Buscar

Atividade Discursiva Introdução a Educação a Distancia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINTA EAD
Nome do acadêmico: Maria Samara Cavalcante Nunes
Curso: Pedagogia
Disciplina: Introdução a Educação a Distancia 
Atividade Discursiva
Proposta I
As profundas transformações sociais decorrentes do avanço das tecnologias da informação e da comunicação trouxeram sérias implicações para os sistemas educacionais em todo mundo, exigindo destes um redimensionamento estrutural visando atender às novas e crescentes demandas por formação. Pode-se dizer que, na expectativa de atender a tais demandas, foram instituídas duas estratégias que, combinadamente, objetivam adaptar a educação às mudanças de contexto em que ela se desenvolve. São estratégias para mobilizar: 
Uma educação contínua ao longo da vida para todos, suportada por uma institucionalização em redes; 
A educação contínua, fortalece o caráter da pedagogia acompanhada, essa que auxilia o educador a ter melhores condições para o ensino, e, com isso, a educação distribuída é um método de ensino virtual que busca a participação efetiva do aluno, sendo uma boa estratégia para seu uso, atividades complementares e avaliações dinâmicas, utilizando o sistema online da instituição. 
A educação a distância e a aprendizagem distribuída.
A educação a distância pode ser melhor explorada com o uso de fóruns e disponibilidade dos professores para tirar as dúvidas dos alunos, uma vez que a aproximação entre aluno x educador se dá por este fato. E através dessa interação acaba trazendo mais interesse e adaptação por parte do aluno EAD.
Proposta II
Ao conceituar a sociedade contemporânea percebe-se que cada vez mais ela está alicerçada nas novas tecnologias da informação e da comunicação. Neste sentido, determina uma tomada de consciência de incluir nos currículos dos cursos de ensino superior as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. A influência das novas tecnologias faz-se sentir em todos os aspectos da vida privada e pública, modificando o modo de viver, de trabalhar, de organizar de representar a realidade e de educar. 
As novas tecnologias na educação são uma importante ferramenta para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Se aplicada de modo responsável e criativo, a tecnologia pode apresentar diferentes benefícios para os alunos e até mesmo para a equipe de educadores. Com a popularização dos aparatos tecnológicos, é comum que as novas gerações tenham esses equipamentos inseridos em seu dia a dia, e a escola não deve estar alheia a essas influências. Importante ressaltar que a tecnologia não substitui o papel dos professores na educação, sendo fundamental que os educadores saibam conduzir a utilização dessas novas mídias e softwares. A tecnologia permite que o professor utilize seus conhecimentos e os ensine de forma inovadora. A seguir, veja que ferramentas já estão sendo utilizadas a favor da educação.

Continue navegando