Buscar

Prova Fato Jurídico 1 bi 1 2014 B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ALUNO: ____________________________________________ TURMA: ______ PROVA B
( ) São requisitos da validade do negócio jurídico: a manifestação da vontade, a economicidade e a idoneidade do objeto. Tais requisitos poderão não estar presentes simultaneamente, sendo que a falta de apenas um deles, não prejudicará o negócio jurídico.
 ( ) Quando há uma manifestação de vontade submetida a uma condição resolutiva, essa vontade só produz os seus efeitos com o implemento da condição. 
( ) A descoberta científica pode ser classificada, para alguns autores, como ato jurídico em sentido estrito, vez que necessariamente demandará a necessidade de se manifestar vontade junto aos órgãos oficiais, no sentido de se obter proteção legal para o achado.
( ) As declarações de vontade receptícias são as que se realizam com a manifestação do agente, dirigidas a um destinatário especial.
( ) (Cespe/TRT 17ª Região/Analista Judiciário/Área: Administrativa/2009) O agente capaz que contratar com pessoa absolutamente incapaz estará autorizado a invocar em seu favor a incapacidade desta, ainda que divisível a prestação objeto do direito ou da obrigação comum.
( ) Configura-se a existência do ato jurídico em sentido estrito quando a vontade humana se manifesta somente para aderir a efeitos preestabelecidos pelo ordenamento jurídico.
( ) Submetem-se ao plano da validade jurídica os atos jurídicos stricto sensu e os negócios jurídicos.
( ) (FCC – Analista Jud. do TER/AL – 2010) Admite-se a reserva mental, sem prejuízo da manifestação da vontade, desde que daquela tinha conhecimento o outro contratante ou declaratário.
( ) Os termos representação voluntária e procuração são expressões sinônimas, eis que ambos refletem a existência de negócios bilaterais que permitem a determinado agente atuar em nome e por conta de outrem.
( ) Atualmente há preferência pela utilização do termo autonomia privada, no lugar da expressão autonomia da vontade, pois a última cria a impressão de que o negócio jurídico é fenômeno puramente volitivo, que não se vincula a qualquer limite legal.
Questão discursiva (Vale 50% da prova e deve ser respondida justificadamente para implicar pontuação). Euclides celebrou dois contratos de baixos valores, respectivamente, com Jander e Pedro. No primeiro, valeu-se de seu filho com dez anos, mandando o menino, com dinheiro no bolso, comprar toda a bandeja de pão de queijo que Jander estava vendendo. No segundo caso, chamou seu filho mais velho, com dezoito anos, preencheu uma procuração, e o enviou para comprar as rodas de liga leve que Pedro se comprometera a conseguir para Euclides. Indaga-se:
Como classificar, pela teoria geral dos fatos jurídicos, os atos praticados pelos dois filhos de Euclides? Justifique.
Suponhamos que as rodas alienadas por Pedro fossem objeto de furto e que tal fato não fosse do conhecimento de Euclides ou de seu filho... O negócio seria inválido ou ineficaz? Justifique.
Art. 104. A validade do negócio jurídico requer:
I - agente capaz;
II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável;
III - forma prescrita ou não defesa em lei.
Art. 1.268. Feita por quem não seja proprietário, a tradição não aliena a propriedade, exceto se a coisa, oferecida ao público, em leilão ou estabelecimento comercial, for transferida em circunstâncias tais que, ao adquirente de boa-fé, como a qualquer pessoa, o alienante se afigurar dono.
§ 1o Se o adquirente estiver de boa-fé e o alienante adquirir depois a propriedade, considera-se realizada a transferência desde o momento em que ocorreu a tradição.
§ 2o Não transfere a propriedade a tradição, quando tiver por título um negócio jurídico nulo.

Outros materiais