Buscar

Reprodução - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo de Reprodução, prova 2.
Foliculogênese : Fêmea já nasce com potencial reprodutivo definido, portanto na vida intrauterina os folículos primordiais já serão formados na quantidade com a qual nascerá.
A replicação dessas células germinativas (2N) acontece ainda na vida intrauterina, virando primeiro oogônia(2N) e chegando a oócito primário(2N), com o qual nascerá. Após o nascimento, folículos e oócitos crescerão lentamente e terão sua meiose parailisada pelo OMI (Inibidor de meiose do oócito) na prófase 1 da meiose. Na puberdade, isso continuará acontecendo, até a maturidade sexual, onde haverá uma onda ovulatória, na qual o LH cíclico influenciará nesse processo. O LH cíclico fará com que haja uma dilaceração da propriedade de coesão das células do cumulus oópharus(onde fica o oócito primário) com as células da granulosa(camada avascular do folículo). Esse desprendimento faz com que o OMI não surta mais efeito, dando então prosseguimento a meiose. O oócito liberará o 1º corpusculo polar e passará a se chamar oócito secundário, a meiose então progride até a ovulação, liberando o próximo corpusculo polar e virando finalmente 1N, pronto para ser fertilizado e gerar filhotinhos :D :D :D
É importante ressaltar que durante esse processo, creio eu que na puberdade, há aquele processo hormonal da teca e da granulosa. A camada da teca, mais externa, é vascularizada e possui receptores de LH desde sua criação, portanto o LH tônico irá se ligar nesses receptores e fazer com que o colesterol presente nessa área seja transformado em andrógenos (testosterona). Nas células da granulosa, que é avascular, ocorrerá um acúmulo desses andrógenos, que somados a algum fator, talvez o LH, faça com que essas células criem receptores de FSH. O FSH ao se ligar nesses receptores, comandará a criação de Aromatase, que irá transformar os andrógenos em estrógenos. Esse aumento de estrógenos + FSH fará com que haja um aumento do poder mitogênico dessas células, e também o FSH fará com que essas células criem receptores de LH, que na ligação com o hormônio LH, será bem cuzão e fará com que essas células deixem de expressar/produzir receptores FSH, facadona nas costas mesmo, fica a lição ai. Com o aumento do LH e diminuição do FSH, há também um aumento da progesterona e diminuição do estrógeno, e isso tem um efeito de degradação do colágeno (progesterona tem efeito de colagenase), deixando o folículo mais flutuante, flácido, sem aumentar seu conteúdo, apenas “relaxando” seu envoltório. Aproximando-se da ovulação, após o LH cíclico entrar em ação, agora o oócito precisa ser liberado, e pra isso entra em ação as prostaglandinas. A F2alfa é responsável pela mobilização de lisossomos para próximo do estigma (zona de “rompimento” do folículo), os quais serão rompidos e liberarão enzimas digestivas, que irão então abrir o espaço para a ovulação propriamente dita. Não contente com abrir a porteira, a prostaglandina F2alfa ainda contrai o ovário e o folículo, chutando o oócito de lá. Já a Prostaglandina E2 é mais sussa, é responsável pela formação e organização primária do corpo lúteo. Só lembrar, PGF2 , prostaglandina FURADORA, rompe a parada e chuta o oócito de lá|| PGE2, prostaglandina ENGENHEIRA, projeta e constrói o CL.. :D || Lembrar que essas prostaglandinas, estrógenos e progesterona são todas foliculares!!!! 
Lembrar também que o folículo tem um período pré-antral, na qual ele não depende de hormônios para seu crescimento. Isso só acontece na fase antral, onde as gonadotrofinas entram em ação e dão uma ajudinha pra ele.
Importante lembrar que esse folículo possui um fluido, o fluido folicular (duhhh), onde estarão presentes estrógenos, progesterona, androstenediona, inibina (Fator pelo qual o folículo dominante impede os outros de crescerem), relaxina, OMI (oia ele aqui), Inibidor de luteinização, gonadotrofinas e blablabla.. Esse fluido tem origem na transudação + céls granulosas. Suas funções são: Regulação das células da granulosa (são tipos diferentes de células que tem lá, portanto cada tipo, uma função), maturação do oócito, preparo do folículo para formação do CL, e também auxilia no metabolismo espermático, junto as secreções tubáricas.
Qualquer duvida chama nóis ai no whatsapp que a firma tenta esclarecer galerinha.. Escrevi que nem um retardado.. :/
Exâme ginecológico da égua não-gestante.
Não sei nem o que escrever sobre essa matéria, não tem muito o que pedir, talvez os sinais de estro : Passividade, urina com muco, elevação lateral da cauda e contração vulvar com exposição do clitoris. Lembrar que tu faz a classificação com sinaizinhos de “+, - e ?” , portanto tu pode colocar assim ( + + - ), (+ - ?), ( ? - -), etc.. Lembrar que tem éguas que não apresentam sinais por medinho da “Égua Madrinha” (sei lá quem me disse essa parada, mas valeu).
Talvez ele possa perguntar dos sinais de ovulação, que são o utero edemaciado (roda de carroça na ultrasonografia) + folículo flácido e > 35mm.. só aplicar HCG e inseminar no dia seguinte.
Ciclo estral nas espécies domésticas
Tem algumas particularidades, por exemplo o lance da gata e da coelha só ovularem com estimulos sexuais. A cópula estimula o LH, que desencadeará a ovulação e poderá emprenhar. Algumas espécies, como gata e cadela apresentam pseudociese por causa da retenção do CL, e quanto esse é finalmente destruído, a queda vertiginosa da progesterona faz com que o animal pense que pariu, ai produz prolactina, o que gera um quadro de “mamãe”, fazendo com que as gracinhas peguem bixinhos de pelúcia, se aninhem etc.. Tratamento é inibidor de prolactina, caso haja vontade de cruzar futuramente, senão é castração, mas não no período de retenção do CL, senão irá gerar a pseudociese.
É importante saber também da citologia vaginal da cadela. 
Proestro =>células redondas com núcleo grande e bem corado, presença de células poliédricas e hemáceas.
Estro=> 90% das células são poliédricas, com núcleos ou picnóticos ou anucleadas. Pode ter hemáceas ainda. Pode ser realizada a dosagem hormonal, se o estrógeno tiver bem baixo a progesterona subindo, pode inseminar.
Metaestro ou diestro inicial: Células poliédricas vão sumindo e agora tem as queridas polimorfonucleares (inflamatórias) que são fisiológicas nas cadelitchas, irão realizar a limpeza da área.
Diestro ou final dele: Células ovóides/redondas com núcleos grandes e corados => anestro. (cadelas não ciclam o ano todo).
Importante também : Cadelas tem hemorragia no PROESTRO, é causada pela vascularização exacerbada mediada por estrógenos. Já as vacas tem hemorragia no metaestro, causada pela queda do estrógeno e aumento da progesterona, que causa um rompimento dos vasos. Pós-parto das vaquinhas também pode ter sangramento, no lóquio, são as únicas situações que são fisiológicos.
No mais, lembrar do efeito de cada hormônio em cada orgão.. Lembrar que proestro até o estro é o estrógeno que ta mandando, então vai crescer tudo, ficar tudo rosadinho e molhado. Depois que ovular o caminho é inverso, vai secar tudo, fechar tudo e é nui.. 
Parte especial para nosso querido lobinho
Reconhecimento fetal : Égua = caminhar do embrião pelos cornos do útero (35-40 dias até os 105 dias). Existe também o fator de corpos lúteos acessórios até a placenta assumir a produção de progesterona, isso é mediado pelo ECG no ovário, que irá fazer com que folículos crescam e posterior luteinização.
Porca= Sulfato de estrona => impede a pgf2alfa de cair na corrente sanguínea, não chegando ao ovário e mantendo a gestação. Precisa de 2 filhotes em cada corno uterino pra isso acontecer.
Vaca= ovulou => perto disso tem no útero o mesmo número de receptores de estrógeno e progesterona. Se não houver gestação, receptores de estrógeno sobressai, assim como ocitocina, que somados transformam o ácido araquidônico em PGF2alfa, que irá lisar o CL. Caso haja fertilização, o cório produzirá PTN trofoblástica (BPT ou OPT (ovelhas)) que estabilizarão os receptores de progesterona, insensibilizando os de estrógeno. Concepto produz PGE2,atuando no ovário e protegendo o CL, insensibilizando ele a PGF2alfa.

Outros materiais