Buscar

AV_HISTORIA_DA_MATEMATICA_EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0684_AV_201401312901 » HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401312901 - NILTON CARLOS DOS SANTOS GASS
	Professor:
	VICENTE EUDES VERAS DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 18/06/2015 20:26:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201401546563)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A definição para a Matemática ¿Moderna¿ buscou ¿o sentido de atualizar o ensino adequando-o às exigências de uma sociedade em pleno progresso técnico¿. Além de aliar a Matemática ao progresso técnico ¿moderno¿, em conformidade com a autora, também se refere às pesquisas recentes no campo da didática e da psicologia para o ensino da Matemática. Qual o foco norteador do Movimento da Matemática Moderna?
		
	
Resposta: Busca por um modelo de metodos e ensinos na matematica solidos, daquilo que a epoca estava em busca, capitalismo em crescimento, estudos em busca de um conhecimento mais vasto, visando aplicar métodos na area da matemática. ( Principalmente na Europa, onde, os estudos ciêntificos estavam em alta, então, Intelectuais Francêses com este novo desafio ). Desafiado então nos anos 70, como não sendo algo mais tão necessário.
	
Gabarito: O foco norteador do Movimento da Matemática Moderna não foi apenas uma renovação curricular, porém, um momento de discussões, troca de ideias entre educação e sociedade, ciência e tecnologia. O movimento almejava tornar o conteúdo matemático escolar mais vinculado com o avanço tecnológico e assim contribuir para os progressos científicos da sociedade que estava em pleno desenvolvimento. O Movimento da Matemática Moderna contempla: valorização da intuição e do rigor; aprendizagem através da descoberta; valorização do papel do aluno; linguagem matemática e; simbologia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401546693)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O método do cálculo de áreas (¿quadratura¿) e de volumes (¿cubatura¿), conhecido como o MÉTODO DA EXAUSTÃO, foi inicialmente desenvolvido pelo astrônomo e matemático grego Eudoxo de Cnido é baseado em qual proposição:
		
	
Resposta: Da geometria em geral, e de sua busca por calculos mais precisos.
	
Gabarito: Se for subtraída de qualquer grandeza uma parte não menor que sua metade, e dessa parte restante for, de novo, subtraída uma parte também não menor que sua metade, e se este processo de subtração é continuado, então permanecerá uma grandeza menor do que qualquer grandeza pré-determinada da mesma espécie. Outra RESPOSTA considerada correta: É exemplificado pela obtenção (aproximada) da área de um círculo pela geração de polígonos regulares inscritos com cada vez mais lados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401391381)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O nível da matemática no Vale Mesopotâmico era superior ao da matemática ao longo do Nilo. Além disso, os babilônios estavam de olhos abertos para um aspecto importante observado com relação aos egípcios:
		
	
	Considerar a área de um círculo como sendo igual à de um quadrado cujo lado é 8/9 do diâmetro do círculo pois não representa uma medida confiável do nível matemático.
	
	Contar o número de algaritmos corretos em uma aproximação decimal de n.
	 
	Determinar se estavam lidando com resultados exatos ou apenas com aproximações.
	 
	Problemas de mensuração retilínea e curvilínea que pertencem ao domínio do cálculo.
	
	Mostrar que a fórmula para a área do círculo não era exata, ao passo que a do volume da pirâmide era (exata).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401413536)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nosso sistema de numeração atual é um sistema de numeração posicional, onde cada algarismo tem o seu valor em função da posição que ocupa no número. Esse sistema é uma consequência lógica do sistema de agrupamento multiplicativo, onde cada símbolo era multiplicado pelo que lhe sucedia imediatamente. Para o uso deste sistema um símbolo especial teve que ser criado quando da ausência de um dígito. Tal símbolo é um :
		
	 
	0 (Zero)
	 
	,( Vírgula)
	
	() parênteses
	
	1(um)
	
	; (ponto e vírgula)
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401492026)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. Neste sistema de numeração como era representado 1.000.000?
		
	
	um leão
	
	um girino
	
	uma flor de lótus
	
	um laço
	 
	uma figura ajoelhada
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401921500)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos utilizados para a escrita de todos os números. O sistema de base 10 é usualmente empregado em nosso dia-a-dia, embora não seja a única base de numeração utilizada. No sistema TERNÁRIO contamos de 3 em 3. Na base 3 utilizamos apenas 3 algarismos:
		
	
	0, 1 e 3.
	 
	0, 1 e 2.
	
	1, 2 e 3.
	
	0, -1 e -2.
	
	-1, -2 e -3.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401492034)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é a designação do conjunto de doutrinas teológico-fisológicas da Idade Média, caracterizadas sobretudo pelo problema da relação entre fé e razão?
		
	 
	Escolástica
	
	Argilástica
	
	Escola Universal
	
	Escrita Filosófica
	
	Medieval
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401392554)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo para o cálculo do comprimento da circunferência, que é apresentado na obra "Sobre as medidas do círculo" é considerado a primeira tentativa verdadeiramente científica de calcular o valor aproximado de  π. Primeiro Arquimedes considerou uma circunferência com um polígono inscrito e outro circunscrito à ela e calculou os comprimentos de seus respectivos perímetros. Que polígono é este ?
		
	
	Triângulo retângulo
	 
	Hexágono
	 
	Pentágono
	
	Triângulo isósceles
	
	Quadrado
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401397181)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leonardo de Pisa nasceu em Pisa, centro comercial importante na Itália. Seu pai era comerciante e tinha negócios no norte da África. Assim Leonardo estudou com um professor muçulmano e viajou pelo Egito, Síria e Grécia, onde entrou em contato com os procedimentos matemáticos orientais, com os métodos algébricos árabes e os numerais indo-arábicos. Leonardo de Pisa é mais conhecido como:
		
	 
	Fibonacci
	
	Tartaglia
	
	Cavalieri
	
	Cremona
	 
	Torricelli
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401492117)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como se denomina o documento egípcio que data de cerca de 1850 a.C. e que tem dimensões de 8 cm por 5m e conta com 25 problemas de geometria e matemática.
		
	
	Papiro Cardano
	
	Papiro Viète
	
	Papiro Tartaglia
	 
	Papiro de Moscou ou Papiro de Moscovo
	
	Papiro Al-Khwarizmi

Outros materiais