A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Resumo de questões fechadas Estrutura de Concreto Armado II

Pré-visualização | Página 3 de 6

e areia com espessura de 2 cm; - Laje de concreto armado com 13 cm de espessura e fck de 20 Mpa; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm; Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas e o valor de d' é de 3 cm e o aço utilizado é o aço CA – 50. RESPOSTA: 2,35 CM²/M. 
8. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,50 m. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2,0 cm; - Laje de concreto armado com 10 cm de espessura e fck de 25 Mpa; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 2,5 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1,5 cm; Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas porém será colocado um letreiro na ponta do balanço cujo carregamento é igual 1,3 KN/m. O valor de d' é de 3,0 cm e o aço utilizado é o aço CA – 50. RESPOSTA: 3,34 CM²/M. 
9. Qual é o valor da carga permanente de uma marquise, feita com laje em balanço. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 3 cm; - Laje de concreto armado com 13 cm de espessura; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 5 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm. RESPOSTA: 5,04 KN/M².
10. Qual é o valor da carga permanente de uma marquise, feita com laje em balanço. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2 cm; - Laje de concreto armado com 15 cm de espessura; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 3 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm. RESPOSTA: 4,95 KN/M².
11. Qual é o valor do momento fletor máximo de calculo uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de1, 50? Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2,5 cm; - Laje de concreto armado com 15 cm de espessura; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm. Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas: RESPOSTA: 904,84 KN.CM/M.
12. Qual é o valor do momento fletor máximo de calculo uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,50? Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 3 cm; - Laje de concreto armado com 13 cm de espessura; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm. Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas: RESPOSTA: 842,63 KN.CM/M.
13. Qual é o valor do momento fletor máximo de calculo uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,80 m. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2,5 cm; - Laje de concreto armado com 15 cm de espessura; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm. Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas. RESPOSTA: 1.302,97 KN.CM/M.
14. Qual é o valor do momento fletor máximo de calculo uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,50? Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2 cm; - Laje de concreto armado com 13 cm de espessura; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm. Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas: RESPOSTA: 809,55 KN.CM/M.
15. Qual é o ensaio que utilizamos para detecção das áreas de reboco/emboço que apresentem patologias (descolamento, esboroamento, perda de aderência, etc.). RESPOSTA: ESCLEROMETRIA.
16. Sabe-se que as fissuras podem ser consideradas como manifestação patológica característica das estruturas de concreto. Para que se consiga identificar com precisão causa(s) e efeito, é necessário desenvolver análises consistentes, que incluam a mais correta determinação da configuração das fissuras, bem como da abertura da extensão e da profundidade das mesmas. Dos itens abaixo sobre fissuras marque a alternativa que mostra onde processo de fissuramento é mais comum em superfícies extensas com as fissuras sendo normalmente paralelas entre si fazendo ângulo de aproximação de 45º com os cantos, sendo superficiais, na grande maioria dos casos. RESPOSTA: FISSURAS POR CONTRAÇÃO PLÁSTICA.
17. Se em uma situação hipotética precisarmos de fazer um reforço estrutural em uma marquise, feita de uma laje em balanço, e para fazer este reforço precisarmos de fazer o escoramento, em que posição devemos colocar as escoras? RESPOSTA: AO LONGO DE TODA A MARQUISE.
18. Em uma situação hipotética, se uma marquise feita com laje em balanço vier a cair de maneira repentina, sem aviso, como podemos definir este comportamento da estrutura como sendo? RESPOSTA: FRÁGIL.
19. Marque a alternativa que mostra qual é técnica de tratamento de fissuras que garante o perfeito enchimento do espaço formado entre as bordas de uma fenda, para restabelecer o monolítismo de fendas passivas, casos em que são usados materiais rígidos, como epóxi ou grouts, ou para a vedação de fendas ativas, que são situações mais raras. RESPOSTA: TÉCNICA DE INJEÇÃO DE FISSURAS. 
3ª SEMANA
1. Qual é a posição correta das armaduras da parede de um reservatório paralelepipédico elevado cheio? RESPOSTA: DO LADO EXTERNO DAS PAREDES DO RESERVATÓRIO, CONFORME FIGURA ABAIXO:
2. Qual é a posição correta da armadura nas paredes de um reservatório Paralelepipédico enterrado vazio? RESPOSTA: DO LADO INTERNO DAS PAREDES DO RESERVATÓRIO, CONFORME FIGURA ABAIXO:
3.A carga (q) proveniente do empuxo exercido na parede de um reservatório paralelepipédico advém apenas do líquido armazenado. Deste modo, por se tratar de empuxo, a altura da parede é diretamente proporcional às tensões das quais a parede é submetida. Uma parede de reservatório paralelepipédico suspenso, de altura de 5,0 m e que foi dimensionada para resistir a um carregamento máximo de 38,60 KN/m², poderá ter qual altura máxima da lâmina d'água? Considere o Peso específico da água como 10 KN/m³. RESPOSTA: 4,39 M.
4. A carga (q) proveniente do empuxo exercido na parede de um reservatório paralelepipédico advém apenas do líquido armazenado. Deste modo, por se tratar de empuxo, a altura da parede é diretamente proporcional às tensões das quais a parede é submetida. Uma parede de reservatório paralelepipédico suspenso, de altura de 4,0 m e que foi dimensionada para resistir a um carregamento máximo de 2.000 kgf/m², poderá ter qual altura máxima da lâmina d'água? Considere o Peso específico da água igual a 1.000 Kgf/m³. RESPOSTA: 2,83 M.
5. A carga (q) proveniente do empuxo exercido na parede de um reservatório paralelepipédico advém apenas do líquido armazenado. Deste modo, por se tratar de empuxo, a altura da parede é diretamente proporcional à s tensões das quais a parede é submetida. Uma parede de reservatório paralelepipédico suspenso, de altura de 3,5 m e que foi dimensionada para resistir a um carregamento máximo de 28,50 KN/m², poderá ter qual altura máxima da lâmina d'água? Considere o Peso específico da água como 10 KN/m³. RESPOSTA: 3,16 M.
6. A carga (q) proveniente do empuxo exercido na parede de um reservatório paralelepipédico advém apenas do líquido armazenado. Deste modo, por se tratar de empuxo, a altura da parede é diretamente proporcional às tensões das quais a parede é submetida. Uma parede de reservatório paralelepipédico suspenso, de altura

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.