Buscar

Atividade contextualizada - SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
DISCIPLINA: SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO
ALUNO: RAFAEL RICARDO GUEDES DA SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
No início falamos um pouco da NR2, referisse à inspeção previa, todo estabelecimento novo antes de iniciar suas atividades devera solicitar a aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTB. O órgão regional do MTB, após realizar a inspeção previa, emitira o certificado de Aprovação de Instalação — CAI. 
 Inspeção previa e a declaração de instalação, constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livres de riscos de acidentes e/ou de doenças do trabalho, razão pela qual o estabelecimento que não atender ao disposto naqueles itens fica sujeito ao impedimento de seu funcionamento, conforme estabelece o art. 160 da CLT, ate que seja cumprida a exigência desde artigo. Porem sabem os que ainda existem bem poucos estabelecimentos que cumprem essas obrigações, temos, por exemplo, de casas noturnas onde a fiscalização é quase nula, nos que costumamos freqüentar esses ambientes e quem devemos fiscalizar e denunciar. 
 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores, informações sobre: utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; dispositivos de alarmes existentes, porem nunca nos perguntamos se realmente os colaboradores estão preparados para emergência. 
 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandonar–los com rapidez e segurança, em caso de emergência. Acabam os que pela emoção do ambiente não fiscalizamos, sabe-se que as aberturas, saídas e vias de passagem deve ser claramente assinaladas através de placas ou sinais luminosos, indicando direção da saída, deve os observar também que nenhum a saída de emergência devera ser fechada a chave ou presa durante a jornada de trabalho. 
 Quando um agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco a saúde e/ou integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, devera propor de imediato a autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, maquina ou equipamento, ou o embargo parcial, ou total d a obra, de terminando as medidas que deverão ser adotadas para correção das situações de ris c o. (Alterado pela (Portaria) n.7,de 05 de outubro de 1992). 
 Entende-se por descumprimento reiterado a lavratura do auto de infração por 3(três) vezes no tocante ao descumprimento do mesmo “item” de norma regulamentadora ou na negligência do empregador em cumprir as disposições legais e/, ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador, violando-as reiteradamente, deixando de atender as advertências, intimações ou sanções e sob reiterada ação fiscal por parte dos agentes da inspeção do trabalho. 
 Concluo assim que nosso dia a dia devem os observar atentamente cada ponto e assegurar que seja cumprida cada exigência quando se refere à segurança, pois, se levamos as normas regulamentadoras de acordo com a lei evitarmos acidentes de situações trágicas. 
 
 
 
CURSO 
ENGEN H ARI A DA P ROD UÇÃO 
DICI PLINA 
SEGURANC A E H IGI EN E DO T RA BAL HO 
Tutor (a) 
GEOVAN Y AN TONIO ALVES DA À ILV A 
RE BEC CA C AROL INE DE M EN DON ÇA COELH O 
ATIVIDAD E CON TEX TUA LI ZADA

Outros materiais

Perguntas Recentes