Buscar

TGE Aula 07 (01-04-2015)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estado na História
Estado Antigo – Antiguidade Oriental e Ocidental
Antiguidade Oriental: a família, a religião, o Estado e a economia formam um conjunto confuso, sem diferenciações aparentes, assim, o pensamento político não se distingue do pensamento moral, filosófico ou dos aspectos econômicos.
Características
Natureza unitária do Estado.
Religiosidade justificando os atos do governante (estreita relação entre estado/divindade).
Estado na Idade Média
Feudalismo
Sistema político e econômico que caracterizou a Idade Média europeia, onde o poder derivava do elemento patrimonial – terra (feudo). O senhor feudal detinha o poder econômico, político, militar e jurídico sobre os servos. A guerra era o elemento que permitia o aumento do poder, através da ampliação de domínios territoriais e da arrecadação de tributos. Nos anos finais do medievo, a Europa possuía uma multiplicidade de centros do poder, formada por ordens, universidades, corporações, feudos e estados autônomos.
Características da Idade Media
Economia: rural, de subsistência, amonetária e não comercial.
Sociedade estamental: divisão rígida da sociedade – senhores-feudais (clero e nobreza) e servos.
Política: descentralização política e administrativa – cada feudo era uma unidade autônoma, o que permitia a cada senhor-feudal implementar sobre os seus domínios as regras que melhor lhe aprouvesse.
Absolutismo Monárquico
Concentração dos poderes no Estado nas mãos de um soberano.
Identificação entre Estado e monarca.
Substituição da multiplicidade de células de poder existentes no mundo medieval.
Nova forma de organização do poder estatal, na qual o detentor do poder exerce-o sem dependência ou controle de outros meios ou fontes. Nesta versão do Estado Moderno, o rei personificava o Estado, sendo o poder de império seu direito absoluto, derivando daí a noção de soberania.
Fundamentação relaciona-se à Teoria do Direito Divino, na qual o poder monárquico alicerçava-se na origem divina do soberano, elemento a justifica-lo.
Paz de Vestfália
Tratado assinado em 24 de Outubro de 1648 pondo fim ao conflito entre Espanha, Sacro Império Romano-Germânico, França e Suécia. Envolvia o fim da guerra de oitenta anos entre Espanha e Países Baixos e da guerra dos trinta anos na Alemanha.
Conjunto de diplomas legais de caráter internacional que inaugurou o moderno sistema internacional ao estabelecer noções e princípios como o de soberania estatal e o de Estado nação. Decorrente de uma longa série de conflitos generalizados entre os diversos estados nacionais europeus, promoveu a noção de que uma paz duradoura originaria de um equilíbrio de poder.

Outros materiais