Buscar

AV2 - Gestão e Legislação Ambiental - 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_ » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9011/Q
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 16/06/2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201302054331)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Quais foram os dilemas da década de 70 para a Política Ambiental?
		
	
Resposta: Um dos dilemas foi a criação das Leis: Decreto-Lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial. A Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais. E a Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares.
	
Gabarito: A década de 70 se inicia com a realização da Conferência de Estocolmo de 1972, onde o Brasil defendia a idéia de que o melhor instrumento para combater a poluição é o desenvolvimento econômico e social. Diante das pressões externas e da sociedade que acusavam o governo brasileiro de defender o desenvolvimento a qualquer custo, era emergente a necessidade de se criar um projeto ambiental nacional que contribuísse para reduzir os impactos ambientais decorrentes do crescimento causado pela política desenvolvimentista. Como resposta, foi criada em 1973, a Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior, ¿orientada para conservação do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais¿, passando a dividir funções com o IBDF. Mas um fato marcante acabou redirecionando todo o processo, pois nessa década, ganhava força a visão de Ecodesenvolvimento que já defendia a conciliação dos aspectos econômicos, sociais e ambientais no desenvolvimento. Essa visão começa a ser internalizada na política ambiental brasileira com a promulgação da lei Nº 6938/81, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302638245)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Cite 02 vantagens que as empresas vêm conseguindo quando suas atividades são planejadas visando a não-degradação ambiental. 
		
	
Resposta: Reduzem riscos a medida que examinam com cuidado e proativamente elementos de riscos e implementam gerenciamento de crise efetivo. E garantir lucros futuros, ao antecipar necessidades sociais, por meio de atividades da responsabilidade social, criando-se valores ou até um novo mercado,melhorando seu valor corporativo. Sem contar com maior credibilidade no mercado.
	
Gabarito: Entre estas vantagens destaca-se a melhoria da imagem da empresa junto a seus clientes e a seus operários, a diminuindo da propensão de provocar danos ambientais, a redução de custos diários, aumento da competitividade, a boa reputação da empresa junto aos órgãos ambientais, à comunidade e às organizações não-governamentais, a possibilidades de obtenção de financiamentos a taxas reduzidas e a redução de custos de seguro.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302151642)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas, é a definição de: 
		
	
	Sistema de Gestão Ambiental 
	
	Desenvolvimento sustentável 
	
	Passivo ambiental 
	
	ISO 9000 
	
	Gestão ambiental 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302197644)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981 aborda:
		
	
	O parcelamento do solo urbano
	
	A criação de estações ecológicas
	
	Sobre medidas de prevenção da poluição industrial
	
	A Política Nacional do Meio Ambiente
	
	Sobre responsabilidade civil e criminal
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302106609)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
		
	
	o conjunto de leis que orienta as ações a forma como o governo deve agir para estimular o setor privado a investir mais forte em tecnologias limpas. 
	
	o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente. 
	
	o conjunto de leis que busca promover o desenvolvimento econômico e social, mas sempre observando o uso de matérias-primas e insumos de origem verde.
	
	o conjunto de objetivos que permite que o governo possa estimular as organizações do terceiro setor a se qualificar melhor e, desta forma, atuar junto as empresas para que adotem processos ecologicamente corretas. 
	
	o conjunto de leis que busca motivar as empresas a investirem em tecnologias limpas. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302581712)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale a questão que corresponde ao crime ambiental contra o patrimônio cultural:
		
	
	Extração de recursos minerais sem autorização
	
	Sonegação ou omissão de informações e dados técnico-científicos 
	
	Introdução de espécime animal estrangeira no Brasil sem a devida autorização
	
	Destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação
	
	A construção em solo não edificável (por exemplo áreas de preservação), ou no seu entorno, sem autorização ou em desacordo com a autorização concedida 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302051959)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Determinado órgão licenciador outorgou a um empreendedor licença prévia para a consecução de obra, pelo prazo de 3 (três) anos, no qual deveriam ser cumpridas as condições ali expostas. Estando prestes a expirar o prazo, as condições determinadas pelo órgão licenciador não foram cumpridas. A licença outorgada 
		
	
	poderá ser prorrogada por 3 (três) anos. 
	
	poderá ser prorrogada por 1 (um) ano.
	
	não poderá ser prorrogada. 
	
	poderá ser prorrogada por 2 (dois) anos. 
	
	poderá ser prorrogada por 5 (cinco) anos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302234737)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O(A) ____________ é definido(a) como uma unidade funcional da ecologia. É um sistema aberto, integrado por todos os organismos vivos e os elementos físicos presentes em uma determinada área, cujas propriedades de funcionamento e de autorregulação derivam das relações entre eles (Branco, 1989). Os fenômenos no interior do sistema processam-se por meio de fluxos de matéria e energia que resultam em conexões e relações de dependência entre suas partes (Philippi Júnior e Maglio, 2008). 
		
	
	Ecossistema
	
	Biodiversidade
	
	Bioma
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
	Meio Ambiente
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302194118)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A partir da percepção de que um novo modelo de estratégias e planejamentos no relacionamento com fornecedores, consumidores e órgãos de controle ambiental precisava ser implantado, assinale a alternativa que não diz respeito a conceitos envolvidos nessa percepção: 
		
	
	sustentabilidade 
	
	desenvolvimento sustentável 
	
	prevenção da poluição 
	
	progresso a qualquer custo 
	
	gestão ambiental 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302230603)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo a NBR Série ISO 14001 (1996), ¿as normas de gestão ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema ambiental eficaz, passível de integração com outros elementos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar os seus objetivos ambientais e econômicos¿. Nesse sentido, ¿a declaração da organização, expondo suas intençõese princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para a ação e definição de seus objetivos e metas ambientais¿ é o conceito do princípio definidor de um SGA:
		
	
	Análise crítica.
	
	Política Ambiental
	
	Planejamento
	
	Verificação e ação corretiva.
	
	Implementação e operação.

Outros materiais