Buscar

TGP - 4º Simulado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201303081205)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"A jurisdição, quanto à litigiosidade, pode ser classificada em contenciosa e voluntária. Na concepção tradicional, a jurisdição é a função de resolver litígios, é o meio de solução de conflitos. É forçoso reconhecer que o que fez surgir a função jurisdicional, ou o próprio judiciário, foi a litigiosidade." (Leonardo Greco, Instituições de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p.90). Sobre a classificação entre jurisdição contenciosa e voluntária, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Toda vez que dois sujeitos disputam um bem da vida e um deles se dirige ao juiz contra o outro, pedindo que esse bem lhe seja atribuído com exclusividade, há uma lide e a jurisdição é contenciosa;
	 
	As garantias fundamentais do processo, como o contraditório, a ampla defesa, o devido processo legal, e o acesso à tutela jurisdicional, são todas elas pontos de diferenciação entre a jurisdição voluntária e a contenciosa, haja vista estarem presentes apenas neste último tipo de jurisdição.
	 
	Considera-se exemplo de jurisdição voluntária o que dispõe o Código Civil sobre o procedimento de alienação de bem de menor. Ou seja, apesar de representar legalmente o filho, o pai somente pode alienar bem imóvel do filho mediante autorização ou alvará judicial.
	
	Pelo conceito tradicional, considera-se jurisdição voluntária um ato judicial de administração pública de interesse privado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303083927)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São procedimentos especiais de jurisdição voluntária:
		
	
	A separação consensual, a abertura, registro e cumprimento dos testamentos e a demarcação de terras.
	
	O inventário, o arrolamento e a separação consensual.
	 
	A alienação judicial, a curatela dos interditos e a especialização da hipoteca legal.
	
	A prestação de contas, a demarcação de terras e o arrolamento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303214155)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre os princípios constitucionais e infraconstitucionais, indique a assertiva verdadeira:
		
	
	a preclusão lógica é a perda do direito de praticar o ato pelo decurso do tempo.
	 
	o princípio do contraditório de assento constitucional é absoluto, pelo que deve ser atendido pelo juiz pena de nulidade do processo e mesmo nas matérias que pode conhecer de ofício deve ouvir as partes;
	 
	a lei processual nova, alterando os prazos processuais, quando entra em vigor, não atinge os processos em andamento e sobre eles não produz nenhum efeito;
	
	a iniciativa da demanda compete à parte autora, não existindo legalmente nenhuma exceção;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303214728)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o princípio do contraditório e da ampla defesa é verdadeiro afirmar:
		
	
	ele está disciplinado apenas em normas infraconstitucionais;
	 
	o contraditório, assegurado pela CRFB, dá oportunidade às partes de poder se manifestar em relação às alegações formuladas pela parte adversa, bem como produzir provas;
	
	a concessão de tutela antecipada requerida pelo autor, sem ouvir o réu viola o princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	o julgamento através sentença liminar, sem citação do réu, afronta o princípio do contraditório
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303183178)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2012
A expressão "acesso à Justiça" é reconhecidamente de difícil definição, mas serve para determinar duas finalidades básicas do sistema jurídico  o sistema por meio do qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e(ou) resolver seus litígios, sob os auspícios do Estado. Primeiro, o sistema deve ser igualmente acessível a todos; segundo, ele deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos. Sem dúvida, uma premissa básica será a de que a justiça social, tal como desejada por nossas sociedades modernas, pressupõe o acesso efetivo. O acesso não é apenas um direito social fundamental, crescentemente reconhecido; ele é também, necessariamente, o ponto central da moderna processualística.
 CAPPELLETTI, M.; GARTH, B. Acesso à Justiça. Trad. de Ellen Gracie Northfllet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988, p. 8-13 (adaptado).
Considerando o acesso à Justiça como um dos temas relevantes da processualística contemporânea, bem como a repercussão, no ordenamento jurídico brasileiro, do movimento de acesso à Justiça iniciado por Cappelletti e Garth, no sentido de superação dos obstáculos para a efetiva prestação da tutela jurisdicional, conclui-se que
		
	
	as violações de caráter difuso, ou seja, as lesões causadas ao cidadão, individualmente, em diferentes esferas do seu patrimônio jurídico constituem obstáculo ao acesso à Justiça, em razão do alto custo do processo.
	 
	a alteração do cumprimento das sentenças e o procedimento sumaríssimo da Justiça do Trabalho são exemplos de reestruturação de práticas tradicionais no Brasil sob a perspectiva da ampliação do acesso à Justiça.
	
	a restrição do direito à assistência judiciária constitui um dos retrocessos no acesso à Justiça trazidos pela Constituição Federal de 1988.
	
	o direito de acesso à Justiça não implica, necessariamente, direito de acesso à ordem jurídica justa, ou seja, a compatibilização do direito substancial com a realidade social, judicialmente.
	
	a autorização de julgamento por amostragem de recursos especiais interpostos constitui obstáculo ao acesso à Justiça, pois pode prejudicar uma das partes pelo fato de não haver análise detalhada do recurso.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes