teoria da contabilidade
4 pág.

teoria da contabilidade


DisciplinaContabilidade Pública6.453 materiais51.078 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Evilly Lorrane Campelo Alves (898338)
	
	Disciplina:
	Teoria da Contabilidade (CON28)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443841) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11148277
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A escola científica é formada pelos mestres que criam bases doutrinárias, e seus adeptos. No período científico, na história, já se tem a noção de que a informação sobre os fatos contábeis é mais importante do que simplesmente a forma de demonstrá-los. Com relação ao período científico na história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nesse período, a conta contábil, que até então era considerada o instrumento mais importante, passa a ser coadjuvante nessa história, obviamente com seu valor, mas não mais como o centro das atenções contábeis.
(    ) Com a invenção da imprensa, não tivemos grandes avanços contábeis provocados por pensadores.
(    ) Todas as fases vividas pela contabilidade até o período científico não representaram grande importância para seu amadurecimento como conhecimento.
(    ) O centro das atenções no período científico é a informação sobre o movimento patrimonial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	A escola matemática surgiu para se diferenciar das demais, e a contabilidade como instrumento de registro matemático, sem vínculo algum com a gestão. Também manifestou participação nas escolas da contabilidade. Com relação à Escola Matemática, analise as sentenças a seguir:
I- A Escola Matemática teve como seu principal estudioso Giovanni Rossi.
II- Esta escola surgiu para auxiliar as demais, vinculando a contabilidade à gestão.
III- A contabilidade não era uma ciência social; era uma ciência matemática, seguindo a Física, a Cinemática e a Economia Política.
IV- O foco era a representação de valores, a importância das atividades de gestão e a interpretação dos fenômenos patrimoniais, que na teoria tinha uma boa fundamentação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	A civilização grega realmente atribuía muita importância à contabilidade, e para uma Contabilidade em especial. Assinale a alternativa que identifica o ramo da contabilidade que a civilização grega mais dava importância:
	 a)
	Contabilidade do Estado.
	 b)
	Contabilidade Geral.
	 c)
	Contabilidade do Registro das Riquezas.
	 d)
	Contabilidade dos Tributos.
	4.
	A história contábil grega representou um avanço considerável na escrituração contábil, porém, com o passar dos anos, Roma a sucedeu devido a ser um povo de muita riqueza e poder, bem como tendo uma grande extensão de terras muito maior que a Grécia. A história de Roma é conhecida por ser dividida em três períodos: a Monarquia, a República e o Império. Referindo-se à República, analise as seguintes sentenças:
I- Com o final da Monarquia, o Senado assumiu o poder em Roma.
II- Os plebeus nunca tiveram participação da vida militar nessa época.
III- Houve um acentuamento na divisão das classes sociais, que fizeram os plebeus abandonarem Roma.
IV- Somente após dez anos os plebeus conquistaram o direito de ter um plebeu como cônsul em Roma.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	A sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	A sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	A sentenças I e II estão corretas.
	5.
	No período racional-mnemônico, a evolução da contabilidade recebeu a contribuição da civilização da Mesopotâmia, do Egito e de Creta. Com relação às contribuições destas civilizações para a evolução contábil neste período, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mesopotâmia.
II- Egito.
III- Creta.
(    ) A escrituração patrimonial tinha uma grande importância não só para os órgãos religiosos e públicos, mas também para os comerciantes e homens ricos, que usavam para medir seu patrimônio.
(    ) Essa civilização iniciou o uso do papiro (papel) feito em folhas de papiro (planta), utilizados para escreverem textos e registrarem as contas do império.
(    ) Nessa civilização foram encontradas evidências da existência de tábuas contábeis, peças de mármores onde eram publicados os balanços e colocados em praça pública.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	II - I - III.
	6.
	A Escola Controlista apresenta Fabio Besta como seu principal estudioso, com relação ao registro de valores em contas. Besta separou as contas em dois grandes grupos. Assinale a alternativa CORRETA que identifica estes dois grandes grupos:
	 a)
	As contas de Receitas, que representam os elementos do Credores, e as contas de Despesa, compostas pelos elementos Devedores.
	 b)
	As contas de Resultado, que representam os elementos de Resultado, e as contas Patrimoniais, compostas pelo Ativo e Passivo.
	 c)
	As contas de Ativo, que representam os elementos devedores, e as contas de Passivo, compostas pelos elementos credores.
	 d)
	As contas de Capital, que representam os elementos do Ativo e do Passivo, e as contas de Gestão, compostas pelo capital, reservas e resultados.
	7.
	Dentre as Escolas do Pensamento Contábil, temos a Escola Personalista, que também recebeu outras denominações, como logismográfica. Com relação à Escola Personalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O pensamento contábil é subjetivo e liga-se tanto ao pensamento econômico como ao administrativo.
(    ) Os pensadores da Escola Personalista entendiam que as contas deveriam ter personificação, ou seja, as contas teriam o nome das pessoas, físicas ou jurídicas.
(    ) O seu idealizador entendia que o gerente era o verdadeiro responsável por todo o gerenciamento da entidade.
(    ) O idealizador da Escola Personalista classificou as contas em quatro categorias: consignatários, correspondentes, administrador e proprietário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	A Moderna Escola Italiana é reflexo de um desenvolvimento profundo, iniciado desde o período empírico, e que passou pelas escolas: Administrativa, Personalista e Controlista. Relacionado a esta escola, analise as sentenças a seguir:
I- Seu principal representante é Jean Dumarchey.
II- Esta Escola concentrou-se na ideia de que é necessário conhecer todos os fenômenos econômicos da entidade, por meio do pensamento teórico de Gino Zappa.
III- Uma das características é desenvolver uma teoria para a contabilidade através do resultado, decorrente das operações das entidades.
IV- Nesta escola, através do pensamento de Jean Dumarchey, concluiu-se sobre a separação das contas representativas do ativo e do passivo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Nos primórdios não se conhecia a contabilidade enquanto ciência, porém o homem demonstrava que se preocupava com seu patrimônio e precisava de alguma forma, conseguir mensurar sua riqueza. Usava inclusive esta técnica nas paredes das cavernas, onde habitava como forma de manter histórico e posteriormente poder mensurar sua riqueza. Esta técnica é, até hoje, uma das bases da ciência contábil, que permite o controle do patrimônio e comparações entre