Buscar

Gestão financeira e legislação tributária

Prévia do material em texto

Gestão financeira
Questão 1/5
Em geral, as empresas pagam o décimo terceiro salário em novembro e dezembro, porém, contabilmente, os lançamentos são realizados mês a mês. A lógica é simples: ao completar um mês de trabalho, automaticamente o trabalhador ganha o direito a receber 1/12 do décimo terceiro salário.
É imprescindível que a contabilidade registre essa obrigação _____________
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:
	
	A
	I- No passivo da empresa;
	
	B
	II- No ativo da empresa;
	
	C
	III- Em Aplicações financeiras;
	
	D
	IV- Em Despesas pagas à vista;
Questão 2/5
Custos são todos os gastos associados direta ou indiretamente à produção de um bem ou serviço. Classificam-se em: diretos; indiretos; fixos; variáveis e híbridos.
Leia:
Podem ser apropriados diretamente ao produto, sem necessidade de rateio. Como exemplo, podemos citar a matéria-prima, desde que ela possa ser apropriada diretamente a determinado tipo de produto ou serviço, sem rateio.
Qual tipo de custos foi citado acima? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	CUSTOS DIRETOS;
	
	B
	CUSTOS INDIRETOS;
	
	C
	CUSTOS FIXOS;
	
	D
	CUSTOS HÍBRIDOS;
Questão 4/5
De acordo com o estudamos sobre Gestão financeira, leia a pergunta abaixo e em seguida identifique a sentença correta:
Sobre o regime de competência, é correto afirmar:
	
	A
	I- A data de ocorrência do fato gerador é irrelevante para o regime de competência.
	
	B
	II- Não se realizam provisionamentos de despesas no regime de competência.
	
	C
	III- O regime de caixa e o de competência têm o mesmo significado.
	
	D
	IV- No regime de competência, todas as receitas e as despesas são lançadas dentro do período em que ocorreu o fato gerador.
Questão 5/5
É o conjunto de normas constitucionais de natureza tributária, inserido no sistema jurídico global, formado por um conjunto unitário e ordenado de normas subordinadas aos princípios fundamentais, reciprocamente harmônicos, que organiza os elementos constitutivos do Estado, que outra coisa não é senão a própria Constituição. O que existe, portanto, é um sistema parcial (sistema constitucional tributário) dentro de um sistema global (sistema constitucional).
Assinale a alternativa que corresponde à descrição citada acima:
	
	A
	CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
	
	B
	SISTEMA TRIBUTÁRIO
	
	C
	CONTRIBUIÇÃO PROVISÓRIA SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF)
	
	D
	PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL
	1A
	2A
	3(?)
	4D
	5B
0:33:48
Questão 3/5
Podemos dizer que a União Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal exercem competência privativa, isto é, poderão instituir impostos dentro da divisão determinada pela CF/1988 (Privativa da União, art.153, privativa dos estados e do Distrito Federal, art. 155, e privativa dos municípios e do Distrito Federal, art.156, todos da CF/1988). Há também a competência comum, competência residual e competência extraordinária. Analise a definição abaixo e após selecione a alternativa que corresponde corretamente:
“Estão credenciados a instituir tributos, tais como impostos, taxa e contribuição de melhoria, a teor do art. 145 da CF/1988.”
	
	A
	COMPETÊNCIA COMUM
	
	B
	COMPETÊNCIA RESIDUAL
	
	C
	COMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA
	
	D
	COMPETÊNCIA FEDERAL
Questão 1/5
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir.   Sem dúvidas, há tributos que, em razão de suas particularidades inatas – afetação, intervenção, destino e finalidade –, possuem tratamento constitucional diferenciado. Logo, se existem exações que estão a receber tratamento tributário diverso pela vontade do legislador constitucional, devem ter a sua classificação distinta das demais espécies. Baseando-se no capítulo 4 do livro base da disciplina, que discorreu sobre classificação dos tributos e sobre a classificação de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que completa corretamente o parágrafo abaixo.   
A Constituição não procedeu, pois, a uma classificação, mas a uma tipologia de tributos, definindo uns por características atinentes à estrutura (____), outros por características ligadas à função (____), outros por traços referentes simultaneamente a um ou outro dos citados aspectos (____) e outros ainda por aspectos de regime jurídico alheios quer à estrutura, quer à função, como é o caso dos empréstimos compulsórios.
	
	A
	I – contribuições / II – impostos, taxas / III – contribuição de melhoria.
	
	B
	I – impostos, taxas / II – contribuições / III – contribuição de melhoria.
	
	C
	I – contribuição de melhoria / II – impostos, taxas / III – contribuições.
	
	D
	I – impostos, taxas / II – contribuição de melhoria / III – contribuições.
0:09:27
Questão 2/5
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, corretamente, as lacunas do parágrafo a seguir.   As contribuições à seguridade social submetem-se ao princípio da anterioridade mitigada, necessária destinação do produto de arrecadação, as quais não partilham das receitas com estados, Distrito Federal e municípios, como ensinam Carlos César Sousa Cintra e Juraci Mourão Lopes Filho, ao tratarem das contribuições no sistema tributário brasileiro:   Uma análise do perfil das contribuições que trata a CF/88 ratifica o nosso entendimento. A seguridade social (a que estão vinculadas as contribuições do art. 195) é um direito de __________ geração. Também relacionadas com os direitos de __________ geração são as contribuições institucionais de categoria econômica e profissional.
	
	A
	primeira, primeira.
	
	B
	segunda, segunda.
	
	C
	terceira, terceira.
	
	D
	quarta, quarta.
0:19:56
Questão 3/5
É uma ferramenta de planejamento e controle constituída por projeções sobre o comportamento de receitas, gastos e resultados, conforme variáveis presentes em certo horizonte temporal. É uma projeção sistêmica, sendo assim, a participação de todos é um fator imprescindível para seu sucesso e, também, do planejamento estratégico e operacional de uma entidade.
De acordo com o que estudamos na disciplina de Gestão Financeira, assinale abaixo a descrição correta para a citação acima:
	
	A
	Ferramentas da gestão
	
	B
	Fluxo de caixa
	
	C
	Orçamento
	
	D
	Taxa interna de retorno (TIR)
Questão 4/5
O STF, como guardião da Carta Cidadã, teve a oportunidade de decidir sobre os tipos de contribuições. Desse modo, por influência jurisprudencial dessa Corte Suprema, para a disciplina de Legislação Tributária foi utilizada essa classificação, muito embora existam doutrinadores externando opiniões diversas sobre o tema, quando, por vezes, utilizam outros métodos de investigação para promover a devida classificação dos tributos. Retomando a escolha da corrente doutrinária classificatória quadripartida, convém, portanto, melhor esmiuçá-la, aproveitando o voto do então ministro do STF, Carlos Velloso, quando decidiu no Recurso Extraordinário nº 138.284/CE, de 1º de julho de 1992:   As diversas espécies tributárias, determinadas pela hipótese de incidência ou pelo fato gerador da respectiva obrigação são as seguintes: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios. As contribuições podem ser classificadas como de melhoria, parafiscais e especiais. Assinale a alternativa que indica, corretamente, quais são as contribuições parafiscais.
	
	A
	De intervenção no domínio econômico, corporativas.
	
	B
	De intervenção no domínio econômico, de seguridade social, outras de seguridade social, sociais gerais.
	
	C
	Sociais, corporativas.
	
	D
	Sociais, de seguridade social, outras de seguridade social, sociais gerai
Questão 1/5
Segundo Iudícibus et al. (2010, p. 567) citados por Andrich e Cruz (2013): “O objetivo primário do Demonstração do fluxo de caixa é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período,e com isso ajudar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa.”
Considere as assertivas abaixo e aponte quais se referem à Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) regulamentada pelo art. 188 da Lei 6.404/1976.
I – Evidenciar a capacidade da empresa em gerar fluxos positivos de caixa e também demonstrar a capacidade de pagamento
II – Contempla três relatórios distintos – Atividades Operacionais. Atividades de Financiamentos e Atividades de Investimentos.
III – Revela a receita líquida das vendas e serviços; o Custo das Mercadorias e Serviços Vendidos e o Lucro Bruto.
IV – A Demonstração de Fluxos de Caixa pode ser elaborada pelos métodos diretos e indiretos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	A
	I – II – IV
Você acertou!
A afirmativa III refere-se ao DRE, as demais referem-se as Demonstrações de Fluxos de Caixa.
Pg. 71
	
	B
	II – III
	
	C
	III – IV
	
	D
	I – III - IV
Questão 2/5
Considere os impostos abaixo:
 
IR – Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
 
Assinale a alternativa que indica a competência correta desses impostos.
	
	A
	Competência ESTADUAL
	
	B
	Competência MUNICIPAL
	
	C
	Competência ESTADUAL e MUNICIPAL
	
	D
	Competência FEDERAL
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p.131) os impostos listados no enunciado do exercício, conforme CF/1988, são de competência federal.
Questão 3/5
Segundo Iudícibus et al. (2010, p. 567) citados por Andrich e Cruz (2013): “O objetivo primário do Demonstração do fluxo de caixa é prover informações  relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período,  e  com isso ajudar os usuários das demonstrações  contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa.”
Analise as proposições e marque a alternativa correta
Sobre o efeito na Demonstração do Fluxo de Caixa é correto afirmar que:
I – A incorporação de Lucros provoca aumento no Caixa;
II – A redução de passivos provoca um aumento no Caixa;
III – A incorporação de prejuízos provoca uma redução de caixa;
IV – A venda de ações provoca um aumento de caixa;
Estão corretas as proposições:
	
	A
	I – II – III
	
	B
	II  – III
	
	C
	I – III – IV
Está errada a opção II – correto é: A redução de passivos provoca uma redução de caixa.
Pg 74
	
	D
	III – IV
Questão 4/5
Segundo Iudícibus et al. (2010, p. 567) citados por Andrich e Cruz (2013): “O objetivo primário do Demonstração do fluxo de caixa é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período, e com isso ajudar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa.”
Analise os dados e marque a alternativa correta
	Estoque Inicial
	1.500,00
	Compra de Mercadorias
	3.600,00
	(+) Frete sobre Compras
	300,00
	(-) ICMS sobre Compras
	(400,00)
	(=) Compras Líquidas
	3.500,00
	Estoque Final
	1.000,00
Com as informações acima, podemos calcular o CMV (Custo da Mercadoria) cujo resultado é de:
	
	A
	CMV = R$ 4.000,00
Você acertou!
O CMV é calculado através da fórmula: CMV = EI + CL – EF:
CMV = 1.500,00 + 3.500,00 – 1.000,00
CMV = 4.000,00
82
	
	B
	CMV = R$ 2.500,00
	
	C
	CMV = R$ 3.500,00
	
	D
	CMV = R$ 1.500,00
Questão 5/5
Considere as seguintes contribuições:
 
FUNTEL – Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações
Contribuição ao SEBRAE
Contribuição ao INCRA
 
Assinale a alternativa que classifica corretamente as contribuições acima:
	
	A
	CONTRIBUIÇÕES DE INTERESSE DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS OU ECONÔMICAS
	
	B
	CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p.146) as contribuições citadas são CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
	
	C
	CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA
	
	D
	CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DE SEGURIDADE SOCIal
Questão 1/5
Os índices são relações entre elementos das demonstrações contábeis estabelecidas de forma a evidenciar a saúde financeira ou econômica da entidade, base para a tomada de decisão.
A partir dos demonstrativos financeiros da empresa (fictícia) Beta S/A foram extraídos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício os seguintes dados:
 
Analisando os dados apresentados é possível afirmar que o PMR (Prazo Médio de Recebimento) é de:
	
	A
	18,12 dias.
	
	B
	19,34 dias.
Cálculo do PMR
 
 
 
 
 
	
	C
	15,34 dias.
	
	D
	17,34 dias.
Questão 2/5
Os índices são relações entre elementos das demonstrações contábeis estabelecidas de forma a evidenciar a saúde financeira ou econômica da entidade, base para a tomada de decisão.
A partir dos demonstrativos financeiros da empresa (fictícia) Beta S/A foram extraídos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício os seguintes dados:
 
Analisando os dados apresentados é possível afirmar que a RE (Rotação de Estoques) é de:
	
	A
	14,38 dias.
	
	B
	24,43 dias.
Você acertou!
Cálculo do RE
 
 
 
 
	
	C
	19,38 dias.
	
	D
	13,43 dias.
Questão 3/5
A diferenciação entre __________ e __________ começa, assim, na hipótese da norma. Sendo ambos tributos vinculados a uma atuação estatal, distinguem-se pelo fato de que a atuação estatal necessária nas __________ é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia, enquanto que na __________ somente obra pública beneficiadora do imóvel pode configurar a atuação estatal, imprescindível ao surgimento da obrigação.
 
Assinale a alternativa que contem a ordem de expressões que completa corretamente o parágrafo acima.
	
	A
	TAXAS, CONTRIBUIÇÃO, TAXAS, CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p.164) a diferenciação entre TAXAS e CONTRIBUIÇÃO começa, assim, na hipótese da norma. Sendo ambos tributos vinculados a uma atuação estatal, distinguem-se pelo fato de que a atuação estatal necessária nas TAXAS é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia, enquanto que na CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA somente obra pública beneficiadora do imóvel pode configurar a atuação estatal, imprescindível ao surgimento da obrigação.
	
	B
	TAXAS, CONTRIBUIÇÃO, TAXAS, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DE SEGURIDADE SOCIAL
	
	C
	TAXAS, CONTRIBUIÇÃO, TAXAS, CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
	
	D
	TAXAS, CONTRIBUIÇÃO, MULTAS, CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
Questão 4/5
Tem como característica a realização de obra pública. Dizemos obra pública porque, se fosse serviço público específico e divisível ou decorrente de exercício de poder de polícia, a real tipificação seria chamada de taxa, notabilizada como tributo vinculado a uma atividade estatal.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito definido acima.
	
	A
	CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DE SEGURIDADE SOCIAL
	
	B
	CONTRIBUIÇÕES DE INTERESSE DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS OU ECONÔMICAS
	
	C
	CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
	
	D
	CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p.164) a contribuição de melhoria tem como característica a realização de obra pública. Dizemos obra pública porque, se fosse serviço público específico e divisível ou decorrente de exercício de poder de polícia, a real tipificação seria chamada de taxa, notabilizada como tributo vinculado a uma atividade estatal.
Questão 5/5
Segundo Andrich e Cruz (2013), “decisões estratégicas, de investimento ou de financiamento, são muito importantes, mas não são feitastodos os dias. Decisões operacionais, no entanto, são tomadas em todos os momentos; delas depende, essencialmente, a rentabilidade do negócio”.
A partir do contexto abordado, o que podemos afirmar sobre o Capital de Giro Líquido? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O CGL é sempre negativo.
	
	B
	O Patrimônio Líquido determina o Capital de Giro Líquido.
	
	C
	O CGL é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
Você acertou!
A alternativa correta é a que apresenta que o CGL é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
Página 98.
	
	D
	O CGL é sempre positivo e extraído das contas do Ativo Não Circulante.
Questão 1/5
Projetou-se que sua empresa irá gerar fluxos anuais de R$4.000,00 durante os próximos 3 anos graças a um novo modelo de gestão, que exige investimento inicial de R$10.000,00. Calcule o VPL do investimento considerando que o custo de capital da empresa seja de 9% a.a. (valores aproximados)
Fórmula para cálculo do VPL:
	
	A
	R$ 92,45
	
	B
	R$ 216,24
	
	C
	R$ 125,18
VPL = – 10.000 + 4000/1,09 + 4000/1,092 +4000/1,093
VPL =  – 10.000,00 + 3.669, 72 + 3,366,72 + 3.088,74
VPL =  – 10.000,00 + 10.125,18
VPL =      125,18
CALCULADORA HP
10.000,00 CHS g CFo 4000 g Fj 3 g Nj 9 i f NPV = 125,18
Pg 131
	
	D
	R$ 86,14
Questão 3/5
Dado abaixo, o Fluxo de Caixa anuais para um determinado projeto em que o custo de capital da empresa é de 14% a.a., determine o VPL do projeto.
	
	A
	22.233,33
	
	B
	5.766,70
	
	C
	(5.766,70)
VPL =  – 14.000  + 
VPL =   – 14.000 +  4.385,96  +  3.847,34
VPL =  – 14.000 + 8.233,33
VPL =        – 5.766,70
Na calculadora HP
14000 CHS g CFo 5000 g CFj 2 g Nj 14 i f  NPV
Pg 131
	
	D
	(22.233,33)
Questão 2/5
Financeiramente, qualquer investimento pode ser analisado em função do lucro ou prejuízo econômico que produz, da taxa percentual de retorno que proporciona ou do tempo que leva para retornar o investimento inicialmente dispendido.
Um projeto é atrativo econômica e financeiramente para a empresa quando os benefícios provenientes do investimento superarem o valor inicialmente despendido.
Analise as proposições abaixo, em seguida marque a sequência correta:
Sobre a TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE – TMA é correto afirmar que:
I -  É a taxa utilizada para descontar os fluxos de caixa projetados, trazendo-os aos valores presentes.
II – O desconto dos fluxos é necessário pois investimentos e retornos são sempre comparados no tempo zero.
III – O Custo de oportunidade representa o ônus que todo investimento possui de forma inerente.
IV – A TMA – é medida pelo investimento somente com capital de terceiros.
	
	A
	Há  três  alternativas corretas dentre elas a II
Está errada
IV – A TMA – é medida pelo investimento somente com capital de terceiros.
CORRETO É: A OPÇÃO I que tem a redação correta
Pg 127 – 128
	
	B
	A única alternativa correta é  I
	
	C
	Há duas alternativas corretas e duas erradas.
	
	D
	As alternativas corretas são: I – III – IV
Questão 3/5
Sobre Lucro presumido é correto afirmar:
I- representa uma forma de tributação simplificada do Imposto de Renda. O art. 13 da Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, prevê as pessoas jurídicas que poderão optar por esse regime.
II- o contribuinte  pode obter vantagens do ponto de vista econômico.
III- pode ocorrer a parcelamentos previstos ela legislação tributária pertinente.
IV- não conceitua o que é receita ou faturamento para fins de tributações.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a sentença I esta correta;
De acordo com Silva (2012, p. 235). Lucro presumido representa uma forma de tributação simplificada do Imposto de Renda. O art. 13 da Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, prevê as pessoas jurídicas que poderão optar por esse regime.
	
	B
	Apenas as sentenças I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas as sentenças II e III e IV estão corretas;
	
	D
	Todas as sentenças estão corretas;
Questão 4/5
O art. 3°, I e II, da Lei Complementar nº 123/2006, já com a redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de Novembro de 2011 (Brasil, 2011a), estabelece critérios para fins de enquadramento para as empresas.
 “Considera-se empresário, pessoa jurídica ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).”
A descrição acima se enquadra em:
	
	A
	MICROEMPRESA
Você acertou!
 De acordo com Silva (2012, p.230). O art. 3°, I e II, da Lei Complementar nº 123/2006, já com a redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de Novembro de 2011 (Brasil, 2011a), estabelece critérios para fins de enquadramento como MICROEMPRESA o empresário, a pessoa jurídica ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).”
	
	B
	EMPRESAS PEQUENO PORTE
	
	C
	EMPRESAS MÉDIO PORTE
	
	D
	EMPRESA INTERNACIONAL
Questão 5/5
Os percentuais a serem aplicados na estimativa do IR mensal são praticamente os mesmos utilizados àquelas pessoas jurídicas sujeitas ao IR presumido. As deduções da receita bruta estão previstas no parágrafo único do art. 31 da Lei nº 8.981/1995.
Identifique abaixo o parágrafo único da Lei citada acima:
	
	A
	Na receita bruta, não se incluem as vendas canceladas, descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados dos quais o vendedor dos bens ou o prestador dos serviços seja mero depositário.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p.242). Art.31. A receita bruta das vendas e serviços compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado auferido nas operações de conta alheia. Parágrafo único. Na receita bruta, não se incluem as vendas canceladas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados destacadamente do comprador ou contratante dos quais o vendedor dos bens ou o prestador dos serviços seja mero depositário.
	
	B
	O lucro líquido do período deverá ser apurado com observância das disposições da Lei nº 6.404, de 1976.
	
	C
	O balanço ou balancete deverá ser transcrito no Diário ou no LALUR.
	
	D
	A pessoa jurídica poderá suspender ou reduzir o pagamento do imposto devido de cada mês.

Outros materiais