Buscar

Princípios da ciência e tecnologia dos materiais - AV 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308444261)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástica e pelo regime de deformação plástica. Considerando a recuperação macroscópica do corpo de prova, conceitue o primeiro tipo de deformação.
		
	
Resposta: Deformação elástica é aquela que após o término do ensaio ou aplicação da carga o material retorna a sua característica inicial, sem sofrer mudanças em suas características.
	
Gabarito:
Deformação elástica é aquela em que o corpo recupera suas dimensões originais após a retirada da carga.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308440185)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308356158)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária?
		
	
	4
	
	9
	
	8
	 
	2
	
	6
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308519727)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia com atenção as afirmações abaixo: I- Elastômeros são polímeros termoplásticos ou termofixos pouco reticulados, capazes de deformar elasticamente até cerca de 200%. II- Os polímeros termoplásticos têm cadeias que não estão quimicamente ligadas umas às outras permitindo que o material seja moldado em formas diversas. III- Os polímeros termofixos são pouco reticulados em uma estrutura tridimensional. IV- Os polímeros são feitos de macromoléculas produzidas pela união de moléculas menores. V- As cadeias de termoplásticos podem ser mais rígidas e mais resistentes com o uso de monômeros assimétricos que aumentam a resistència de ligação entre elas. Assinale a opção certa.
		
	 
	As afirmações I e II estão incorretas.
	 
	Somente as afirmações III e IV estão corretas.
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	Somente a afirmação III está incorreta.
	 
	Somente a afirmação V está incorreta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308356392)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A estabilidade da estrutura cristalina para alguns metais e bem como alguns não-metais é influenciado pela temperatura e pressão extena,um exemplo clássico é encontrado no carbono: Grafita estável na temperatura ambiente e o diamante a pressões extremamente elevadas.Qual tipo de fenômeno relaciona.
		
	
	Choque térmico
	
	Solidicação
	
	Têmpera
	
	Fusão
	 
	Alotropia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308444275)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ao se observar microscopicamente a superfície de um aço  SAE1020 lixado, polido e atacado, observam-se microestruturas típicas da interação do Fe com C. Entre as microestruturas geralmente encontradas, cite duas:
		
	
Resposta: Ferrita e perlita
	
Gabarito:
Ferrita e perlita.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308346289)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas IV está correta.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308897451)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o diagrama de transformação isotérmica é correto afirmar que:
		
	
	O tempo independe das dimensões da peça e da microestrutura desejada.
	 
	É obtido pelo resfriamento da austenita a temperaturas constantes e sua transformação determinada ao longo do tempo.
	
	A velocidade de resfriamento determina o tipo de microestrutura inicial da peça.
	
	Quanto maior o tempo menor a segurança da completa dissolução e do tamanho dos grãos.
	
	É obtido pelo processo de descarbonetação dos aços.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308554636)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os tratamentos termoquímicos são realizados em condições ambientais que promovem uma modificação parcial da composição química do material com o objetivo fundamental de aumentar a dureza e a resistência ao desgaste na superfície. Os tratamentos termoquímicos mais importantes são, EXCETO
		
	
	cianetação
	
	nitretação
	
	cementação
	 
	lixiviação
	
	carbonetação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308911209)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O tratamento térmico que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio, ou atingir a microestrutura e as propriedades desejadas, composto de três estágios: recuperação, recristalização e crescimento de grão é o:
		
	
	Martêmpera
	 
	Revenimento
	 
	Recozimento
	
	Normalização
	
	Têmpera

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes