Buscar

APOL 01 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO E LEIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Planejamento Estratégico em Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
Peter Drucker (1986), conhecido como o “pai da administração moderna”, definiu que “o planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes”. (CAETANO, Cristiano Israel; SAMPAIO, Pedro Paulo Porto de. Planejamento estratégico e administração em segurança. Curitiba: InterSaberes, 2016)
Julgue as proposições a seguir sobre o planejamento estratégico, marcando V para verdadeira e F para falsa, e depois indique a alternativa que apresenta a sequência correta:
(  ) “Não existem ventos favoráveis para barcos sem rumo”. Essa frase de Sêneca (4 a.C a 65 d.C) sintetiza a ideia geral do planejamento estratégico.
(  ) O planejamento estratégico baseia-se na ideia de que nem todo futuro é desconhecido ou incerto, uma vez que  poderá ser antevisto, justamente por ser uma consequência de decisões passadas.
(  ) O homem desde as eras primitivas se utilizava de processos para se proteger das intempéries, da fome, dos animais predadores e dos grupos inimigos.
(  ) O planejamento estratégico projeta as suas ações para a situação atual da organização, considerando que o futuro a Deus pertence.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, V, F, V.
	
	C
	V, V, V, F.
Você acertou!
Sequência correta.
“Segundo Maximiano (2000), ‘nem todo futuro é desconhecido ou incerto’, uma vez que poderá ser antevisto, justamente por ser uma consequência de decisões passadas. Com base nisso, ganha espaço a clássica frase do filósofo Sêneca (4 a.C.-65d.C): ‘não existem ventos favoráveis para barcos sem rumo’. Essa frase, proferida há quase 2 mil anos, sintetiza a ideia geral do planejamento estratégico, pautada na definição de um objetivo que deve orientar
os agrupamentos sociais”.
Referência: CAETANO, Cristiano Israel; SAMPAIO, Pedro Paulo Porto de. Planejamento estratégico e administração em segurança. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 29.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	F, V, F, V.
Questão 2/5 - Planejamento Estratégico em Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
O termo polícia, do latim politia, tem origem grega e se refere ao governo de uma sociedade, à administração das antigas polis. (CAETANO, Cristiano Israel; SAMPAIO, Pedro Paulo Porto de. Planejamento estratégico e administração em segurança. Curitiba: InterSaberes, 2016)
Assinale abaixo a alternativa que aponta corretamente os dois modelos básicos de organização das instituições policiais modernas (Escolas de Polícia):
Nota: 20.0
	
	A
	Escola Argentina e Escola Inglesa.
	
	B
	Escola Francesa e Escola Inglesa.
Você acertou!
“As instituições policiais modernas seguiram basicamente dois modelos de organização: a Gendarmerie Francesa (Escola Latina) e o Modelo Inglês (Escola Anglo-Saxônica). Aqui, chamaremos ambos os modelos de Escolas de Polícia”.
Referência: CAETANO, Cristiano Israel; SAMPAIO, Pedro Paulo Porto de. Planejamento estratégico e administração em segurança. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 27.
	
	C
	Escola Chilena e Escola Alemã.
	
	D
	Escola Italiana e Escola Francesa.
	
	E
	Escola Italiana e Escola Alemã.
Questão 3/5 - Legislação de Segurança Privada
Leia o texto abaixo e depois responda:
Conforme a Lei 7.102/83: “No §2º: O poder Executivo estabelecerá, considerando a reduzida circulação financeira, requisitos próprios de segurança para as cooperativas singulares de crédito e suas dependências”. (Compilação de leis & normas da Segurança Privada. Cadernos Universitários. Curitiba: Intersaberes, 2017).
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, verifique quais os requisitos que podem ser dispensados para as cooperativas singulares de crédito e suas dependências, conforme a lei 7.102/83. Em seguida, leia e analise as assertivas abaixo, identificando com (V) as verdadeiras e com (F) as alternativas falsas para, depois, assinalar a alternativa que corresponde à sequência correta:
(   ) Fica dispensada de sistema de segurança para o estabelecimento a cooperativa singular de crédito que se situe dentro de qualquer edificação que possua estrutura de segurança instalada em conformidade com o art. 2º desta Lei.
(   ) Não tem necessidade de elaboração de um plano de segurança por cooperativa singular de crédito.
(  ) A cooperativa singular de crédito fica dispensa da contratação de vigilante, caso isso inviabilize economicamente a existência do estabelecimento.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	F, V, V.
	
	C
	F, F, V.
	
	D
	V, F, F.
	
	E
	V, F, V.
Você acertou!
As assertivas I e III são verdadeiras;
A assertiva II é falsa: Há a necessidade de elaboração e aprovação de apenas um único plano de segurança por cooperativa singular de crédito, desde que detalhadas todas as suas dependências.
Referência: Compilação de leis & normas da Segurança Privada. Cadernos Universitários. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 10.
Questão 4/5 - Legislação de Segurança Privada
Leia o texto abaixo e depois responda:
“Verificada a existência de infração ao dispositivo da Lei n. 7102/83, e do Decreto nº. 89.056/83, as empresas especializadas, as empresas que executam serviços orgânicos de segurança e os cursos de formação de vigilantes ficam sujeitos às penalidades, aplicáveis pelo Ministério da Justiça, conforme a gravidade da infração, levando-se em conta a reincidência e a condição econômica do infrator”. (Compilação de leis & normas da Segurança Privada. Cadernos Universitários. Curitiba: Intersaberes, 2017.).
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta sobre quais as penalidades aplicáveis:
(    ) advertência.
(    ) multa de 1.000 (mil) até 10.000 (dez mil) reais. 
(    ) proibição temporária de funcionamento.
(    ) cancelamento do registro para funcionar.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V.
	
	B
	V, V, V, F.
	
	C
	F, V, V, V.
	
	D
	V, F, V, V.
Você acertou!
A assertiva II é falsa: multa de 500 (quinhentos) até 5.000 (cinco mil) Ufir. As demais assertivas são verdadeiras
Referência: Compilação de leis & normas da Segurança Privada. Cadernos Universitário. Curitiba: Intersaberes,2017.p. 33.
	
	E
	F, F, V, F.
Questão 5/5 - Planejamento Estratégico em Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
A polícia se apresenta numa grande variedade de formas, do Departamento de Polícia da cidade de Nova York até a ‘Polícia do Povo’ (Druzinikii) da ex-União Soviética. (CAETANO, Cristiano Israel; SAMPAIO, Pedro Paulo Porto de. Planejamento estratégico e administração em segurança. Curitiba: InterSaberes, 2016)
Com base no livro base da disciplina, assinale abaixo a alternativa correta em relação à formação das organizações policiais:
Nota: 20.0
	
	A
	As instituições policiais modernas seguiram basicamente dois modelos de organização: a Escola Francesa e a Escola Alemã.
	
	B
	Nas 51 sociedades antigas, não foram encontradas funções de policiamento.
	
	C
	As organizações policiais, em vários momentos, atenderam aos interesses daqueles que  detinham  o poder econômico, sendo utilizadas como ferramentas de controle dos menos favorecidos.
Você acertou!
“(...) as organizações policiais, em vários momentos, atenderam aos interesses daqueles que detinham o poder econômico, sendo utilizadas como ferramentas de controle dos menos favorecidos”.
Referência: CAETANO, Cristiano Israel; SAMPAIO, Pedro Paulo Porto de. Planejamento estratégico e administração em segurança. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 28.
	
	D
	A concepção de polícia como uma entidade encarregada de manter a ordem pública surgiu em Roma, entre 63 e 14 a.C, com os centuriões.
	
	E
	A nascente das polícias surgiu no século XIX, com a transferência
da justiça privada para a pública.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes