Buscar

resumo pratico parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEISHMANIOSE
Existem quarto tipos de leishmaniose, a cutanea difusa, visceral, tegumentar e muco-cutanea. Sua formas evolutivas são: amastigota (que possui o flagelo interiorizado e é a forma infectante do invertebrado) e promastigota (possui cinetoplasto bem antes do núcleo e é a forma infectante do vertebrado). A transmissão é feita através do mosquito Lutzomyia sp, onde o macho apresenta uma garra na genitalia, enquando a femea não. Seu ciclo biológico é heteroxenico.
DOENÇA DE CHAGAS
O agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, e possui as formas evolutivas: amastigota (com o flagelo interiorizado), tripomastigota metacíclica (cinetoplasto posterior ao núcleo e é a forma infectante para o vertebrado), tripomastigota sanguíneo (forma infectante ao hospedeiro invertebrado), epimastigota (cinetoplasto anterior ao núcleo porem bem próximo e está presente apenas no tubo digestório do inseto). A forma amastigota geralmente é encontrado em musculos estriados cardíacos e liso, o triopmastigota metacíclico nas fezes do inseto, enquanto a sanguínea no sangue ou linfa do vertebrado, a epimastigota no tudo digestório do inseto. Possui ciclo biológico heteroxenico. Os triatomíneos (insetos) são: fitófago (com probóscida longa e retilínea que ultrapassa o primeiro par de patas), o predador (com probóscida curta e curva) e os hematófagos ( com probóscida longa e reetilínea, porem não ultrapassa o primeiro par de patas). Esses hematófagos são divididos em: Triatoma sp. (com a cabeça cilíndrica e as antennas situadas entre os olhos e o clípeo), Rhodinus sp. (com cabeça longa e antennas na parte anterior ao clípeo) e Panstrongylus sp. (com cabeça larga e antennas proximas aos olhos). 
TRICOMONIASE
Possui ua única forma evoltiva que são os trofozoítos, que apresentam 4 flagelos livres, uma membrana ondulante e um axóstilo, eles ficam no trato genitourinario do homem e da mulher, sua transmissão é atraves da relação sexual, compartilhamento de toalhas e roupas íntimas, sendo assim seu ciclo é monoxênico.
GIARDÍASE
Também apresente uma única forma evolutiva: os trofozoítos, com 8 flagelos livres, 2 núcleos, 2 axóstilos, corpos parabazais e disco suctorial. Sua forma infectante é o cisto, e sua transmissão se dá pela ingestão de alimento ou agua contaminada, ou por via fecal-oral, sendo seu ciclo biológico monoxenico.
AMEBÍASE
Entamoeba coli: forma não patogênica e apresenta a forma evolutiva de trofozoito, sendo ele com um núcleo de cromatina grossa e escentrico e su citoplasma não é diferenciado em ecto e endoplasma
Entamoeba histolytica: forma patogênica e também apresenta a forma de trofozoito, porem com o núcleo com comatina delicado e central, e seu citoplasma diferenciado em ecto e endoplasma
Iodamoeba butschilii
Seu han=bitat é no intestino grosso e sua transmissão se dá atraves da ingestão de cistos (com trofozoitos) por mio de alimentos ou agua infectados ou por via fecal-oral, poranto seu ciclo é monoxenico.
MALÁRIA
Plasmodium sp. Que possui as formas evolutivas de trofozoito jovem e maduro, rosácea e esquizonte, e é divido em Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum. Sua transmissão é através da picada do mosquito Anopheles sp, onde o macho apresentra antennas plumosas e dilatação terminal e a femea antennas pilosas e sem dilatação terminal. O homem é o hospedeiro intermediário, sendo sua forma infectante os esporozoítos, e o mosquito é o hospedeiro definitivo, e sua forma infectante é o gametócito. Seu ciclo é heteroxênico.
TOXOPLASMOSE
Apresenta a forma evolutica de trofozoito e cisto de Toxoplasma gondii. O gato é o hospedeiro definitivo e o homem o intermediário. A ingestão e dá atraves da ingestão de oocistos contendo esporozoitos presentes em alimentos, agua e ciza de gato contaminada, ingestão de cistos contendo bradizoitos presente em carne crua ou mal passada, ingestão de cistos contendo traquizoitos presente no leite, ou de forma congenital. Seu ciclo é heteroxênico.

Outros materiais