Buscar

livro JOVENS DE ELITE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INSTITUTO ESTADUAL MANOEL DE ALMEIDA RAMOS
Av. Cel. Orestes Lucas, 4196 – Capela de Santana/RS - Centro – Fone: (51) 31417797
CNPJ/SE 92.941.681/0001-00 - IDT 3923 - CEP 95745-000 - CAPELA DE SANTANA / RS
CONCEITO:
PROFESSOR(A): CRISTIANI S. B.
DATA:20/05/19
TURMA:9º A
NOME:
Nº:
PROVA DE PORTUGUÊS
	1) Na luta pela sobrevivência, vale a coragem, a força e a determinação daquele que consegue superar as adversidades e as mazelas da vida. A linha tênue entre o mocinho e o vilão separa apenas quem não se deixa sucumbir aos obstáculos e enfrenta os desafios. É esse misto de essência, dúvidas e reflexões que Marie Lu nos traz em Jovens de Elite, publicado pelo selo Rocco Jovens Leitores, da editora Rocco.
Disserte na perspectiva da obra sobre: Qual a diferença entre o bem e o mal? Como podemos julgar as atitudes e sentimentos do outro quando nem mesmo temos controle dos nossos? 
Escreva verdadeiro ou falso:
a) ( ) A trama de Jovens de Elite gira em torno de uma sociedade medieval que viu muitos de sua população morrerem ou serem infectados pela Febre de Sangue.
b) ( ) Com cicatrizes que se extendem pelos corpos das crianças, elas foram “agraciadas” por habilidades misteriosas, em que a igreja e o reino passaram a considerar como Deuses.
c) ( ) Adeline, nossa personagem principal, é uma adolescente afetada pela Febre de Sangue e que a deixou sem um de seus olhos e com o cabelo sem vida.
d) ( ) Enzo oprimido por seu pai e a sociedade em que vive, é vista como uma malfeto e seus direitos não passam o de viver afastada de pessoas normais e saudáveis.
e) ( ) Quando foge, Adelina se junta aos Jovens de Elite, um grupo de malfetos com poderes especiais que luta para derrubar o Rei e tornar a sociedade mais justa e um lugar melhor para os malfetos viverem.
f) ( ) Raffaele é o príncipe herdeiro, marcado pela Febre de Sangue e exilado pela própria força. Enzo pode drenar fogo de dentro de si mesmo, e ele é um incêndio prestes a flamejar sobre o seu próprio reino.
g) ( ) Do outro lado da história, conhecemos o antagonista, Teren - sim, não é uma história sobre heróis, mas existe um vilão. Ele é a alma profana da trama, um homem que acredita na pureza da Inquisição, um fanático pela rainha e pelo desejo de servi-la a todos os custos. Existe algo de errado com Teren, muito além das ideologias cruéis e a necessidade de extinguir todos os malfettos existentes.
h) ( ) O livro “Jovens de elite” conta a história de uma garota capaz de controlar ilusões e de criar uma realidade para ela mesma, poderosa no que pode ser uma vingança sangrenta.
 3) Marie Lu não conta uma história de heróis. Não há um personagem completamente honrado, bondoso ou altruísta nessa trama. Jovens de Elite é uma história sobre vingança, sobre o embate entre a política medieval e a magia oculta. É uma trama sobre guerra e sobre empoderamento e sobre os limites da sua própria força. 
Disserte sobre até onde você estaria disposto a ir para derrubar um tirano? O quanto do seu poder você estaria disposto a usar para alcançar os fins desejados?
 4) Enumere as sentenças de acordo com a ordem cronológica dos acontecimentos.
( ) Adelina foi acometida pela febre quando ainda era apenas uma criança e viu a mãe morrer em decorrência da doença. Além disso, sua irmã caçula, que também foi infectada, nada sofreu e permaneceu com sua beleza intacta. Adelina, por outro lado, levará uma cicatriz e suas consequências para o resto da vida.
( ) Raffaele expressa sua preocupação para seu líder, porém Enzo parece estar intrigado com sua nova recruta. “- Certifique-se de que o controle dela sobre suas habilidades não seja maior que a lealdade a você.” Raffaele,
( ) Adelina salva Violeta.
( ) Adelina cansada de ser desprezada e rebelando-se ao destino que o pai queria lhe impor, ela resolve fugir.
( ) Adelina tem que lidar com a chantagem de um Inquisidor que estava de posse de sua irmã.
( ) Na audiência que iria marcar o enforcamento de Adelina, um grupo de encapuzados aparecem e com seus poderes liberam a jovem, que agora se vê em meio à Sociedade dos Punhais.
( ) Adelina mata Enzo.
( ) Numa noite terrível, Adelina é colocada numa situação que a leva ao seu limite e acaba descobrindo que tem, sim, poderes: ela é uma poderosa ilusionista. Mas não tem muito tempo de aprimorar suas habilidades quando a Inquisição a prende e a sentencia à morte.
( ) Adelina é expulsa da Sociedade dos Punhais.
( ) Adelina teve que fugir de Estenzia, agora que é inimiga tanto dos Punhais como do Governo.
( ) Adelina ainda não faz parte da sociedade e precisa aprender a usar e controlar seus dons antes de tornar-se uma Jovem de Elite
Bom trabalho!

Outros materiais