Buscar

SIMULADO_1_TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE
	
	Simulado: GST0548_SM_201201773491 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): PAULO ANDRÉ GONÇALVES
	Matrícula: 201201773491
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 01/05/2015 20:22:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201976330)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto ao CPC-08 Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários, a entidade deve divulgar as seguintes informações, para cada natureza de captação de recursos (títulos patrimoniais ou de dívida):
		
	
	o montante dos custos de transação incorridos em cada processo de captação; a taxa de juros composto de cada operação; o montante dos custos de transação e prêmios (se for o caso) a serem apropriados ao patrimônio líquido.
	
	os custos de transação; os juros compostos das operações; e o retorno sobre o investimento provável.
	 
	o montante dos custos de transação incorridos em cada processo de captação; o montante de quaisquer prêmios obtidos no processo de captação de recursos, por intermédio da emissão de títulos de dívida ou de valores mobiliários; a taxa de juros nominal (tir) de cada operação; o montante dos custos de transação e prêmios a serem apropriados ao patrimônio líquido; os valores das emissões e os ganhos.
	
	o montante de quaisquer prêmios obtidos no processo de captação de recursos por intermédio da emissão de títulos de dívida ou de valores mobiliários; a taxa de juros nominal de cada operação; e o montante dos custos de transação.
	 
	a identificação de cada processo de captação de recursos, agrupando-os conforme sua natureza; o montante dos custos de transação incorridos em cada processo de captação; o montante de quaisquer prêmios obtidos no processo de captação de recursos, por intermédio da emissão de títulos de dívida ou de valores mobiliários; a taxa de juros efetiva (tir) de cada operação; o montante dos custos de transação e prêmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada período subsequente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201976182)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Balanço Patrimonial da Cia. Bem-Te-Vi, relativo ao exercício encerrado em 31/12/2009, o Ativo Não Circulante representava 70% do total dos ativos da companhia. O Passivo Circulante no valor de R$ 180.000,00 representava 60% do valor do Ativo Circulante e 50% do Passivo Não Circulante. O Patrimônio Líquido da companhia, no dia 31/12/2009, equivalia, em R$, a:
		
	
	180.000,00
	 
	460.000,00
	
	700.000,00
	
	300.000,00
	
	360.000,00
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201976383)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere as seguintes assertivas sobre a consolidação das demonstrações contábeis: I. Os resultados decorrentes de transações entre controladora e controladas que estiverem reconhecidos nos ativos, como por exemplo no estoque, devem ser eliminados. II. As receitas e as despesas da controlada devem estar baseadas nos valores dos ativos e passivos reconhecidos na posição consolidada da controladora na data da aquisição. III. As mudanças na participação relativa da controladora na controlada que não resultem em perda de controle devem ser contabilizadas no resultado. IV. Uma controlada deve ser excluída da consolidação se suas atividades forem diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico. Está correto o que se afirma SOMENTE em:
		
	
	II e III.
	 
	I e II.
	
	II e IV.
	 
	I e III
	
	III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201979029)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza, gerada pela empresa, em determinado período e sua respectiva distribuição é conhecido como:
		
	
	análise Dinâmica do Capital de Giro.
	
	Balanço Patrimonial
	
	demonstração do Fluxo de Caixa
	
	demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
	 
	demonstração do Valor Adicionado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201976288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da Companhia ou da Empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à Companhia os benefícios, riscos e controle desses bens. Segundo a Lei Societária consolidada até 2010, tal determinação se refere à classificação do(s):
		
	 
	Ativo Imobilizado
	
	Ativo Intangível
	
	Ativo Diferido
	
	Realizável a Longo Prazo
	
	Investimentos Permanentes
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201976390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei das Sociedades Anônimas, devidamente atualizada até dezembro de 2010, estabelece de forma clara e objetiva que fusão é a operação em que:
		
	
	duas sociedades se unem em uma nova sociedade ou em outra já existente, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações.
	
	duas ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a elas sucede em todos os direitos e obrigações.
	
	a sociedade verte parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para tal fim, ou, para as sociedades já existentes, que assumiram os direitos e obrigações das parcelas vertidas.
	 
	duas ou mais sociedades se unem para formar sociedade nova, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações.
	
	nomeados determinam, necessariamente, que o patrimônio a ser vertido das empresas envolvidas seja, pelo menos, igual ao seu capital a realizar.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202084774)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São características qualitativas de melhoria:
		
	
	confiabilidade e verificabilidade.
	
	relevância e tempestividade.
	
	comparabilidade e continuidade.
	 
	compreensibilidade e comparabilidade.
	
	fidedignidade e compreensibilidade.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201976333)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa Correção S.A. tem a prática de dar garantia de um ano de seus produtos a seus clientes. A média de reclamações é de 2%, mas a empresa constitui provisão de 5% para atender ao princípio da prudência. O procedimento realizado pela empresa é:
		
	
	adequado, pois apresenta a posição mais conservadora que a empresa pode adotar, resultando na menor situação econômico financeira que a empresa pode obter.
	
	proibido, em decorrência de estar fundamentado na essência e não na forma, gerando uma subavaliação dos passivos.
	
	permitido, desde que apresente uma posição econômico-financeira mais conservadora, com valores que conduzam a uma visão de valor inferior ao que efetivamente a empresa tenha.
	 
	correto, visto que as estimativas e provisões são de responsabilidade do contabilista, que deve adotar o procedimento que melhor lhe resguarde, quando for questionado.
	 
	inadequado, visto que reconhece uma provisão excessiva superavaliando o passivo e apresentando demonstrações contábeis não confiáveis, devido à falta de neutralidade.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202084831)
	
	Que condições são determinadas pelo Pronunciamento Técnico 31 do CPC para que um ativo não circulante seja classificado como colocado à venda?
		
	
Sua Resposta: Sejam classificados no circulante; Mensurados pelo menor valor entre o valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda; Tenha sua depreciação cessada.
	
Compare com a sua resposta: O ativo necessariamente deve estar disponível para a venda imediata, em suas condições atuais, sujeitando-se unicamente aos termos usuais e corriqueiros para vendas de semelhantes ativos, quando negociados. Além disso, torna-se necessário o empenho, o envolvimento, da administração da empresa, em seu nível hierárquico compatível com o ativo/grupo de ativos, no plano de venda.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202107847)Apresente 2 (dois) critérios para que um Ativo Não Circulante possa ser classificado como mantido para venda.
		
	
Sua Resposta: Quando a empresa quiser recuperar seu valor contábil através da venda ao invés do seu uso
	
Compare com a sua resposta: (a) Se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo. (b) Deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser altamente provável. (c) O nível hierárquico de gestão apropriado deve estar comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano. (d) Além disso, o ativo mantido para venda deve ser efetivamente colocado à venda por preço que seja razoável em relação ao seu valor justo corrente. (e) Ainda, deve-se esperar que a venda se qualifique como concluída em até um ano a partir da data da classificação.

Outros materiais