Buscar

AVS PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0378_AVS_201201202639 (AG) » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201201202639 - GLAUCILENE ARANTES CHAVES
	Professor:
	CRISTINE ROSE MERA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1        Data: 27/06/2015 09:13:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201201462822)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O psicólogo institucional ao fazer sua intervenção deve assumir uma Atitude Clínica, de acordo com Bleger. O que isso representa em termos de enquadre do trabalho?
		
	
Resposta: O psicológo institucional deve ter uma atitude clínica para que nada possa interferir no seu diagnóstico em relação a totalidade da instituição. A atitude clínica que Bleger se refere é ter uma relação de afeto, mas tendo a possibilidade de manter a distância para não comprometer sua avaliação, não assumir nenhum cargo dentro da instituição, tendo apenas um papel de consultor ou assessor, manter segredo profissional e ética,manter a resistência, não utilizar o desempenho da instituição como base para sua observação. Em termos de enquadre do trabalho, a atitude clínica, faz com que o resultado das observações dos grupos da instituição e da instituição na totalidade, seja completo e satisfatório para o desempenho da mesma e para um bom trabalho do psicólogo institucional.
	
Gabarito: Atitude Clinica / dissociação instrumental , manter um distanciamento do seu objeto de estudo / distanciamento ótimo / sintonia sem envolvimento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201793881)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	É possível haver uma relação estreita entre escola, família e comunidade, porém vemos que apesar dos interesses serem de todas as partes, a escola é a principal responsável em promover iniciativas que levem as famílias a participarem do processo de ensino-aprendizagem. De que forma a escola deve agir para haver essa relação?
		
	
Resposta: A família e a comunidade precisam estar presentes nos projetos da escola, mas cabe a escola cativar os pais e a comunidade. Em primeiro lugar é preciso conhecer seus alunos, sua vivência, suas experiências pessoais e a comunidade que ele vive. A partir desse conhecimento pessaol, é preciso criar projetos e trabalhos pedagógicos que tenham a participação dos pais e da comunidade. A escola deve sempre estar em contato com os pais de seus alunos, promovendo palestras, reuniões, interações ativas. A parceria escola, pais e comunidade deve ser uma constante na vida dos alunos. Sabemos que ainda é pouca a participação dos pais na aprendizagem de seus filhos,vemos em reuniões de pais o pouco interesse na aprendizagem, isso quando os pais vão as reuniões. Isso precisa mudar, para que tenhamos uma aprendizagem satisfatória para os alunos e um trabalho compensatório para a escola é necessário essa interação importantíssima entre escola e família.
	
Gabarito: Ela deve abrir suas portas e promover atividades culturais, projetos educacionais e trabalhar de forma a orientar as famílias nos seus direitos e deveres como parte da comunidade escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201387211)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O estudo dos fatores psicológicos que se acham em jogo na instituição, pelo mero fato de que nela participam seres humanos e pelo fato da mediação imprescindível do ser humano para que ditas instituições existam". Define, segundo Bleger, o conceito de:
		
	
	Psico-Higiene
	
	Psicologia Aplicada
	
	Psicoterapia
	
	Psicologia Clínica
	 
	Psicologia das Instituições
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201466023)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A metodologia de análise das relações dentro da escola, espaço dinâmico onde se dá a prática do psicólogo escolar, foi a partir dos institucionalistas Bleger e Lapassade, visto que seus conceitos teóricos se aplicam dentro desta realidade. Com base nessas perspectivas, acredita-se que a escola deveria ser um lugar para o pensar, para a reflexão, para o saber. I- Os três níveis que a análise institucional de Lapassade considera como base da realidade social são: o do grupo, o da organização e o da instituição. II- Na conceituação de instituição, Lapassade distingue dois termos, O primeiro significa o que está estabelecido e que tem caráter de cristalização das formas de relação. O segundo refere-se ao movimento de criação e caracteriza-se como a capacidade de inventar novas formas de relação. São eles: instituido - instituinte; III- Na concepção de organização da vida social, criada pelo Estado, Lapassade atribui um lugar fundamental à burocracia, situando-a como uma questão política. Para ele a burocracia é: a organização da separação, e seu traço definidor é a forma de organização do poder, em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos que, embora em relação, não alinham seus interesses aos dos grupos ou indivíduos executores. Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	somente I
	 
	I, II e III
	
	somente II e III
	
	somente I e III
	
	somente I e II
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201380178)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em Lapassade entende-se, de modo geral, a análise institucional como a maneira singular de entender o que são as relações instituídas e a forma de trabalhá-las ou agir sobre elas enquanto psicólogo. Suas bases concretas encontram-se nas experiências da ______________________ que, criticando uma _____________________, procurou constituir uma outra que dimensionasse o espaço, o tempo e a relação educador-educando.
		
	 
	pedagogia institucional - pedagogia autoritária
	
	teoria Psicoanalítica - abordagem escolanovista
	
	visão cognitivo comportamental - visão materialista histórica
	
	visão cognitivo comportamental - abordagem da gestalt
	
	visão escolanovista - pedagogia institucional
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201466148)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lapassade considera a análise institucional como um movimento, esse possuindo dois lados. De um lado constrói teorias para se analisá-las, de outro forma conceitos de práticas e de intervenções institucionais. Pensando assim a análise institucional visa inferir uma possibilidade de recriar e repensar a realidade social instituída. Analise os itens a seguir: I -Para Lapassade existem três níveis de realidade institucional, primeira é em nível de grupo, segundo é o nível de organização e terceiro a própria representação da instituição,o Estado. II- Os grupos consistem em formas mais simples de ajuntamentos, mas mesmos simples carregam marcas institucionais para organizar e regulamentar o aprendizado e a produção, dessa maneira vive-se instituído a todo lugar. III- O institucionalismo vê a sociedade como uma rede, uma teia, um tecido institucional e distingue duas vertentes ou processos: o instituinte - tido como um processo dinâmico capaz de criar, inovar e transformar a instituição e o instituído - visto como cristalizado, como estático sem possibilidades de mudanças. Estão Corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II e III
	
	somente I e III
	
	somente II e III
	
	somente I
	
	Somente II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201490177)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	NÃO é correto afirmar que a escola como instituição fundamental para a formação da cidadania deve:
		
	
	Participar e colaborar com os movimentos de luta pela melhoria da qualidade sociocultural e socioambiental formal e não formal, em todos os níveis
	
	Desenvolver estudos e pesquisas que contribuam para a formação dos educadores e para a definição de políticas públicas educacionais;
	
	Contribuir para a construção da cidadania ativa, entendendo as unidades educacionais como espaços de organização da sociedade para a defesa de direitos conquistados e criação de novos;
	 
	servir para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social;
	
	priorizar a formaçãodo comportamento crítico, com base no desenvolvimento das competências lógica, linguística e moral;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201850936)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com Faria Filho (2000) a educação compete:
		
	
	Exclusivamente à escola;
	 
	À todos aqueles que exercem algum tipo de modelo social;
	
	Exclusivamente à família;
	 
	À família e à escola em ação conjunta;
	
	Às instituições religiosas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201387264)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fundamental para a solução de tarefas unitárias consiste em como reunir as contribuições dos membros para alcançar o objetivo do grupo. As tarefas em que o desempenho do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro são chamadas:
		
	
	tarefas unitárias
	
	tarefas conjuntivas
	
	tarefas divisíveis
	
	tarefas aditivas
	 
	tarefas disjuntivas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201462243)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As equipes de trabalho, após o seu nascimento, passam por diferentes fases até atingir o estágio em que o desempenho das tarefas é favorecido. Estas fases não são uma peculiaridade das equipes de trabalho. São fases do desenvolvimento na vida dos grupos e como as equipes constituem um tipo específico de grupo, passam também por elas. De acordo com Baldwin, Rubin e Bommer como se dão essa fases de desenvolvimento de uma equipe:
		
	 
	Formação, Agitação, Normatização e Desempenho.
	
	Normatização, Agitação, Desempenho e Formação.
	
	Agitação, Formação, Normatização e Desempenho.
	
	Formação, Normatização, Desempenho e Agitação.
	
	Desempenho, Normatização, Agitação e Formação.

Outros materiais