Buscar

Conceitos de Mercado, Ferramentas da Qualidade, Gerenciamento de Riscos e Plano de Contingência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O potencial de mercado significa tanto o tamanho atual do mercado quanto as projeções de crescimento para um determinado produto ou serviço, sendo esses itens trabalhados pelo fator mercadológico do projeto. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a definição do fator mercadológico.
	
	A
	Consiste em projetar a vida do futuro empreendimento no que se refere à estrutura da organização.
	
	B
	Consiste em análise das condições financeiras passadas, presentes e potenciais, a capacidade da empresa em assumir, com segurança, o débito que pretende contrair.
	
	C
	A tecnologia para a realização do empreendimento deve ser conhecida e detalhada para permitir reproduções futuras e comprovar que a tecnologia escolhida é a mais adequada às condições do empreendimento.
	
	D
	Engloba um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto/serviço.
PAG83
Questão 2/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e marque a que representa as características da ferramenta “HISTOGRAMA”.
	
	A
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, onde são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média - 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
	
	B
	Esta ferramenta permite a identificação do possível relacionamento entre variáveis consideradas numa análise. Consiste num aglomerado de pontos, distribuídos sobre um plano estabelecido por um par de eixos ortogonais X e Y. Pode ser utilizado em várias situações como: processo de solução de problemas; pesquisa social; saúde pública; aprimoramento da qualidade de processos, para fazer é necessário: coletar dados da amostra; construir os eixos; colocar os dados no diagrama; adicionar informações complementares.
	
	C
	É um gráfico de barras que representa as frequências de determinado evento. É um excelente meio para visualizarmos o processo representado pelos dados, pois, nele, podemos constatar que as medidas variam em torno de um valor central denominado tendência central.
	
	D
	A principal utilização dessa ferramenta é permitir uma rápida visualização e entendimento deste, a partir da listagem de todas as suas fases, facilitando sua análise. A simbologia utilizada é conhecida e aceita universalmente. O fluxograma é utilizado para mapear o fluxo do processo na organização permitindo uma visualização mais efetiva das interações. Sua simbologia é diferente dos símbolos utilizados no Diagrama de processo. Os principais são: o losango, usado como ponto de decisão; o retângulo como atividade e o oblongo como início e fim de processo.
PAG 136
Questão 3/5
Podemos verificar uma recente e crescente preocupação, por parte dos administradores, com o gerenciamento dos riscos que podem ocorrer nas organizações. Os riscos enfrentados pela empresa são classificados por Jorion (2000) em dois grandes grupos. 
Analise a definição a seguir que trata de um dos grupos de riscos classificados por Jorion, e em seguida, assinale a alternativa correta a qual se refere. 
“Riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional)”.
	
	A
	Riscos vinculados ao negócio.
	
	B
	Riscos não vinculados ao negócio.
	
	C
	Risco operacional.
	
	D
	Risco sistêmico.
PAG 149
Questão 4/5
Uma das formas de minimizar os efeitos dos riscos de um projeto é por meio do plano de contingência. Este é definido como um conjunto de ações, procedimentos e medidas de segurança preventivas a serem adotadas e que visam disponibilizar soluções imediatas para o restabelecimento de uma situação ou para a recuperação relacionada a alguma falha. Na construção do plano de contingência se deve considerar uma série de componentes-chave.  Com base nos componentes do plano de contingência considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. 
I. Identificar as forças do projeto. 
II. Reunir informações sobre as causas potenciais e os efeitos de crises ou problemas. 
III. Decidir ações e procedimentos a serem tornados.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas.
PAG 153
Questão 5/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade.
 
Analise as alternativas a seguir e marque a que representa as características da ferramenta “Gráfico de Pareto”.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre estes fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	Possui como característica a rápida interpretação dos dados prioritários em um dado problema. É uma classificação simples de dados, como defeitos e reclamações ou problemas (por categoria), que demonstra a prioridade por quantidade de incidência (ocorrência) por categoria.
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. Também é conhecida por checklist.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média - 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
PAG 121

Outros materiais