Buscar

O Aluno computador - Texto Reflexão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Aluno computador
O “Memorioso”
No texto “O aluno computador”, percebemos um desenrrolar no tempo cronológico da vida de um humano idealizado, a idealização do filho, do amigo e principalmente a idelização do aluno descrito no decorrer do texto à ser debatido. Nessa reflexão destricharemos a partir de uma provocação em que o protagonista é posto: “De tudo o que você tem memorizado, o que mais te comove?”. 
No desenrolar desse pensamento, notamos que essa pergunta se torna a principal arma contra um pensamento idealizado, já que o foro intimo e o pensamento critico conta para a formação de um individuo, assim, nos mostrando também, que existe uma via de mão dupla para que essa cognição atue. Um lá e cá, tanto nas obrigações e afazeres da instituição de ensino com o seu professor, quanto no desenvolvimento do questinamento de si, ações vindas primeiramente da família à ser desenvolvida futuramente pela escola findando na gestão de si, com proprio aluno. Com base nesse pensamento, vamos nos propor as seguintes reflexões: Basta o aluno ter uma boa memória e base familiar estavél para dar bons frutos? Será que de fato, estamos formando e entregando, em geral, o aluno para a sociedade?
Na visão escolar, pode se considerar que este tipo de aluno é oriundo de natureza “perfeita”. É notório que “Memorioso” tem tudo o que o ambiente escolar espera que um aluno tenha para que ele seja um vitorioso em sua vida academica. Haja vista toda sua “completude” em sua vida familiar. Notamos pai e mãe que o planejaram, religiosidade usada para rezar por sua vinda a este mundo, amigos em demasia e uma preocupação de todos, que mesmo antes de ingressar na escola, já estavam elocubrando o seu ingressar na faculdade, um ideal que se ouve junto aos professores quanto ao aluno. Ja na visão familiar, um alívio, pois afinal de contas, “Memorioso” tinha uma memória perfeita na qual enalteciam e prezavam pela pelo previlégio dele a ter.
Para o menino “Memorioso”, nada o impedia, pois tanto na perspectiva da escola, onde atende a todos os requisitos idealizados para um aluno, quanto para os aspectos familiar, que julgará que o que basta é ter uma boa memória. Sendo assim, “Memorioso” acreditava ser dotado dos requisitos necessarios para que ele tenha uma boa vida, negligencianto completamente o foro íntimo o pensamento critico, a analise das coisas sensiveis e principalmente a gestão de si e seu comportamento no acontecer das coisas.
Fazendo uma alusão ao Devir (do latim devenire, chegar) que é um conceito filosófico que significa as mudanças pelas quais passam as coisas e o seu inevitavel transformar. O conceito de "se tornar" nasce no leste da Grécia antiga pelo filósofo Heráclito de Éfeso que no século VI a.C., onde ele disse que nada neste mundo é permanente, exceto a mudança e a transformação. 
Aqui começamos a refletir como a idealização do humano, se torna uma especie de freio de mão da humanidade, podendo ser inadequada para o desenvolvimento do proprio humano em si, nas atividades escolares, no mercado de trabalho, em seu relacionamento com o outro e até em seu pensamento critico. Deste modo, surgindo uma especie de negligencia no ato de se viver, pois desde o inicio da vida há uma falta de incentivo à análise das coisas como de fato elas são, mais especificamente analise critica, sempre apostando em fórmulas pré estabelicidas, assim rotulando notas, cargos e profissão aos alunos, criando uma especie de véu da realidade onde que em seu cerne se sabe que é um ato falho, assim como mostrado no texto. 
Expomos aqui a necessidade de aliar o conteúdo teórico com o incentivo ao pensamento critico das coisas em si, com a realidade. Quando dizemos: “o pensamento critico das coisas em Si”, queremos apontar para um exercicio que o humano deve ser estimulado a fazer, que é nato ao ser humano, de sua reconciliação com a realidade para o reconhecimento da inevitabilidade das coisas, como um combate a esse negligenciamento oriundo dessas formulas pré-estabelecidas. Tendo assim, como objetivo final viver a vida no ato em que se vive e em seguida no acontecer das coisas da vida, sempre usando da criticidade e analise das coisas como parametro para se viver.
Conseguimos até aqui mostrar que formulas pré estabelecidas afim de transformar a vida em uma tabela pronta não nos garante sucesso absoluto nos acontecimentos que contempla a vida, que ter uma estrutura familar solida é de extrema importancia porem não nos garante sucesso, e que sempre terá algo que nos escapa, sempre haverá uma pergunda que no fundo o trará cada vez mais a luz de si mesmo, sendo assim, tornando essa tabela de formulas prontras que insistimos em construir, que a segundos atrás era suficiente, desatualizada...defazada. Ora, como propor então para esses aluno metodos de reflexão para essa que aconteça esse reencontro com a realidade?
Ora o metodo reflexivo está onde ele sempre tem que está, no presente, no instante que se vive a vida, podemos até nostalgear no passado, criar planos e anseios para o futuro porem estamos pensando no agora, e é onde o professor tem que estar. Buscando sempre trazer a bagagem do aluno, otica e percepção das coisas, aliando o conteudo de vida do aluno com o conteudo didático proposto pelo professor. O professor sabendo se utilizar das figuras de linguagem representativas do próprio aluno, cria uma especie de imersão do aluno junto ao conteudo didático, assim incerindo o aluno na história filosofica/didatica e de sí, criando uma especie de ponte do conhecimento entre o aluno e o proprio conhecimento didatico. Proposto assim, devemos sempre estar aliado tambem com o conteudo pedagógico da instituição de ensino, propondo sempre conversas interdiciplinares, visando sempre o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva assim, sempre estimulando que o aluno esteja em contato com o exercicio de sua capacidade critica em qualquer conteudo que chegue até ele no ambito escolar. Sendo assim, esse aluno sempre terá no ambiente escolar o exercicio do desenvolvimento intelectivo e do pensamento critico.
Assim como um atleta de maratonas, o exercicio do pensamento tem que ser diário, no encontro consigo mesmo, porém só o conteudo didático aliado com as figuras de linguagem do aluno podem não ser suficientes, esse aluno tem que ser estimulado a fazer esse exercicio no mundo, onde as coisas acontecem em sua completude ou, onde tudo acontece, tendo sempre como parametro o conteudo didático proposto pelo professor e instituição de ensino.
É bastante interessante essa reflexão do texto “o aluno computador”, pois sempre é o que esperamos de nós mesmos, queremos sempre ser o melhor para fazer o melhor mas esquecemos principalmente da gestão de si, consequencia do pensamento critico base de toda essa nossa reflexão. E o mais interessante de tudo, é que o texto ele nos expoe exatamente a função do professor e do aluno descrito em um só papel e que se utilizou de uma frase...de tudo o que você tem memorizado, o que mais te comove? 
Essa personagem representa a vida em si, onde ela deve estar e a forma em que é proposto esse exercicio ao qual falamos. Sendo assim, Tomando o formato do professor, é quando ela estimula o aluno computador a buscar em suas figuras de liguagem algo que se adeque a sua pergunta...a sua realidade, algo que faça sentido estar vivo, tentando trazer para o seu mundo algo que faça sentido para ele e consequentemente para ela. E essa mesma personagem, vista pelo lado do aluno, sempre buscando a pratica da através da maieutica, tentando achar a luz do conhecimento na vida que a contempla, buscando sempre no seu encontro com vida desenvolver essa capacidade reflexiva que todos nos temos aliadas a nossas figuras de linguagem. Sendo assim, nessa abordagem conseguimos perceber que o aluno computador ao ser provocado tem as mesmas reações de uma pessoa apaixonada ficando vermelho, suando e com a temperatura elevada. Mesmo não sendo um praticante do pensamento critico, um gestor de si, da filosofia, o amor ao conhecimento sempre étrazido a nós no instante em que vivemos.
Portanto tornando o conhecimento, o estudo da filosofia, o pensamento critico e a gestão de si, ferramenta maior do ser humano pois é através das ideias que nos movemos e movemos o mundo.
- Tiago Tietz

Outros materiais