Buscar

Apol 4(Comunicação Organizacional e Sistema de Informaçãos Gerenciais-SIG)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Informações Gerenciais – SIG 
Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) dentro das empresas são utilizados em vários momentos e com finalidades distintas de acordo com a empresa, com o tipo do sistema e com o nível hierárquico onde estão sendo utilizados. Como resultados, os SIG proporcionam maior facilidade e agilidade na obtenção de dados, maior clareza nos processos decisórios, informações de qualidade, dentre outros resultados. Neste sentido, um dos elementos essenciais produzidos pelos SIG é o Relatório Gerencial, que são resumos estruturados de dados e informações necessárias ao processo decisório.
A partir do exposto e com base no material didático, leia as asserções a seguir e analise a relação entre elas.
I. Relatórios de exceção são aqueles gerados a partir da solicitação de usuários quando surgem situações operacionais específicas que necessitam ser analisadas.
Porque
II. O propósito de um relatório gerencial reside em sua capacidade de atribuir significado aos dados da organização sob uma ótica de gestão.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira;
Você acertou!
Justificativa: Conforme apontado por Eleutério (2015, p. 107), “o propósito de um relatório gerencial reside, portanto, em sua capacidade de atribuir significado aos dados sob a ótica da gestão”. Desta forma, a assertiva II é verdadeira. Por outro lado, a assertiva I está incorreta, uma vez que os relatórios sob demanda são aqueles “gerados por solicitação do usuário, quando surge alguma situação operacional específica que necessita ser analisada” e não os relatórios de exceção, que são “aqueles gerados automaticamente pelo sistema para alertar os gestores sobre situações anormais que podem exigir algum tipo de intervenção” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 107).
	
	C
	As assertivas I e II são falsas;
	
	D
	As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva II é uma justificativa correta da primeira.
	
	E
	As assertivas I e II são verdadeiras, porém a assertiva II não é uma justificativa correta da primeira.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir,  o qual aborda sobre a estruturação de comunicação.
 Para Pimentel (2017, p. 92) a "estruturação de uma comunicação interna sólida se reflete na imagem da marca para o público externo. Um bom planejamento de comunicação acarreta consequências positivas à empresa, como aparição na mídia, ações de marketing e de relacionamento, recebimento de prêmios", entre outros.
Considerando o texto acima e o livro base, alguns passos são fundamentais para a elaboração do plano marketing. Analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale-as com V de verdadeiras ou com F de falsas sobre os passos fundamentais para a elaboração do plano marketing.
(   ) Fazer o diagnóstico da situação atual da empresa.
(   ) Definir objetivos e identificar o público-alvo.
(   ) Escutar antes de falar.
(   ) Comunicação direta e de fácil compreensão.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F - V - V - F.
	
	B
	V - V - F - F.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "b".
Comentários:
Os passos fundamentais para a elaboração do plano marketing conforme apresenta Pimentel (2017, p. 93) são: fazer o diagnóstico da situação atual da empresa, definir objetivos e identificar o público-alvo. Portanto, a terceira e a quarta afirmativas estão incorretas, estas se referem ao processo de adequação da comunicação interna apresentado por Pimentel (2017, p. 83 e 84).
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 93.
	
	C
	V - V - V - V.
	
	D
	F - F - V - F.
	
	E
	V - F - F - V.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre a realização de diagnóstico e definição de objetivos de comunicação.
A empresa Guri & Guria atua com eventos e festas infantojuvenil, tem uma sede estruturada para os eventos e realizam eventos em locais definidos pelos clientes. Estão no mercado há seis anos e o crescimento tem demandado uma maior estruturação da empresa. A Guri & Guria não possui uma área especializada em marketing, porém, considera importante profissionalizar as relações com as mídias sociais e a comunicação interna. Pensando nisso o proprietário opta por contratar uma consultoria para realizar um diagnóstico das necessidades de comunicação da Guri & Guria, para então poder definir os objetivos e os planos da empresa com a comunicação.
Considerando o livro base e o caso acima, coloque-se no lugar do consultor e imagine uma relação de perguntas úteis que você deve formular ao proprietário para realizar o diagnóstico do cenário atual da comunicação da Guri & Guria. Agora, analise as afirmativas abaixo e identifique as perguntas que se mostram corretas para elaborar tal diagnóstico.
I - Qual o posicionamento da empresa?
II - Do modo que empresa age hoje é possível chegar ao lugar que deseja?
III - Que caminho deve percorrer para atingir a posição esperada?
IV - Quais os canais de marketing e de comunicação mais adequados?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a II.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I; II e III.
Alternativa correta é a letra "d".
Comentários:
Segundo Pimentel (2017, p. 94) as perguntas úteis para realizar o diagnóstico do cenário atual da empresa são: Qual o posicionamento da empresa? Do modo que empresa age atualmente é possível chegar ao lugar que deseja? Que caminho deve percorrer para atingir a posição esperada? A afirmativa IV se refere ao mapeamento dos canais de marketing e de comunicação mais adequados ao público que se deseja atingir (Pimentel, 2017, p. 103), para realizar este mapeamento primeiro é preciso ter clareza do diagnóstico do cenário atual.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 94.
	
	E
	Todas estão corretas
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
A empresa de logística portuária Real Express está localizada na cidade de Santos - SP e tem uma filial em Itajaí - SC, atua em todo Brasil, é especializada em transporte de cargas marítimas através de containers. Recentemente a empresa passou por uma reestruturação em seu planejamento de comunicação. A área de marketing, em conjunto com a direção, fizeram um diagnóstico da situação atual da comunicação, redefiniram objetivos, público-alvo, mapearam canais de marketing e delimitaram novos orçamentos. E com base nestas informações, definiram o conceito central da comunicação para a Real Express.
Consideração o livro base, o conceito central de comunicação envolve a definição de alguns aspectos por parte de um empresa. No caso da Real Express, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que se mostram corretas sobre a definição do conceito central da comunicação.
I - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve identificar as técnicas e as formas de linguagens destinadas aos diferentes públicos.
II - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve ter argumento criativo que responda aos problemas diagnosticados em relação a marca.
III - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve captar a essência da marca e levar para o público o sentimento que a empresa que provocar nos stakeholders.
IV - Para a definição do conceito central da comunicação a Real Express deve ter clareza na hora de colocar o plano de comunicação em prática com a implantação do cronograma para orientar as ações.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e IV
	
	C
	II e III.
Você acertou!
Os aspectos que envolvem a definição do conceito central da comunicação são: o argumento criativo que responde aos problemas diagnosticadosem relação a marca e capta a essência da marca e leva para o público o sentimento que a empresa que provocar nos stakeholders (Pimentel, 2017, p. 106). A afirmativa I está errada, pois se refere a designação de canais a serem utilizadas no envio das mensagens (Pimentel, 2017, p 108). A afirmativa IV está errada, pois se refere a implementação do plano de comunicação (Pimentel, 2017, p. 113).
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 106.
	
	D
	I; III e IV.
	
	E
	I; II e IV.
Questão 5/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
A utilização de sistemas de informações nos ambientes empresariais já é uma realidade para a maioria das empresas, pois estas perceberam nos SI a possibilidade de uma utilização mais efetiva de seus recursos informacionais e a possibilidade de alcance de vantagens competitivas por meio da utilização mais adequada de dados e informações disponíveis nos ambientes empresariais. Neste sentido, saber identificar e classificar os sistemas de informação pode ser uma ferramenta na hora de decidir que tipo de SI usar dentro da sua empresa. Desta forma, com base no material didático da disciplina, vemos que os SI podem ser classificados de várias maneiras e com base em inúmeros critérios. No entanto, as duas formas mais usuais para a classificação dos SI levam em consideração a sua abrangência e o nível decisório em que atuam.
A partir do exposto e com base no conteúdo da disciplina leia as assertivas a seguir e analise a relação entre elas:
I. A abrangência de um sistema de informação se refere à sua capacidade de atender a diferentes áreas dentro das organizações, pois quanto maior a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema.
Porque
II. Os sistemas de informação podem ser classificados em três categorias: primeira geração; segunda geração; e terceira geração, em que cada uma delas possui características e especificidades relacionadas com a abrangência dos SI dentro das empresas.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
Você acertou!
Justificativa: A assertiva I é verdadeira, pois conforme apontado por Eleutério (2015, p. 96), a abrangência de um sistema de informação se refere à sua capacidade de atender a diferentes áreas dentro das organizações e quanto maior a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema. Já a assertiva II é falsa, uma vez que, conforme Eleutério (2015, p. 94-96), há várias maneiras de classificar um sistema. Com relação à abrangência seriam três possibilidades: sistemas departamentais; sistemas integrados e sistemas interorganizacionais. Por outro lado, quando falamos em gerações de sistemas de informações, estamos nos referindo à evolução dos SI, que é dividida em quatro etapas: primeira geração; segunda geração; terceira geração; e quarta geração. Assim, a alternativa é a correta.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira;
	
	C
	As assertivas I e II são falsas;
	
	D
	As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva II é uma justificativa correta da primeira.
	
	E
	As assertivas I e II são verdadeiras, porém a assertiva II não é uma justificativa correta da primeira.