Buscar

Direito do Trabalho I - Caso Concreto 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I - CCJ0024
Título
SEMANA 15
Descrição
CASO CONCRETO:
1- Fábio, empregado da empresa Transportar Ltda., firmou, com seu empregador, acordo escrito de compensação em que ficou estabelecido o horário das 08:00h às 17:48h de segunda à sexta-feira, sempre com intervalo de 1(uma) hora para refeição e descanso, perfazendo quarenta e quatro horas semanais. Ocorre, todavia, que Fábio regularmente ultrapassa seu horário de trabalho e em média labora até às 20:00h. O empregado foi questionar com seu empregador sobre o pagamento de horas extras e este lhe informou que nada era devido, tendo em vista o acordo de compensação firmado entre as partes.
Pergunta-se: com base no entendimento Sumulado pelo TST este acordo de compensação é válido?
Resposta: De acordo com a súmula 85, item 4, as horas extras prestadas habitualmente descaracteriza o acordo de compensação, sendo devido ao empregado as horas extras trabalhadas, acrescida do adicional de no mínimo 50% e ainda o adicional diário pelo abastecimento da jornada.
QUESTÕES OBJETIVAS
1- Maria, Joana e Diana são empregadas da empresa ÁGUA, atuando as três na função de auxiliar administrativo. Todas as empregadas foram contratadas para trabalhar em jornada de trabalho de 6 (seis) horas diárias. Ocorre, todavia, que Maria e Joana ultrapassam regularmente a jornada de trabalho pactuada e em média trabalham 7 horas por dia. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho e com o entendimento Sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho, será obrigatório um intervalo intrajornada de :
a) 15 (quinze) minutos diários para todas as empregadas.
b) 1 (uma) hora diária para Maria somente.
c) 15 (quinze) minutos diários para Maria e Diana e 1(uma) hora para Joana.
d) 1 (uma) hora diária para Maria e Joana e 15 (quinze) minutos para Diana.
Resposta: Letra D
Desenvolvimento

Outros materiais