conceitua corretamente as situações quanto à função da consequência do comportamento apresentado:
I- Reforço Negativo, II- Punição Positiva, III- Reforço Negativo.
I- Reforço Positivo, II- Punição Positiva, III- Reforço Negativo.
I- Punição Positiva, II- Reforço Negativo, III- Punição Positiva
I- Reforço Negativo, II- Punição Negativa, III- Punição Positiva
I- Reforço Negativo, II- Punição Positiva, III- Punição Negativa
Igor é pai de primeira viagem, e foi em busca do atendimento psicoterapêutico para saber lidar com as situações de birra do filho João. João tem 4 anos, e desde que ganhou um tablet, não consegue ficar sem o aparelho. Todas as vezes que Igor toma o aparelho da criança, essa se joga no chão e começa a gritar. Diante da birra, Igor cede e deixa a criança brincar, como forma de cessar a birra. No primeiro atendimento, a terapeuta orientou o pai a não dar o aparelho para a criança quando essa estiver chorando, visando a redução desse comportamento, e sim, que esperasse que a criança parasse de chorar sozinha.
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que indica CORRETAMENTE o processo pelo qual o pai consequenciava o comportamento da criança, antes da terapia, e o processo indicado pela terapeuta:
Punição positiva e punição negativa
Punição positiva e extinção operante
Reforço positivo e extinção operante
Extinção operante e punição negativa
Reforço positivo e punição negativa
Carlos, um paciente de 32 anos, tem fobia de cachorros (Cinofobia), iniciada quando foi violentamente atacado por um cão Dobermann aos 12 anos, levando-o a ser hospitalizado. Após o acontecimento, Carlos passou a evitar todo tipo de encontro com cachorros, pois sentia uma grande angústia ao pensar neles. Seu terapeuta, com cuidado mostra fotos de cachorros diversos, alguns com características semelhantes àquela raça que o atacou, outros diferentes, enquanto perguntava o quanto Carlos sentia medo de cada um, montando uma escala que seria utilizada no tratamento. Esta escala demonstra que a magnitude do medo se diferencia entre os cachorros, sendo mais forte com aqueles mais semelhantes à raça Dobermann. Aponte e descreva os conceitos comportamentais descritos acima.
Estímulo condicionado: ataque de cão aos 12 anos.
Resposta: Ficar hospitalizado.
Comportamento condicionado generalizado: ter medo de cães de qualquer raça, evitando encontrar os mesmos.
Extinção do comportamento (dessensibilização sistemática): terapeuta tenta mostrar fotos de cachorros expondo ele ao medo na tentativa de eliminar o problema, o que revela que Carlos tem reações diversas, sendo mais forte quando a foto assemelhava ao Dobermann.

Continue navegando