Buscar

Av Planej. e Gestão Tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0457_AV_ » PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: CAMILLA
	Professor:
	MARCELO OLIVEIRA CAMARA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 20/06/2015 11:30:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201309142413)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito da dívida ativa, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os créditos provenientes de relações contratuais podem ser inscritos na dívida ativa tributária.
	
	A pessoa jurídica que não paga uma tarifa na data aprazada sujeita-se a, depois de todas as fases legais previstas, ser inscrita na dívida ativa tributária.
	
	A dívida ativa não-tributária pode ser cobrada diretamente pelo agente fiscal do Estado.
	
	A multa de trânsito pode ser objeto de inscrição na dívida ativa tributária.
	 
	A dívida ativa tributária corresponde ao crédito da fazenda pública proveniente de obrigação legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309272121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compreendendo o Sistema Tributário Nacional, entende-se que o Poder Público pode utilizar de usar suas prerrogativas de Direito Público e de sua Soberania para:
		
	
	Instituir quaisquer tributos sem a necessidade de lei autorizadora;
	
	Aumentar qualquer tipo de imposto sem a necessidade de processo ou autorização legislativa;
	 
	Obrigar o particular a entregar valores aos cofres públicos, independentemente de sua vontade;
	
	Utilizar meios coercitivos, como a prisão, para compelir e punir os contribuintes inadimplentes;
	
	Instituir impostos federais diferenciados de acordo com a capacidade econômica do contribuinte e de acordo com o território nacional;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309142451)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É importante que os empregadores mantenham atualizadas as certidões negativas de débito junto aos órgãos Federais. Neste passo, assinale a opção correta:
		
	
	O empregador poderá fazer a consulta da Certidão Conjunta Negativa ou Positiva com efeitos de Negativa da Receita Federal através do site da Caixa Econômica Federal.
	
	Certidão Negativa de Débito junto ao INSS (CND) através do site da Caixa Econômica Federal.
	 
	A validade do Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) é de 30 dias a contar da data da emissão.
	 
	A validade da Certidão Conjunta Negativa ou Positiva com efeitos de Negativa da Receita Federal é de 30 dias a contar da data de emissão.
	
	A validade da Certidão Negativa de Débito junto ao INSS (CND) é de 30 dias da data da emissão.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309142435)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que tange as Contribuições Sociais e aos Documentos Fiscais, leia as alternativas abaixo e assinale a única opção que julgar correta:
		
	
	Os documentos exigidos pelo ICMS e/ou pelo ISS não podem servir de base para a apuração de tributos federais que tomam por base o faturamento, como p.ex., o PIS e COFINS, assim como para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e para o Imposto de Renda, uma vez que estes incidem diretamente sobre o faturamento daqueles.
	 
	Entre as contribuições sociais existentes no País, encontram-se: FGTS, PIS, PASEP, FUNRURAL, COFINS, CSLL, etc.
	
	A contribuição social é a fonte de financiamento do sistema de seguridade social, saúde, segurança e educação pública, a contribuição social é responsável pelos diversos serviços prestados pelo Estado.
	
	A legislação prevê a unicidade de documentos fiscais, utilizáveis conforme o tipo de operação realizada pelo contribuinte, exceto dois tipos de documentos ficais, quais sejam, as notas fiscais e os cupons fiscais, sendo estes não considerados como tal.
	
	Cada imposto estabelece as espécies de documento fiscal que devem ser utilizadas pelo contribuinte, em nenhuma hipótese, os impostos se servem de documentos já exigidos por outros.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309093018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a determinação do valor do crédito tributário e a notificação do particular (fase oficiosa), o LANÇAMENTO só pode ser alterado em virtude:
		
	 
	Impugnação do sujeito passivo (fase contenciosa); recurso de ofício; iniciativa da própria autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
	
	Impugnação do sujeito ativo (fase contenciosa); recurso de ofício; iniciativa do devedor, nos casos previstos em lei.
	
	Todas as respostas anteriores estão incorretas.
	
	Impugnação do sujeito ativo (fase contenciosa); recurso de ofício; iniciativa da própria autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
	
	Impugnação do sujeito passivo (fase contenciosa); recurso extra oficial; iniciativa da própria autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201309142401)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Planejamento tributário significa o empresário racionalizar a carga tributária. Com base nesta afirmação, julgue as opções abaixo e assinale a opção correta:
		
	
	Poder-se-á alcançar os objetivos almejados pela efetivação do planejamento tributário burlando as normas tributárias, sem qualquer tipo de consequência ou risco.
	
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor independentemente da economia da empresa, da finalidade e dos objetivos da mesma.
	 
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor, pois caso haja o descumprimento destas e de uma obrigação tributária, ocasionará o pagamento de multas pecuniárias e outras sanções previstas.
	
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor independentemente da estrutura da atividade empresarial desenvolvida.
	
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor independentemente do tipo de empreendimento que está sendo realizado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201309247224)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete a frase com os termos adequados: Considera-se ________ quem exerce profissionalmente _________ para a produção ou a circulação __________.
		
	 
	Empresário - atividade econômica organizada - de bens ou serviços;
	
	Trabalhador - atividade física ou intelectual - seguridades sociais;
	
	Administrador - planejamento tributário - de produtos empresariais;
	
	Comerciante - atividade econômica lucrativa - de bens e riquezas;
	
	Planejador - atividade empresarial - de riquezas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201309093702)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional, por pessoas físicas e jurídicas . Os impostos incidem sobre o que?
		
	
Resposta: Incidem sobre bens, mercadorias e serviços. como também sobre transmissão de bens inter-vivos e causas mortis.
	
Gabarito: Os impostos incidem sobre a renda (salários, lucros, ganhos de capital) e patrimônio (terrenos, casas, carros, etc) das pessoas físicas e jurídicas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201309160963)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com a análise de Balanço patrimonial e ativo circulante, marque única opção incorreta:
		
	 
	O ativo circulante compreende, apenas, as disponibilidades, os direitos de crédito sobre clientes, os débitos e os estoques, nunca realizáveis no exercício subsequente ao encerramento do balanço - até 360 dias.
	
	Alguns valores, desde que realizáveis no exercício subsequente ao encerramento do balanço - até 360 dias podem ser compreendidos no ativo circulante.
	
	Existe uma série de contas que podem integrar o grupo do ativo circulante e podem ser analisadas e classificadas, p.ex.: caixa, bancos, duplicatas, etc.
	
	O ativo circulante compreende, p.ex., as disponibilidades, os direitos de crédito sobre clientes,os estoques, dentre outros.
	 
	Na análise de Balanço Patrimonial, as contas que compõem cada grupo deverão ser interpretadas e classificadas de acordo com os conceitos e critérios estabelecidos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201309093699)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional, por pessoas físicas e jurídicas . O Valor é arrecadado pelo Estado .Para que servem os impostos?
		
	
Resposta: Os impostos servem para maximizar as riquezas do pais e no Estado, para melhorias na saúde, estradas e rodovias, educação, segurança publica e infra-estrutura.
	
Gabarito: servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc.

Outros materiais