Buscar

AV1 Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV1_201402289022 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201402289022 - SUSANA CONSTANTINO BRAGA
	Professor:
	TATIANA FERNANDES DIAS DA SILVA
	Turma: 9029/BX
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 28/04/2015 19:28:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201402476131)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Direito Ambiental busca a fruição verdadeiramente coletiva e democrática do ambiente, em cumprimento do direito à igualdade básica entre todos os seres humanos e à proibição de discriminação de qualquer natureza. É neste contexto que a expressão constitucional ¿todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado¿ precisa converter-se em realidade palpável. Tomando o texto como referência, analise as afirmativas abaixo quanto ao Direito Ambiental:
I. O Direito Ambiental visa tutelar a sadia qualidade de vida do homem, em suas gerações presentes e futuras, o que realiza através da defesa e preservação do meio ambiente, como elemento indissociável da saúde e do bem-estar do povo.
II. Através do princípio do desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental busca realizar uma harmonização entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
 III. A Constituição Federal prevê a aplicação da teoria da inversão do ônus da prova, a fim de facilitar a comprovação do grau de culpa necessária para responsabilizar os poluidores a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, afetados por sua atividade.
IV. A defesa e a preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações, não são deveres apenas do Poder Público, mas também da coletividade, o que justifica a necessidade de conscientização pública e promoção da educação ambiental.
Com base nas proposições acima é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	II,III,IV
	
	I,II e III
	
	I e II
	
	I,IV
	 
	I, II e IV
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402491632)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENC 2003 adaptada) Suponha que em um determinado processo judicial tenda sido requerida a ineficácia da seguinte cláusula: "...o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso especial e exigir que o Poder Público e a comunidade cumpram o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações..." O juiz deverá julgar o pedido de ineficácia
		
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, afetado para fim de preservação.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem dominical.
	 
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem de uso comum do povo.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser tratado como espécie de bem público, já que decorre da Constituição Federal a possibilidade de haver propriedade privada sobre áreas de preservação ambiental.
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, uma vez que só é acessível à população mediante autorização do Poder Público.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402505889)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os princípios exercem papéis importantes, pois além de serem alicerces fundamentais dos mais variados ramos, assumem diferentes funções, como por exemplo, a função interpretativa e a função integrativa. Dentro do direito ambiental há um princípio que se destaca, por garantir a observância de uma responsabilidade intergeracional, ou seja, possibilitar a utilização de recursos naturais finitos pelas presentes e futuras gerações, bem como o contínuo crescimento econômico do país. Qual o nome que se dá ao princípio mencionado?
		
	 
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável
	
	Princípio da Prevenção
	 
	Princípio da Precaução
	
	Princípio da Responsabilidade Intergeracional
	
	Princípio do Poluidor Pagador
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402493238)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio pelo qual devem ser pesadas todas as implicações de uma intervenção no meio ambiente, buscando-se adotar a solução que melhor concilie um resultado globalmente positivo, sendo voltado para a Administração Pública, que deve pensar em todas as implicações que podem ser desencadeadas por determinada intervenção no meio ambiente, devendo adotar a solução que busque alcançar o desenvolvimento sustentável, é o princípio
		
	
	Da participação.
	
	Do limite.
	 
	Do equilíbrio.
	
	Da responsabilidade /responsabilização.
	
	Do poluidor-pagador /usuário-pagador.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402384319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A competência para a instituição de políticas públicas de defesa do meio ambiente no Brasil é:
		
	 
	Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	Privativa da União, que poderá delegar esta competência aos Estados.
	
	Solidária entre a União e os Municípios.
	
	Concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
	
	Residual dos Estados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402383769)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São condutas que incumbe ao Poder Público para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme previsão do Art. 225 da CF
		
	
	Controlar apenas a produção e o emprego de técnicas,métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
	
	Preservar e restaurar as unidades de conservaçãoe prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	 
	Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	Definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de licenças administrativas, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
	 
	Exigir, na forma de autoizações administrativas, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402491825)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
		
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
	 
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402951371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - Exame de Ordem - 2008.1) São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. I - O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental e o zoneamento ambiental. II - A avaliação de impacto ambiental e o licenciamentoe a revisão de atividades efetivamente ou potencialmente poluidoras. III - Os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo poder público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas.
		
	
	Apenas os itens II e III estão certos.
	
	Apenas o item I está certo.
	
	Apenas os itens I e III estão certos.
	 
	Todos os itens estão certos.
	
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402493234)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
		
	 
	Poder de polícia
	
	Poder de execução.
	
	Poder de legislar.
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de julgamento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402459130)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa CXX requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Para a elaboração do estudo de impacto ambiental foi contratada equipe técnica formada por profissionais da iniciativa, conforme exigência da Res. CONAMA 001/86. Assinale a resposta CORRETA sobre o Estudo de Impacto Ambiental:
		
	
	deve ser dada publicidade ao Estudo de Impacto Ambiental e permitida a participação, em sua elaboração, por técnicos da coletividade local interessada
	
	para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação ao meio ambiente, é exigido, na forma da lei, o estudo do zoneamento ambiental
	 
	o Estudo de Impacto Ambiental -EIA - é o instrumento compulsório da Política Nacional de Meio Ambiente a ser realizado em todos os casos de obras ou atividades de degradação ambiental
	
	Independentemente de quem seja o empreender, a responsabilidade pelas despesas de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental é do Poder Público
	 
	o estudo de impacto ambiental, necessários ao processo de licenciamento, deverá ser realizado por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes