Buscar

Direito do Trabalho I - Caso Concreto 2

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I - CCJ0024
Título
SEMANA 2
Descrição
Questão discursiva:
Bruna, cozinheira, trabalha pessoalmente em um bar localizado no Posto de combustíveis na cidade de Petrolina, três vezes por semana cozinhando salgados. O dono do Posto de combustíveis pactuou que Bruna receberia o valor de R$ 50,00 (cinquenta) reais por dia de trabalho e que o horário em que ela estaria prestando serviços seria das 8:00h às 12:00h. O tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço. Analisando o caso concreto apresentado, responda aos questionamentos abaixo;
a) Existe entre as partes relação de emprego? Quais os requisitos necessários para a configuração da relação de emprego? Fundamente.
Resposta: Sim, presentes os requisitos do art. 3 CLT, quais sejam, Bruna trabalhava com subordinação, habitualidade, onerosidade, pessoalidade e pessoa física e o Posto de Combustíveis tem as características do empregador, ou seja, admitiu, dirigiu e assalariou a prestação pessoal de serviços (art. 2, CLT).
 
b) Qual o princípio do direito do trabalho estaria presente nesta situação concreta apresentada?
Resposta: O Principio presente neste caso concreto é o da Primazia da Realidade. 
Múltipla Escolha:
(CESPE) A relação de trabalho autônomo se diferencia da relação de emprego basicamente pela presença, no tocante à relação de emprego, do requisito da:
a) prestação de trabalho por pessoa física;
b) prestação de trabalho por pessoa jurídica;
c)autonomia na prestação de serviços;
d)subordinação na prestação de serviços;
e) onerosidade;
Resposta: Letra D 
Desenvolvimento

Outros materiais

Perguntas Recentes