Buscar

Gabarito AP2 Geomorfologia Geral - 2016 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UERJ – Fundação CECIERJ - Licenciatura em Geografia - 
Geomorfologia Geral – Profa Anice Afonso - Avaliação Presencial 2 (AP2)
SELECIONE E RESPONDA 5 (cinco) DENTRE AS QUESTÕES PROPOSTAS A SEGUIR:
Foram corrigidas apenas as primeiras 5 respostas. 
Fazer as 11 questões indica que o aluno não compreendeu esta parte fundamental da prova;
Fazer mais do que 5 questões indica incapacidade do aluno em distinguir o que melhor compreendeu da matéria e insegurança em relação a sua capacidade de argumentação. 
CASO O ALUNO TENHA FEITO MAIS DE 5 QUESTÕES, AS RESPOSTAS ADICIONAIS FORAM CONSIDERADAS RASCUNHO E NÃO FORAM CONSIDERADAS.
Cada resposta dada vale até 2 pontos, distribuídos entre as exigências das questões.
Padrão de respostas esperado e indicações para compreender melhor o tema da questão proposta: 
Sobre o processo de intemperismo...:
defina o processo e seus agentes;
resposta na aula 8 “antes de mais nada... a ação do intemperismo”; alteração, modificação das características originais das rochas. Intemperismo NÃO é desgaste das rochas. 
Agentes do intemperismo: elementos do clima (temperatura, água...), ácidos e enzimas, etc.
explique intemperismo físico e dê dois exemplos; desagregação, fragmentação das rochas; exemplos: alternância de temperatura, fragmentação por dilatação de fissuras provocadas por gelo, organismos ou cristalização de sais;
explique intemperismo químico e dê dois exemplos. Decomposição química das rochas; exemplos: dissolução, hidratação, oxidação, ...
Estabeleça relações entre clima e intemperismo a partir da ilustração abaixo:
Consulte a figura 8.6 de seu material didático e estude a relação entre altas precipitações e temperaturas e aumento da intensidade do intemperismo, ilustrada na imagem pela maior presença de argilominerais (que indicam alteração das rochas) em maiores profundidades nas áreas mais quentes e úmidas. 
3- Sobre o relevo cárstico, responda: Estude na aula 8 o Box intitulado “Intemperismo em rochas solúveis: a geomorfologia cárstica”
que tipo de rochas são associadas a este tipo de relevo? Rochas solúveis, especialmente rochas calcárias, ricas em carbonato de cálcio.
como se dá a dissolução dessas rochas? Pela reação química entre o carbonato de cálcio e a água acidificada (água carbonatada ou ácido carbônico) através de fendas nas rochas.
cite dois tipos de ENDOCARST: estalactites, estalagmites, travertinos, rios subterrâneos em cavernas,helectites....
cite dois tipos de EXOCARST: dolinas, cavernas verticais, sumidouros, subsidências do terreno.
4- Sobre os processos de desgaste do relevo: estude os conteúdos da aula 9
defina erodibilidade dos terrenos e cite dois aspectos a ela associados; resistência dos materiais e das formas de relevo à erosão provocada pelos agentes externos; fatores como textura, estrutura e porosidade dos materiais, presença de cobertura vegetal, raízes e microfauna, declividade, inclinação e comprimento das encostas, condicionantes geológicos e ação antrópica poderiam ser mencionados.
como a descontinuidade textural dos terrenos pode contribuir para sua erosão? Consulte as figuras 9.6 e 9.7 e o quadro sobre o tema, que explicam que as descontinuidades texturais dentro do solo contribuem para formar fluxos subsuperficiais concentrados de água, favorecendo o deslizamento nas encostas
5- A partir do vídeo IPT sobre áreas de risco (Informação para Prevenção) e da Cartilha do CPRM (Comunidade Segura): Assista o vídeo e consulte a cartilha, URL indicadas no box multimídia da aula 9. Ambos são parte do conteúdo fundamental da disciplina e contribuem para a ação de professores de Geografia na prevenção de desastres naturais.
apresente 2 evidências que podem ser usadas para identificar áreas com risco de deslizamento ou desabamento. Cicatrizes nas encostas, trincas nas paredes ou no chão das edificações, paredes, vigas, muros, postes ou árvores inclinadas nas encostas, subsidência no terreno, filetes de água minando sob o terreno onde há edificações ....
sugira 2 medidas adequadas para reduzir tais riscos em áreas já edificadas. Não lançar água servida, esgoto ou lixo nas encostas, evitar construir sobre aterros ou perto de cortes de taludes, verificar as medidas de segurança e prevenção antes de construir ou expandir edificações perto de encostas íngremes ou áreas no mesmo nível de córregos ou rios (que tenham histórico de enchentes ou sejam áreas sujeitas a alagamento), evitar o desmatamento em encostas íngremes ou margens de rios e córregos, recorrer a órgãos de defesa civil caso haja sinais de perigo de desabamento ou enchente.
6- Explique o que são ravinas e voçorocas, destacando os processos que lhes dão origem. Consulte o item “Processos hidroerosivos” na aula 9 do seu material didático. Trata-se de formas de erosão provocadas pelo escoamento linear concentrado de água sobre terrenos (em geral desprovidos de vegetação, compactados ou sujeitos a fluxos concentrados de água superficial (ravinas) e/ou subsuperficial (voçorocas)
7- Os recursos hídricos eram tidos como abundantes no Brasil, devido à disponibilidade de rios perenes. No entanto, essa realidade vem mudando. Assim,
Estude a aula 10, especialmente os conteúdos relacionados às figuras 10.5 e 10.6, bem como o conteúdo do box multimídia sobre “Pegada hídrica”.
explique a importância de resguardar as APP nas áreas de microbacias hidrográficas; garantir a infiltração da chuva nessas áreas, onde se formam as nascentes das bacias hidrográficas.
explique o que é “pegada hídrica” e o que podemos sugerir a alunos de ensino básico para reduzi-la. Trata-se do volume de água necessária para a realização de atividades ou produção de bens. Saiba mais em www.pegadahidrica.org
8- Sobre padrões de rios, explique: Estude na aula 11 o item “Tipos de canais fluviais”
o que são canais meândricos e a que condição topográfica estão associados? Canais sinuosos, associados ao baixo curso dos rios e/ou às áreas de baixa declividade do relevo.
Quais as características de um canal anastomosado e a que condições geomorfológicas estão associados? Canais com predomínio de sedimentação fluvial, sujeito a fortes variações no regime de águas, com períodos de grandes vazões (e aporte sedimentar) e períodos de redução da carga de água, quando se formam filetes de água entre o material depositado no leito dos canais fluviais. Comuns em áreas rebaixadas próximas a relevos íngremes, serras ou bordas de planaltos.
Canais retilíneos estão associados a que condições geológicas e/ou topográficas?Canais que apresentam-se sem curvas significativas, ou seja, baixa sinuosidade. Comuns em áreas muito íngremes ou submetidas a controles geológicos, como lineamentos geológicos e sistemas de falhas.
9- As mudanças climáticas do Período Quaternário provocaram ampliação e retração de geleiras no planeta. Assim ... consulte a aula 12 e pesquise os conteúdos...
Cite dois países que ficaram cobertos por geleiras nas últimas eras glaciais; países como Canadá, Rússia, Finlãndia, Suécia, Noruega, Islândia, Reino Unido, Dinamarca, Nova Zelãndia, parte do Chile e Argentina. Respostas de áreas que não são países (como Alasca, Groenlândia, Sibéria...) foram consideradas parcialmente.
Que consequências paleoambientais foram registradas nas paisagens brasileiras (costeiras e continentais) nas últimas eras glaciais? Condições mais frias e secam estiveram associadas a expansão dos biomas de cerrados e caatingas; nos litorais, o rebaixamento do nível geral dos oceanos provocou recuo marinho e avanço da linha da costa.
10) Cite e explique pelo menos duas formas de relevo associadas a bacias sedimentares. Consulte a aula 13, especialmente os conteúdos associados à figura 13.11, que explicam e ilustram a formação de chapadas e cuestas.
11) Sobre as classificações do relevo brasileiro, compare e diferencie as propostas por Aziz Ab’Sáber (1958) e Jurandyr Ross (1985) e como podem ser usadas no ensino básico de Geografia. Consulte a aula 14 e compare os dois autores a partir das figuras14.3 e 14.6.

Continue navegando