Buscar

Espectroscopia no UV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

[Digite texto]
	
	
CURSO FARMÁCIA
ANÁLISE ORGÂNICA E INSTRUMENTAL
	
	
	
	
	
	
Exercícios – Espectroscopia no UV
Qual o efeito da conjugação sobre a posição do máximo da banda de absorção de um dieno, em comparação a um composto insaturado não-conjugado?
Um dieno é um composto com 2 ligações duplas conjugadas (dupla – simples – dupla). A cada conjugação ocorre um deslocamento no Maximo de absorção para maiores comprimentos de onda (deslocamento batocrômico), no caso esse aumento é de 30 nm a cada ligação dupla conjugada adicionada.
Diferencie grupos cromóforos de auxocromos.
Cromóforos: Grupos carreadores de cor, geralmente compostos que apresentam insaturações, podendo apresentar ou não conjugação.Auxocromos: Grupos que intensificam a cor em uma molécula. A sua presença na estrutura da molécula acarreta em um deslocamento no máximo de absorção. 
Explique o que é deslocamento batocrômico e hipsocrômico.
DESLOCAMENTO BATOCRÔMICO: Ocorre quando a presença de um auxocromo aumenta a conjugação na molécula, sendo que o máximo de absorção desloca-se para o lado do vermelho no espectro (maiores comprimentos de onda). DESLOCAMENTO HIPSOCRÔMICO: Ocorre quando a presença de um auxocromo diminiu a conjugação na molécula, sendo que o máximo de absorção desloca-se para o lado do azul no espectro (menores comprimentos de onda). 
Fale sobre a instrumentação de um espectrômetro UV-Vis.
A instrumentação de um equipamento UV-Vis consiste de uma fonte de radiação, parte ótica, compartimento da amostra, e detector. 
A fonte de radiação são lâmpadas de deutério (para a região ultravioleta) e tungstênio (para a região do visível), ou ainda uma única lâmpada de arco de xenônio, que emite todos os comprimentos de onda UV-VIS. 
A parte ótica pode ser de duplo feixe, ou feixe simples, sendo que a de duplo feixe há a possibilidade de se medir a absorbância e/ou transmitância do solvente (branco) e já descontar da amostra.
O compartimento da amostra deve ser transparente a radiação em questão. Para os comprimentos de onda do ultravioleta deve-se utilizar lâmpada de quartzo, e para a região do visível a cubeta pode ser de vidro.
Os detectores são dispositivos capazes de converter luz para o domínio elétrico e assim gerar um espectro no computador acoplado.
Que tipo de interações podem ocorrer entre a radiação e a matéria? Explique-as.
Absorção: Transição de um elétron de um nível de menor energia para um nível superior por transferência de energia de radiação.
Refração: Fenômeno resultante da alteração da direção da luz incidente e que depende do meio de propagação.
Reflexão: Componente da radiação incidente que é refletida com ângulo de reflexão = ângulo de incidência.
Difusão: Redirecionamento da luz devido a sua interação com a matéria.
Emissão: Transição de um elétron de um nível de maior energia para um nível inferior com libertação de energia.
Transmissão: Fração de luz que não foi absorvida, refletida, difundida ou refratada.
Qual é a relação entre a frequência e o comprimento de onda em uma radiação eletromagnética?
Frequencia (() e comprimento de onda (() são inversamente proporcionais, ou seja, quando um aumenta, o outro diminui e vice-versa.
Qual é a faixa do espectro visível? E ultravioleta?
Ultravioleta: de 10 a 400 nm
Visível: de 400 a 700 nm
Qual é a diferença entre absorbância e transmitância?
A absorbância mede o quanto da energia incidente (luz) foi absorvida pela molécula, matematicamente a absorbância é medida pela razão entre a potencia do feixe incidente pela potência do feixe transmitido. A transmitância mede o quanto de energia esta sendo transmitida pela luz incidente. Matematicamente a transmitância é a razão entre a potência do feixe transmitido e a potência do feixe incidente.
O que é a lei de Beer? Segundo essa lei qual é a relação entre a absorbância e a concentração da amostra? E entre a transmitância e a concentração da amostra?
É uma lei descoberta por Beer e Lambert que relaciona a absorbância com a concentração de uma amostra:
A = (.b.c
Onde A e a absorbância, ( é a absortividade molar (característica de cada substância), b é o caminho ótico e c é a concentração.
A absorbância é diretamente proporcional a concentração, ou seja, se aumenta a concentração da amostra sua absorbância também aumenta.
A transmitância é inversamente proporcional a concentração, ou seja, se a concentração da amostra aumenta, a transmitância diminui.

Outros materiais