Buscar

3º Simulado Direito do Trabalho I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201303204961)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Segundo expressa previsão em nossa ordem jurídica, assinale a afirmativa que indica o trabalhador que possui igualdade de direitos com os que têm vínculo empregatício permanente.
		
	 
	Trabalhador avulso.
	
	Trabalhador doméstico.
	 
	Trabalhador voluntário.
	
	Trabalhador eventual.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303583655)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO A empresa Infohoje Ltda. firmou contrato com Paulo, pelo qual ele prestaria consultoria e suporte de serviços técnicos de informática a clientes da empresa. Para tanto, Paulo receberia 20% do valor de cada atendimento, sendo certo que trabalharia em sua própria residência, realizando os contatos e trabalhos por via remota ou telefônica. Paulo deveria estar conectado durante o horário comercial de segunda a sextafeira, sendo exigida sua assinatura digital pessoal e intransferível para cada trabalho, bem como exclusividade na área de informática. Sobre o caso sugerido, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Paulo é prestador de serviços autônomo, não tendo vínculo de emprego, pois ausente o requisito da pessoalidade, já que impossível saber se era Paulo quem efetivamente estaria trabalhando.
	
	Paulo é prestador de serviços autônomo, não tendo vínculo de emprego, pois ausente a subordinação, já que inexistente fiscalização efetiva física.
	 
	Paulo é empregado da empresa, pois presentes todos os requisitos caracterizadores da relação de emprego.
	 
	Paulo é prestador de serviços autônomo, não tendo vínculo de emprego, pois ausente o pagamento de salário fixo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303202408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da. Maria exerce a atividade de cozinheira na residência da Família Leona, de segunda a sexta-feira. Diante de grave crise econômico-financeira, a família resolveu explorar uma lanchonete na parte do grande casarão que lhes serve de residência e que dá para uma avenida movimentada. Com isso, atribuíram-lhe como nova tarefa, além das já existentes, a produção de salgadinhos e bolos para serem postos à venda na lanchonete, sem qualquer acréscimo no que recebe. Diante dessa nova situação é CORRETO afirmar:
		
	
	Não houve qualquer alteração na natureza da relação empregatícia, tampouco no contrato de trabalho, uma vez que este é protegido por um princípio trabalhista ( o da inalterabilidade do contrato de trabalho);
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica autônoma e mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza pessoal à família, fazendo jus, todavia, a acréscimo de salário por conta de novas tarefas;
	 
	Da. Maria era trabalhadora doméstica com vínculo empregatício e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego regido pela CLT, haja vista que quem lhe toma os serviços está equiparado a empregador urbano, nos termos da lei.
	
	Da. Maria era empregada doméstica e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza contínua e pessoal à família, fazendo jus, inclusive, a acréscimo de salário por conta das novas tarefas;
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica sem vínculo empregatício e a instituição das novas tarefas não lhe altera a condição, haja vista que quem lhe toma os serviços são pessoas físicas e não empresas, nos termos da lei.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303120710)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Procurador do Banco Central - 2006) A prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada de trabalho,
		
	
	Pode caracterizar vários contratos de trabalho, desde que não haja ajuste em contrário;
	
	Caracteriza mais de um contrato de trabalho, até o limite de oito horas de trabalho diário;
	 
	Não caracteriza mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrário;
	
	Caracteriza mais de um contrato de trabalho, até o limite de doze horas de trabalho diário;
	
	Não caracteriza mais de um contrato de trabalho, em qualquer hipótese.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303202415)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julio Cesar, foi contratado pela Empresa "Metais e Placas", na condição de estagiário, percebendo uma Bolsa-Auxílio de R$ 800,00. É certo afirmar que laborava com subordinação, habitualidade, onerosidade, pessoalidade e era pessoa física. Ocorre, todavia, que no exercício de suas atividades, tinha que produzir, mensalmente, 100 chaveiros personalizados que eram distribuídos gratuitamente a clientes em potencial da empresa. Diante deste quadro, podemos dizer:
		
	
	Julio deve ser considerado estagiário porque o empregado não trabalha com onerosidade.
	
	Julio é estagiário da empresa, haja vista que a produção de chaveiros integra as funções de estágio.
	
	Julio deve ser considerado trabalhador autônomo, tendo em vista o princípio da primazia da realidade.
	
	Julio é estagiário da empresa, haja vista a observância do Princípio da Condição mais benéfica.
	 
	Julio deve ser considerado empregado da empresa e não estagiário, haja vista a observância do Princípio da Primazia da Realidade;

Outros materiais