Buscar

TGE Aula 11 (16-04-2015)

Prévia do material em texto

Estado de Direito
É um termo identificado. Estado e Direito. Ambos bem definidos. O seu conteúdo, no entanto é anterior a estas definições, provém de um contexto histórico que vai ensejar o próprio estado liberal.
Estado Liberal de Direito
Estado Social de Direito
Estado Democrático de Direito
Estes três estados interligados, compõem hoje em dia, o sentido de Estado de Direito, embora providos de momentos distintos da história.
O Estado de Direito é a segunda versão do chamado “Estado Moderno”, que se apresenta em um primeiro momento como uma construção produzida de todas as transformações da idade média, definidas no monarquismo. 
A primeira versão de Estado Moderno é o Absolutismo, que gerava como principais problemas o Autoritarismo e o Voluntarismo ou personalismo; a vontade do monarca se traduzia diretamente no comando do Rei e não do Estado com seus elementos constitutivos.
A segunda versão do Estado Moderno passa pelo Estado de Direito, através dos estados-nações, que impulsionados pelo Direito, passou a instituir leis e caracterizar um território estatal, limitando o poder a cargos, cargos estes caracterizados como executivos e legislativos. Alimentam a ideia de que o poder se limita pelo Direito, pelas leis. O Estado é acima de tudo uma instituição; as pessoas deste estado morrem, fogem, somem, mas o Estado se mantém, o Estado é permanente. Caracterizado como Estado, você se restringe ao conjunto de condutas representadas pela lei e o não cumprimento destas leis, irão gerar consequências. É preservada a Instituição de Estado e não o monarca ou absolutista.
Como identificar o Estado Moderno? Através da Revolução Francesa em 1789, que tinha como motivação, desconstituir o Rei e extinguir o sistema de privilégios que vigorava na França até então; clero, nobreza e povo; para um sistema de democracia.
Os homens que viveram até a Revolução Francesa estavam cansados da Monarquia, o que veio a caracterizar-se com o Liberalismo. O Liberalismo, o primeiro segmento de Estado de Direito, se processa através de três núcleos: Moral, Político e Econômico. O Liberalismo vai marcar o capitalismo como sistema econômico.
Núcleo Moral do Liberalismo: representa concepções valorativas e direitos básicos atribuíveis à natureza do ser humano, como liberdade, dignidade, vida, igualdade, etc., que subordina tudo ou mais à sua intepretação. Também asseguram a proteção individual contra o arbítrio. Estabelece a prevalência da lei sobre toda a sociedade.
Núcleo Político do Liberalismo: direitos relacionados à representação como sufrágio, liberdade partidária, consentimento individual como fonte de poder (voto) e constitucionalismo.
Núcleo Econômico do Liberalismo: O capitalismo como sistema econômico, o direito de propriedade, o individualismo econômico e sistema de livre empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes