Buscar

Questionário de revisão IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário de revisão IED
1. Direito Positivo é sinônimo de Direito escrito? Explique o que é Direito Positivo? 
 R_O Direito Positivo é um Direito objetivo – normas criadas racionalmente e com relevância e regularidade social – que é reconhecido pelo Estado com critérios de validade de tempo e espaço, constituído de todos os tipos de normas jurídicas: lei, costumes, jurisprudência e fonte negocial. 
2. Qual a diferença entre ato jurídico em sentido estrito e o negócio jurídico? 
 R_ O ato humano cujos efeitos são determinados em leis, já no negócio o ato humano tem seus efeitos determinados pelas partes. 
3. Disserte sobre os vícios do negócio jurídico.
 R_ O nulo é praticado por agente incapaz ou objeto ilícito, o anulável cujo vício pode ser sanado, e o inexistente que é aquele que não preenche nenhum elemento para sua constituição. 
4. Comente sobre os requisitos da relação jurídica.
 R_ Relação intersubjetivo- um vínculo entre duas ou mais pessoas; E o Vínculo normativo é a previsão legal das relações jurídicas, não havendo lei que regule os casos, é possível usar uma como analogia, no direito penal não é possível usar analogia. 
5. Disserte sobre as escolas hermenêuticas. 
 R_ As principais são: as primeiras que foram de tradição religiosa; a de exegese que surgiu com a revolução francesa e código civil napoleônico para proteger o patrimônio contra os abusos da nobreza, do clero e controlar o Estado, era legalista e subordinada à vontade do legislador, sua fonte era exclusivamente a lei; com a revolução industrial surgem novas relações sociais mais complexas e a escola histórico-evolutiva cujos adeptos tentavam compreender a lei com seu novo contexto histórico com uma interpretação atualizada, dentro dos limites da lei mas admitindo que o juiz pode interpretar o sentido da norma; depois, tentando unir as anteriores, temos a escola da livre investigação científica do Direito com a utilização dos costumes e analogia, reconhecendo as lacunas na lei mas sem liberdade criativa do juiz; finalmente a escola de Direito livre com ampla liberdade de interpretação e aplicação para fazer a justiça na resolução de conflitos, com interpretação criativa ampliando o sentido da norma, mas sua crítica é poder trazer uma insegurança jurídica. 
6. Conceitue personalidade jurídica e legitimidade.
 R_ Personalidade jurídica é a aptidão genérica para se titularizar direitos e obrigações na ordem civil. Já legitimidade é a capacidade de fato, de exercício do direito, ou seja, é a aptidão para exercer, por si só, os atos da vida civil, também chamada capacidade de ação. 
7. Explique como se dá a personalidade jurídica da pessoa física e da pessoa jurídica.
 R_ A da pessoa física começa do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo desde a concepção, os direitos do nascituro, já a jurídica ocorre com a inscrição dos atos constitutivos, do contrato social, do estatuto no registro público competente que, em regra é a junta comercial ou o cartório de registro de pessoa jurídica. 
8. Explique a classificação dos Direitos humanos. 
 R_ 1ª geração - Direitos civis e políticos -> direito à vida, à liberdade, à crença, à segurança, ao voto - Status negativo -> pressupõem uma limitação a atuação do estado; 
2ª geração - Direitos sociais, culturais e econômicos -> à saúde, ao trabalho, à moradia, ao laser, à educação, ao saneamento básico; 
- Status positivo -> o estado deve fazer; 
3ª geração - Direitos de fraternidade / solidariedade -> a um grupo (coletividade) e não semente indivíduos, como direito ao meio ambiente, a paz, . 
9. Disserte sobre os métodos de integração.
 R_ Consiste em submeter um fato concreto a uma norma por: 
a) Analogia – consiste em aplicar a um caso não previsto na lei a norma destinada para um outro caso semelhante ao não previsto; 
b) Costumes; 
c) Princípios - são pressupostos lógicos que fundamentam o conhecimento;
d) Equidade – visando o bem comum e a finalidade social. 
10. O que é analogia e interpretação extensiva? 
 R_ A analogia consiste em aplicar a um caso não previsto na lei a norma destinada para um outro caso semelhante ao não previsto; 
Na extensiva o alcance do sentido da norma é mais amplo do que indicam seus termos.

Outros materiais